Por que é importante fazer uma prova de conceito? (PoC)
Você sabe quais são as tendências de desenvolvimento de software que podem aprimorar o seu trabalho? Entende como testar o conceito do seu produto antes de liberá-lo para o mercado? Já ouviu falar sobre o que é PoC, prova de conceito, e sabe a importância dela para o ramo de Tecnologia da Informação?
Se você respondeu não a alguma dessas perguntas, está na hora de ler este artigo. Nele, você vai entender tudo sobre PoC (sigla que vem do inglês Proof of Concept). Ela nada mais é do que um laboratório experimental que visa a reduzir os erros técnicos em arquitetura de softwares, entre outros benefícios.
Ficou curioso? Continue a leitura e entenda mais sobre o conceito e também como funciona uma PoC. Descubra também como organizá-la em uma arquitetura de dados e encaixá-la em projetos de software de sua empresa.
O que é PoC?
A prova de conceito (PoC) é uma forma de testar uma ideia ou um conceito que você pretende colocar no mercado. Colocando em termos práticos, funciona da seguinte forma: você tem uma grande ideia e precisa tirá-la do papel. O próximo passo na execução do seu projeto é a criação de um protótipo, um MVP (Minimum Viable Product), para provar que a ideia é viável.
É aí que entra a prova de conceito! Ela gera uma evidência documentada de que um produto ou serviço potencial pode ser bem-sucedido. Isso porque a PoC pode ajudar o desenvolvedor do produto a identificar possíveis problemas técnicos e logísticos, que podem interferir nos resultados esperados e, consequentemente, no sucesso do produto desenvolvido.
A prova de conceito também oferece a oportunidade para que a organização solicite feedback interno e/ou externo sobre um produto ou serviço promissor. Isso reduz riscos desnecessários e a exposição — proporciona oportunidade para que as partes interessadas possam avaliar as opções de design, por exemplo, no início do ciclo de desenvolvimento.
Com o mínimo de investimento de tempo e recursos financeiros, ela é capaz de mostrar que a ideia não apenas funciona, mas que ela funciona como o previsto. Além disso, no futuro, o protótipo é importante para obter a propriedade intelectual do produto e também para atrair possíveis investidores.
Qual a história por trás da PoC?
A prova de conceito, diferente de muitas metodologias que se aplicam no mercado hoje, não tem um ponto de surgimento definido, sendo que muitos profissionais acreditam que ela tenha começado a ser utilizada entre as décadas de 80 e 90.
Contudo, conforme as empresas visualizaram o seu valor na hora de validar ideais, ela se popularizou e, por volta dos anos 2000, o uso da PoC se intensificou e cada vez mais profissionais e organizações começaram a utilizá-la.
Isso aconteceu porque muitas empresas buscavam maneiras de melhorar a eficiência de seus projetos de tecnologia, uma vez que investir em TI sempre foi algo caro, e era necessário validar as ideais com o objetivo de medir o potencial retorno.
Com isso, tivemos um aumento no número de organizações que aplicavam a PoC em seus projetos, sendo que outras áreas, além da tecnologia, também começaram a utilizar esse protótipo para garantir melhores resultados.
Hoje, a prova de conceito é algo totalmente difundido pelas empresas mundo afora e faz parte do arsenal de metodologias utilizadas pelos gestores na hora de testar ideais e reduzir custos.
Quais são os benefícios da prova de conceito em desenvolvimento de softwares?
Agora que você já sabe o que é a prova de conceito, é hora de descobrir quais são as vantagens dessa metodologia. E, quando se fala em projetos de desenvolvimento de software, ela apresenta ainda mais benefícios. Veja a seguir quais são os principais!
Reduz custos e riscos para a empresa
Ao utilizar a prova de conceito durante o projeto de desenvolvimento de software, você é capaz de reduzir os custos e os riscos para a empresa. Isso porque você testa a ideia antes de investir uma grande quantidade de tempo e recursos financeiros nela. Dessa forma, você evita que a empresa gaste muito dinheiro em algo que pode não ser técnico ou mercadologicamente viável.
