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6 erros comuns de Gestão de TI que você não pode cometer

6 erros comuns de Gestão de TI que você não pode cometer

Que a tecnologia da informação é uma área fundamental para qualquer organização atualmente, já não é nenhuma novidade. E é exatamente por ser tão importante para o desenvolvimento das empresas que a atenção deve ser redobrada com os trabalhos diários relacionados a ela.

Para que a engrenagem gire perfeitamente, dando mais suporte a todos os setores e áreas dependentes dela, deve-se ter muita atenção, até mesmo nos pequenos detalhes — que muitas vezes passam despercebidos. Pensando nisso, compilamos aqui uma lista de erros comuns cometidos na gestão de TI, junto com algumas dicas para contorná-los e manter tudo no caminho certo. Confira:

Pouca atenção aos usuários e suas necessidades

Lembre-se sempre de que a área de TI da sua companhia possui diversos usuários — provavelmente, quase toda a empresa e/ou clientes, dependendo do produto ou serviço oferecido. Mesmo que você não forneça serviços para usuários externos, não ignore os usuários dos seus sistemas internos!

Muitas vezes, a produtividade de toda a empresa pode estar sendo prejudicada se as solicitações dos usuários dos sistemas internos não estiverem sendo atendidas, ou suas opiniões estiverem sendo ignoradas. Uma mudança ou ideia que muitas vezes pode parecer irrelevante, pode ser a chave para um aumento de produtividade, redução de custos ou melhoria do ambiente.

Perder controle sobre alterações de escopo

A área de TI é, naturalmente, dinâmica nas empresas dos dias atuais. Dessa forma, é normal que sistemas, processos e necessidades mudem com o passar dos dias, com o lançamento de novidades no mercado ou com a evolução de tecnologias, sem mencionar a simples vontade e adaptabilidade dos usuários. Em meio a mudanças que podem ser simples, pequenas (como pequenas alterações nos softwares usados), ou até mesmo grandes e complexas (atualização de infraestrutura, implantação de novos sistemas), é preciso ficar atento para não cometer erros ocasionados pela falta de conhecimento do que está sendo ou já foi alterado.

Cada mudança dentro do ambiente de TI é importantíssima para a gestão, portanto, lembre-se de que qualquer mudança interna — seja de infraestrutura, lógica ou até mesmo de recursos humanos — seja registrada e documentada, e repassada aos funcionários. Mudanças no escopo geral da gestão que não sejam registradas nem comunicadas podem causar transtornos no futuro, como vulnerabilidades e erros críticos nos processos internos.

Ceder privilégios em excesso para colaboradores

Vamos falar mais sobre segurança, mas esse ponto merece um tópico especial. Em toda área de TI, e na empresa como um todo, existem partes que só devem ser acessadas por pessoas devidamente autorizadas, por conterem informações críticas ou confidenciais. Durante a rotina, muitas vezes, alguns colaboradores pedem acesso que não deveria ser concedido para resolver algum probleminha rápido ou com outra desculpa curta. Nesse momento, deve-se ter cuidado.

Lembre-se de que as políticas de acesso bem estabelecidas são um nível importante de segurança de seus sistemas e processos. Abrir exceções aqui pode custar muito caro depois que algum dano seja causado por um acesso indevido.

Não deixar prazos e status claros o suficiente para a equipe

Esse ponto está diretamente ligado à maneira como a comunicação com sua equipe pode afetar não só a gestão em TI, mas o setor como um todo. Questões relativas ao andamento e prazos de projetos dentro da sua área de TI devem ser bem especificados e apresentados de forma clara para todos os envolvidos neles.

Pode parecer algo simples, mas a falta dessa transparência com a equipe pode atrapalhar você e toda a empresa quando for necessário alocar recursos, gerenciar a disponibilidade da equipe e avaliar como será o comportamento geral da organização em relação a mudanças a curto, médio e longo prazo.

Quando as pessoas sabem em que ponto estão, e até onde precisam chegar em determinado estágio, o controle e gerenciamento, tanto do projeto quanto das tarefas da equipe, ficam mais fáceis.

Prender-se às mesmas tecnologias por muito tempo

Como já citamos, o ambiente de TI é extremamente dinâmico. Todos os dias, novas tecnologias são desenvolvidas e lançadas, e você, definitivamente, não deve se deixar levar pelo comodismo. Muitas vezes, o que temos hoje em questão de tecnologia nos atende, mas amanhã pode estar defasado.

Todo e qualquer projeto relacionado à gestão de TI tende a consumir tempo e recursos, além de ser complexo. A cada passo em prol de um objetivo, a demanda cresce, a expectativa dos usuários e clientes cresce e se prender a uma tecnologia pode lhe causar um transtorno desnecessário, deixando a evolução de suas soluções mais lenta.

Adotar uma estratégia para fazer com que a gestão de TI seja mais dinâmica e acompanhe as tendências e novidades é o ideal. Por exemplo, hoje muito se fala sobre TI bimodal e DevOps — sua empresa já está tirando proveito disso? Essas tendências são um exemplo de novas tecnologias que estão mostrando resultados expressivos nos últimos anos, então, por que ignorar?

Não dar atenção necessária para a segurança

Um ponto crucial para qualquer gestor de TI é a segurança. E, por incrível que pareça, muitas vezes é um dos mais ignorados. É comum ver empresas “acomodadas” com as soluções atuais de segurança, mesmo quando as mesmas já estão antigas e defasadas. O fato de (ainda) não ter sofrido com isso, não te isenta de ser atingido por isso no futuro. A segurança da informação e equipamentos é algo fundamental, e uma brecha pode causar danos capazes de falir uma empresa.

Manter as soluções de segurança sempre atualizadas é um pré-requisito básico para qualquer área de tecnologia da informação. Assim como as formas de ataque e brechas evoluem, a sua segurança também precisa evoluir. Infelizmente, manter a segurança em dia não é um processo gratuito, mas você não pode considerá-lo desnecessários, pois a perda pode ser muito maior do que a economia.

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