fbpx
Entenda o que são variáveis na programação e saibEntenda o que são variáveis na programação e saiba como lidar com elasa como lidar com elas

Entenda o que são variáveis na programação e saiba como lidar com elas

Para quem trabalha com TI e precisa lidar com rotinas de desenvolvimento de softwares, as variáveis na programação são uma parte fundamental da rotina. Entender como elas funcionam é o primeiro passo para estruturar soluções robustas e que consigam atender às demandas dos usuários. Ou seja, garantir que o investimento em uma nova aplicação traga os resultados esperados.

As variáveis na programação orientam as ações do código-fonte de aplicações de qualquer sistema. Com elas os processadores podem manipular conteúdos e garantir que o usuário sempre tenha os resultados esperados. Justamente por isso, os problemas de variáveis são capazes de atrapalhar o funcionamento de toda a aplicação.

Se você quer saber mais sobre as variáveis de programação e como elas funcionam, continue a leitura do texto a seguir!

O que são as variáveis na programação?

Variável é o nome utilizado para definir um ou mais valores que são manipulados pelos programas durante a sua operação. O nome “variável” é utilizado por ser um tipo de conteúdo que pode apresentar diferentes valores enquanto o sistema está em execução. Tudo dependerá do comando do usuário e o tipo de operação que é realizado.

Por que as variáveis são importantes para um programador?

As variáveis de programação são fundamentais para o dia a dia do programador. Elas orientam o programa a executar operações, permitem a validação de dados, evitam que o usuário faça operações proibidas e auxiliam na manutenção da integridade dos registros existentes. Assim, a ferramenta pode apresentar a usabilidade esperada de maneira contínua.

Variáveis de programação também podem ser utilizadas para orientar o programa a utilizar a memória do computador corretamente. Se o programador faz a manipulação dessa parte do código-fonte corretamente, ele consegue orientar o software a fazer um bom tratamento de dados. Dessa maneira, o sistema terá uma taxa de erros muito menor.

Quais são os tipos de variáveis na programação?

Para fazer um bom uso de variáveis de programação é crucial compreender quais são os tipos. Confira a seguir os principais!

int

As variáveis int são utilizadas para definirem números inteiros. Eles podem ser positivos ou negativos. Porém, não podem incluir números com duas casas decimais.

float

As variáveis do tipo float são utilizadas para armazenar números reais. Elas são empregadas em operações simples que contenham números com duas casas decimais. O armazenamento dos dados ocorre com precisão simples.

Esse tipo de variável suporta as mesmas operações que as variáveis integrais. Em algumas linguagens, como a Pyhton, o responsável pelo sistema pode realizar operações envolvendo variáveis com números integrais e reais sem dificuldades. Nesse caso, o resultado final sempre será uma variável float.

double

As variáveis do tipo double são semelhantes às variáveis float. Elas permitem o armazenamento de números reais, ou seja, com ponto flutuante, mas com precisão dupla. Isso dá às variáveis double o dobro da capacidade das variáveis float.

char

Esse tipo de variável é utilizado para armazenar um único caractere (como uma letra). Nesse caso, as variáveis desse tipo não podem ser utilizadas em operações de soma, subtração, divisão ou multiplicação. Afinal, o software interpretará o conteúdo como se ele fosse uma letra.

string

As strings são variáveis utilizadas para o armazenamento de faixas de texto. Toda palavra ou frase armazenada nesse tipo de variável será codificada de acordo com os padrões da linguagem de programação adotada pela equipe. No Python 3, por exemplo, será Unicode.

Por ser uma variável para texto, as strings não podem ser adotadas em operações matemáticas. Mas elas são úteis para exibir mensagens para os usuários, armazenar nomes e outros tipos de registros importantes. Em algumas linguagens, elas também podem ser manipuladas para modificar sentenças de várias frases diferentes.

boolean

As variáveis do tipo boolean, ou apenas booleanas, são implementadas com um único objetivo: adotar valores de verdadeiro ou falso. Isso permite ao software validar registros, definir quais passos tomar após uma ação do usuário, ou automatizar processos. Basta que a equipe de desenvolvimento monte um processo de validação adequado.

Em outras palavras, variáveis booleanas são fundamentais para o processo de criação de um programa. Elas se integram a outros tipos de variáveis em funções responsáveis por indicar qual processo deve ser executado após o usuário inserir uma informação ou executar uma operação. Assim, a ferramenta pode entregar uma boa usabilidade de maneira contínua.

Como lidar com problemas com as variáveis na programação?

A má configuração de variáveis pode causar problemas graves nos programas. Muitas vezes, eles são apontados no momento em que o código-fonte é compilado. Porém, há os casos em que o compilador não identifica o erro, o que gera falhas apenas durante a execução de algumas funcionalidades.

Independentemente do ponto em que o problema for identificado, é importante avaliar o melhor caminho para resolvê-lo e conseguir manter o código-fonte bem estruturado. Isso pode ser feito por meio de uma rotina chamada troubleshooting. Nela, o responsável pelo código aviará toda a sua estrutura em busca de erros na definição de variantes e na sua manipulação.

Entre os caminhos que podem ser utilizados para identificar e corrigir problemas com qualquer tipo de variável, podemos apontar:

  • identificar se as variáveis estão corretamente definidas;
  • avaliar se as funções estão executando operações alinhadas com os tipos de variáveis que elas adotam;
  • avaliar se o usuário é instruído a inserir variáveis adequadas;
  • implementar mecanismos para garantir que o código-fonte somente trabalhe com variáveis adequadas.

Essas operações tornam o código-fonte mais robusto e capaz de lidar com as operações do usuário. Sempre que ele for trabalhar com alguma variável, haverá a garantia de que ela está dentro do padrão adequado. Assim, as chances de erros serão muito menores.

A criação de aplicativos não é um processo simples. Ela geralmente envolve um grande número de pessoas e riscos. Por isso, é fundamental que todos os profissionais estejam atentos para cada detalhe, evitando que algo impacte no resultado final.

Nesse sentido, saber os tipos de variáveis na programação é algo básico para quem está criando um sistema. Isso ajuda a estruturar um código-fonte mais limpo, robusto e funcional. Desse modo, o usuário sempre terá acesso a uma aplicação capaz de atender as suas expectativas.

Quer saber mais sobre como melhorar os seus processos de desenvolvimento? Então entre em contato conosco e saiba como podemos apoiá-lo nessa jornada!

Contato

Deixe um comentário