Permite provar a ideia de forma objetiva
Com a PoC, você é capaz de gerar resultados tangíveis e objetivos sobre a viabilidade da ideia. Dessa forma, você aumenta a confiabilidade do projeto, uma vez que ele não mais poderá ser derrubado com argumentos contrários, atraindo a atenção de clientes e investidores.
Melhora a motivação da equipe de desenvolvimento
A equipe de desenvolvimento também passa a confiar mais no projeto a partir da prova de conceito. Isso acontece porque os colaboradores conseguem visualizar resultados tangíveis do projeto no qual estão trabalhando.
Além disso, eles são capazes de identificar quais são as ideias que podem, sim, chegar a resultados satisfatórios. Tudo isso aumenta a motivação e o engajamento do time nas atividades a serem realizadas.
Aumenta a satisfação do cliente
Ao utilizar a prova de conceito durante o desenvolvimento de software, você não apenas testa a viabilidade da ideia, mas também a técnica e o funcionamento do produto. Dessa forma, você é capaz de identificar falhas ou possíveis ajustes que podem ser realizados de forma a aumentar a satisfação do cliente final, seja ele externo ou interno.
Embasa a tomada de decisão
A prova de conceito também gera dados que embasam a tomada de decisão sobre o futuro do projeto na empresa. Ou seja, você tem acesso a resultados objetivos que podem servir de diretriz para a criação de planos de ação em relação aos próximos passos, evitando decisões subjetivas. Isso garante uma gestão de desenvolvimento com maior visibilidade e controle.
Qual a relação da prova de conceito com os requisitos e cenários do projeto?
Agora que você já sabe o que é e quais são os principais benefícios de uma prova de conceito, é hora de entender como colocá-la em prática na sua empresa. Porém, antes disso, é importante que você entenda qual a relação entre os requisitos e cenários de um projeto e a aplicação da PoC. Veja.
Requisitos em uma prova de conceito
Os requisitos de um software correspondem a tudo aquilo que ele deve atender para funcionar de maneira completamente viável e satisfatória. Isso significa que um software voltado para a automação de tarefas comerciais, por exemplo, precisa cumprir uma série de requisitos, como coletar e transmitir dados corretamente, manter a segurança e apresentar total disponibilidade.
Com isso, os requisitos podem se dividir em algumas categorias, as quais explicaremos a seguir.
Prioritários e complexos
Esses são os requisitos mais importantes e é neles em que a prova de conceito precisa se concentrar. Se o software falha nesse sentido, então ele ainda não está pronto para ser utilizado e exige mudanças para melhorar sua atuação.
Prioritários e simples
Indicam os conceitos que são importantes e que devem ter preferência, mas que não exigem tanto esforço. Normalmente, se a prova de conceito aponta falhas nesse sentido, a correção tende a ser facilitada.
Não prioritários e complexos
Já esses requisitos tratam de tarefas que, normalmente, envolvem mais de uma etapa ou que contam com um grande volume de dados. Porém, elas não são prioritárias, embora ainda sejam indispensáveis. Se a prova de conceito apresenta falhas somente nesse sentido, os riscos já são consideravelmente menores.
Não prioritários e simples
São os requisitos mais básicos de todo o framework e, por isso, normalmente apresentam uma solução bastante simplificada. Uma prova de conceito que aponta apenas esses requisitos demonstra que, em geral, o software tem riscos baixos e administráveis durante o processo.
Cenários em uma prova de conceito
Já os cenários do projeto em uma prova de conceito vão depender muito da utilização final que o software vai ter. Em ambientes mais complexos, como tende a acontecer com soluções para o sistema bancário, essas provas são muito necessárias para garantir a total confiabilidade.
Isso se deve não apenas às vantagens e à importância dessa realização, mas, também, à complexidade existente no cenário em que o software estará inserido. Com isso, ambientes considerados relativamente hostis ou complexos exigem uma preocupação redobrada ao executar provas desse tipo.
Como definir a quantidade de provas de conceitos que você deve realizar?
Uma dúvida muito comum quando se fala em PoC é a quantidade de provas necessárias para efetivamente garantir a viabilidade de um projeto. Nesse aspecto, não existe um número predeterminado para os testes.
A resposta vai depender exclusivamente da complexidade do software desenvolvido, da etapa em que cada prova será executada e dos objetivos esperados com o produto em questão. Isso significa que, se foram necessárias muitas provas em um determinado projeto, você não deve se sentir impedido de realizá-las.
Pode ser que, na sua empresa, um mesmo software passe por apenas algumas provas de conceito, enquanto outros vão exigir um maior número de testes, que pode chegar a mais de uma dezena. Isso vai depender da confiabilidade dos resultados de cada um dos testes, assim como da segurança adquirida para tomar decisões.
Porém, é importante lembrar que realizar apenas uma prova de conceito é insuficiente para qualquer projeto. Isso porque os testes podem conter erros e, com isso, distorcerem a visão da realidade a respeito da solução. Com ao menos um teste a mais, é possível tirar a prova e conferir se, realmente, o resultado obtido no começo corresponde à realidade.
Ao mesmo tempo, é importante manter-se atento ao orçamento. Não adianta gastar muito em provas extras — e nem sempre necessárias — e consumir recursos que seriam destinados à continuidade do desenvolvimento. Tudo deve ser alocado de modo a otimizar cada uma das partes envolvidas.
Como saber o melhor momento para realizar a prova de conceito?
Na hora de colocar a prova de conceito em prática nos seus projetos, também é muito importante reconhecer qual é o momento adequado para empregar essa abordagem. Isso porque, caso o teste seja realizado cedo demais, ainda não haverá base o suficiente para compreender quais foram os resultados obtidos. É preciso que haja o mínimo protótipo viável para que tudo funcione tanto de maneira próxima como objetiva à solução.
De forma semelhante, um teste realizado com atraso leva à perda de dinheiro. Quanto mais tempo o desenvolvimento caminha sem poder se basear nos resultados, maiores são os riscos de haver retrabalhos ou, pior ainda, descarte de tudo o que já foi feito anteriormente.
Além disso, o desenvolvimento feito por muito tempo sem a prova faz com que os riscos aumentem consideravelmente, impedindo que as expectativas sejam plenamente atendidas e esticando o prazo necessário para a conclusão do projeto.
Com esses elementos em mente, o ideal é que você determine que a prova de conceito aconteça ainda na fase inicial do processo de desenvolvimento, mas já com o mínimo produto viável em mãos. Em geral, após um terço de projeto, há material suficiente para conduzir testes que oferecerão resultados bastante completos.
Como organizar uma prova de conceito em arquitetura de dados?
A arquitetura de software lida com sistemas grandes e complexos e depende de questões estruturais. Elas podem ser, por exemplo, organização e estruturação geral de controle, escalabilidade e desempenho, protocolos de comunicação, sincronização e atribuições de funcionalidade a componentes do projeto.
Dessa forma, ao organizar uma prova de conceito, a primeira coisa que você deve estudar são os sistemas prioritários e complexos. Isso porque ela vai depender do grau de complexidade do projeto. E, como você já sabe, o principal objetivo da PoC é reduzir os riscos técnicos e torná-lo escalável.
Ela vai explorar os aspectos estruturais e comportamentais da arquitetura de software. A primeira serve para comparar tecnologias ou descobrir uma nova que facilite a execução do projeto. Já a segunda, analisa a usabilidade do software, ou seja, estuda os casos e verifica o cenário do negócio.
Prototipagem: testar o modelo é muito importante
Em relação à arquitetura de dados em uma prova de conceito, é importante que você entenda o papel da prototipagem nesse processo.
Não existe uma técnica fechada e predefinida para realizar uma PoC. Isso significa que ela pode ser a leitura de muitos artigos técnicos e científicos, o esboço com modelos ou uma sequência de simulações simples. Porém, uma forma muito utilizada é a criação de um protótipo para o seu produto.
No caso do protótipo, ele não precisa ser bonito e bem-acabado. Além disso, não necessita ser muito parecido com o produto final. No entanto, ele precisa funcionar com o objetivo de testar a sua ideia.
Para saber qual o período certo para realizar as provas de conceito, basta imaginar a regra do terço: no primeiro terço, todas as PoCs da arquitetura de software devem estar finalizadas e com os riscos técnicos do projeto bem definidos.
O que esperar da prova de conceito?
Você já percebeu que a PoC não é um teste que vai dar o veredito final sobre se o produto que está sendo desenvolvido é ou não viável. É importante que isso fique claro para que você não coloque expectativas incoerentes com a efetiva função da prova de conceitos.
Nesse aspecto, o que você realmente pode esperar dessa prova é uma análise geral dos requisitos — já expostos no artigo —, especialmente dos prioritários, tanto os simples quanto os complexos. Ou seja, é como se ela mostrasse, de maneira ampla, se algo tem chances de dar certo ou não.
Caso o software não passe na prova de conceito, provavelmente ele não será viável. Com isso, você pode realizar modificações no produto e, futuramente, submetê-lo a outra prova de conceito até que ele passe no primeiro teste.
Porém, tome cuidado com a situação oposta. Não é porque o software passou em uma prova de conceito que ele recebe o sinal verde para continuar até o fim. É necessário fazer outras provas e, mesmo diante da aprovação de todas, continuar atento ao desenvolvimento de forma a aumentar as chances de sucesso do produto.
Isso porque não é possível prever com exatidão todos os riscos quando se trata do mercado. Eles ainda existem, mas se tornam mais toleráveis e mais fáceis de manejar. Por isso, é fundamental que toda a equipe conte com outros frameworks para acompanhar e administrar todo o processo de desenvolvimento, de modo a oferecer o maior nível possível de segurança.
Qual a importância da prova de conceito para a sua empresa?
A PoC é importante porque verifica a viabilidade do projeto, complexidade, custos, mercado e o tempo necessário de execução de todas as etapas do desenvolvimento de software. Dessa forma, ela é essencial para a empresa como um todo, uma vez que traz segurança para o investimento.
Isso porque, ao desenvolver um software, é necessário investir recursos. Ele não demanda dinheiro apenas para o seu licenciamento, mas também o investimento em equipamentos de informática, tempo do pessoal envolvido com pesquisa e execução técnica do projeto, entre outros elementos.
Agora, imagine que você resolve não fazer a prova de conceito e, depois de todo esse investimento, descobre que a ideia não funciona como você imaginou! Nesse caso, para continuar correndo atrás do sonho do seu software no mercado, você precisa aplicar mais dinheiro ou, na pior das hipóteses, se convencer de que seu negócio não era viável e investir em outro projeto, começando novamente do zero.
Ao utilizar a prova de conceito juntamente com os protótipos, você é capaz de reduzir falhas técnicas do software. Portanto, mesmo que a PoC esteja sujeita a erros — assim como todos os outros testes — e não ser capaz de assegurar o sucesso do investimento, ela aumenta a probabilidade de êxito do negócio. E, além disso, reduz os custos de desenvolvimento do projeto.
Como diminuem os riscos, essas provas também fazem com que o negócio seja mais atrativo para investidores e clientes externos. Graças à validação da solução, o posicionamento do produto melhora consideravelmente, o que também contribui para que você seja capaz de levantar mais fundos para a conclusão do projeto.
Isso significa que uma startup desenvolvedora, por exemplo, terá muito mais chances de conquistar aportes por parte dos investidores se for capaz de apresentar resultados favoráveis quanto a esses elementos.
Quais são as melhores dicas para esse cenário?
George Deep escreveu um artigo no site da Forbes sobre seu encontro com 500 startups em Red Rocket Ventures, no qual vários empresários o procuraram para falar sobre seus aplicativos.
A maioria deles estava procurando capital de risco para ajudá-los com ações de vendas e marketing. Mas, quando os colunistas questionavam os empresários sobre os suas PoCs e sua base de usuários, eles respondiam que não utilizavam esses recursos. Deep informou que, sem essas ferramentas, eles não estavam prontos para levantar capital.
Para ele, os empresários estão tão preocupados nas linhas de códigos, na funcionalidade e na tecnologia envolvida para colocar o projeto em prática que acabam se esquecendo de pensar na fonte de renda que vai manter seus projetos. Deep acredita que esse é o maior problema das startups: começar o projeto sem ter o dinheiro suficiente para geri-lo.
Primeiro o orçamento
O especialista aponta que o projeto só deve ser iniciado depois de o orçamento ser definido para o desenvolvimento do produto, comercialização e também com as provas de conceito.
É preciso ter dinheiro, inclusive, para investir em campanhas em redes sociais, como o Google e o Facebook, uma vez que sem esses meios de publicidade é muito difícil começar a construir a audiência para começar as provas de conceito.
Objetivos no horizonte
Outro ponto importante para os novos empresários é ter em mente aonde se quer chegar, ou seja, qual o objetivo final com o projeto. Também é necessário entender que alguns negócios demoram um pouco mais para deslanchar e que, durante o processo, é preciso ter investidores para financiar o seu negócio.
Além disso, desde o pontapé inicial, é interessante ter uma quantia reservada no orçamento para investir em marketing e prospectar usuários para testarem seu site, software ou aplicativo.
Quantidade de usuários
Deep também destaca a importância de investir em provas de conceito e explica que ela é normalmente ditada pela quantidade de pessoas que usam o seu produto. Esse número aumenta mês a mês e o orçamento de marketing deve ser suficientemente grande para criar um bom banco de dados de usuários.
Métricas de marketing
Uma informação preciosa é que os investidores não compram uma ideia sem antes fazerem a checagem do relatório de métricas do marketing. Dessa forma, o dinheiro com publicidade deve ser bem empregado para que exista uma boa relação entre o valor gasto com marketing e a receita gerada por usuário.
George Deep ressalta que, se o orçamento com marketing não for levantado antes, fica difícil consegui-lo depois, afinal, as provas de conceito exigidas pelos investidores também demandam dinheiro.
O produto é mais importante
Por fim, para George Deep, se você levantar dinheiro apenas para o seu produto e não investir em provas de conceito, você está investindo em um negócio que tem bastante chance de não alcançar sucesso.
De acordo com ele, 9 em cada 10 startups falham porque não fazem planejamento a longo prazo e porque as provas de conceito são consideradas mais importantes do que os produtos para quem quer conseguir capital de risco no mercado.
Como encaixar uma prova de conceito no processo de software da sua empresa?
Dito tudo isso, você deve estar se perguntando: e como eu aplico a prova de conceito em um processo de software na minha empresa? Há, basicamente, duas respostas que sintetizam a resolução desse questionamento:
- se o uso de metodologias ágeis já é uma realidade no seu negócio, você pode mesclar provas de conceito ao longo dos primeiros sprints dos seus projetos de software — uma boa dica é criar um “Sprint Zero” e dedicá-lo apenas à prova de conceito;
- caso em sua empresa seja feito o uso de processos unificados (RUP, Enterprise Unified Process, Open-UP, IBM, Essential etc.), é na fase de elaboração que você deve lidar com as provas de conceito.
A partir do entendimento desses dois pontos veja, a seguir, uma compilação com algumas das principais dicas práticas para a aplicação de provas de conceito em projetos de software!
Defina os objetivos estratégicos e as necessidades
Esse é o passo básico do básico: você deve ter bem claros os objetivos estratégicos da empresa e as necessidades que serão supridas com o software. A partir disso, conseguirá verificar como o projeto poderá ajudá-lo a atingir esses objetivos.
Esclareça todas as expectativas
É importante deixar todas as expectativas bem claras, tanto para a equipe interna de desenvolvedores quanto para os fornecedores, quando houver. Para isso, levante os requisitos, apresente-os e verifique se é possível ser atendido em suas necessidades.
O alinhamento é um passo importante para que a solução apresentada ao final não pareça incompleta por causa de exigências que não haviam sido previstas.
Torne a prova colaborativa e transparente
Vá além do departamento de TI ou da equipe de desenvolvimento na hora de fazer uma prova de conceito. Envolva as demais áreas interessadas na solução e estimule o espírito de colaboração com usuários e fornecedores.
Isso facilita para que a prova de conceito seja o mais transparente possível. Além disso, ficará mais fácil definir critérios, documentar e avaliar o software.
Capriche na comunicação
É normal que, mesmo quando os testes de aceitação estão bem definidos na prova de conceito, surjam algumas dúvidas entre usuários, desenvolvedores e fornecedores. Por isso, é importante ter canais de comunicação, estar preparado para o diálogo e fornecer respostas rápidas e esclarecedoras.
Usar as ferramentas digitais disponíveis hoje (chat, intranet, apps de mensagens instantâneas etc.) pode ser uma ótima estratégia nesse aspecto.
Crie um comitê de avaliação
Monte uma equipe para avaliar as provas de conceito. Você pode tornar essa equipe bem multidisciplinar para obter as mais variadas opiniões, bem como para tornar o projeto ainda mais colaborativo e prevenir possíveis resistências à mudança.
Um comitê de avaliação também dá um verniz de idoneidade aos testes de aceitação; mostra que há vários profissionais envolvidos e que todos estão interessados em desenvolver ou adquirir a melhor solução.
Por que é importante escolher um bom software para executar a prova de conceito?
Por fim, a escolha de uma solução que ajude a executar provas de conceito também é importante. Isso porque é ela que otimiza o trabalho dos profissionais envolvidos com os projetos de desenvolvimento e simplifica e agiliza os testes de conceito ou as estratégias para validação dos processos de trabalho (praticamente impraticáveis pelos meios tradicionais de implementação).
Dessa forma, a solução viabiliza as provas de conceito que podem ajudar a economizar muito dinheiro e também tornar a operação mais produtiva e objetiva. Para isso, é importante que o software utilizado envolva os demais aspectos dos projetos de desenvolvimento, tendo as provas de conceito como uma de suas funcionalidades.
Além disso, ele deve ser suficientemente flexível para viabilizar a implementação de protótipos e ajudar a automatizar os processos, tornando as provas de conceito parte estratégica de seus projetos de desenvolvimento.
Quais os exemplos de uso da PoC na prática?
A PoC é uma ferramenta extremamente útil, podendo ser aplicada nos mais diferentes campos dentro de uma empresa, diminuindo gastos e riscos e melhorando a capacidade de investimentos de uma empresa.
Por meio de seus testes isolados, podemos entender a viabilidade de determinadas ideais e escolher o melhor caminho a seguir em cada situação, tendo ela sido validada ou não. Logo abaixo vamos demonstrar alguns exemplos práticos em vários contextos.
PoC em Segurança da Informação
A tecnologia não para e todos os dias surgem novas ferramentas que propõem resolver situações que nem imaginávamos que tivéssemos. Mesmo que tenhamos ganhos em produtividade e outras áreas, essa evolução também contribui para uma crescente vulnerabilidade.
Empresas de tecnologia têm voltado seus esforços para criar melhores maneiras de proteger os dados de seus clientes, utilizando a PoC para testar de forma constante as suas hipóteses e validar novas ferramentas.
PoC em Design de Produtos
Toda ideia parece genial em um primeiro momento, mas nem todo produto pode se tornar um campeão de vendas. Em alguns casos, um pequeno detalhe que não foi pensado pode ter um grande impacto negativo sobre o resultado final.
A PoC é uma forma de validar a ideia por meio de um protótipo, que pode ser testado por clientes para avaliar se aquele item poderá ser produzido em escala e terá aceitação no mercado.
PoC no Marketing
O marketing também é uma área que demanda muita experimentação, em busca da definição perfeita do conjunto de ações que realmente podem alcançar um determinado público. Isso tem tudo a ver com validação e testes.
Podemos criar provas de conceito para validar ideias com relação a novas campanhas de marketing, peças publicitárias, produtos recém criados e entender o que funciona ou não para o nosso público.
PoC na Gestão de Pessoas
Empresas de tecnologia têm problemas contantes com a rotatividade das pessoas. Isso acontece porque existem poucos profissionais no mercado e todos são assediados por concorrentes o tempo todo.
Criar um ambiente de colaboração que atraia e retenha talentos é um grande desafio e provas de conceito podem auxiliar a entender quais ações podem contribuir para isso.
Com esse artigo, você conseguiu perceber a importância das provas de conceito para o desenvolvimento de software na sua empresa. Além disso, entendeu como colocá-la em prática na empresa e todos os benefícios que ela pode gerar para o negócio.
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