Quer saber como programar mais rápido? Veja nossas 4 dicas
Planejamento, agilidade e eficiência. Em nossa visão, aprender como programar mais rápido deve ser um dos objetivos centrais de um bom profissional de tecnologia. Afinal de contas, estamos falando de um setor que favorece aqueles que têm capacidade de execução e velocidade.
Por isso, desenvolvemos este post sobre o tema. O nosso objetivo é demonstrar a importância do aprimoramento na sua profissão. No fim, não importa a sua competência no mercado, seja como desenvolvedor, engenheiro de software ou cientista de dados. Agilidade é um atributo indispensável.
A importância de aprender a programar mais rápido
Da forma como percebemos, o setor de tecnologia é um dos mais oportunos e competitivos do mercado. Por um lado, você vê um segmento que transborda com vagas, oportunidades e boas remunerações. Por outro, o lado interno, você enxerga um nicho bastante competitivo e exigente para a consolidação no mercado.
A programação é a atividade base desse setor. Independentemente da sua linguagem de preferência, ou até mesmo do seu framework predileto, a tecnologia nunca para. Dia após dia, são lançados ajustes e novidades, e é função do profissional de TI se atualizar desses detalhes, justamente para garantir seu destaque no mercado.
E aprender a programar rápido te oferece uma vantagem competitiva em muitos sentidos. Quanto maior a sua velocidade de execução, maior será a sua agilidade na resolução de incidentes de projetos em produção e exercícios durante o seu momento de aprendizado e constante atualização.
Outro detalhe pertinente é que, geralmente, a velocidade com que você programa está diretamente ligada à sua familiaridade com determinada tecnologia, linguagem e framework. Portanto, para ser mais rápido, você precisa se habituar cada vez mais com a biblioteca de funções e módulos que você utiliza diariamente.
Por fim, e não menos importante, a sua agilidade enquanto um ativo da equipe de desenvolvimento. Estar entre as cabeças mais ágeis do grupo, pelo menos em algumas funções e necessidades, o coloca em um lugar de evidência, favorecendo a alavancagem da sua carreira, e acelerando o alcance de bonificações e senioridade.
As 4 dicas sobre como programar mais rápido
Agora que você tem uma noção sólida da importância de programar mais rápido, é momento de conhecer as melhores dicas sobre o tema. Para isso, reunimos nossa equipe e selecionamos quatro práticas fundamentais para quem quer aprimorar sua atuação no mercado de TI. Acompanhe!
1. Pratique diariamente
Todos os dias, sem falta e nem desculpas. Infeliz ou felizmente, o caminho para o aprimoramento em qualquer atividade técnica exige prática, tentativa, análise, ajuste e repetição. Sem essa disciplina é praticamente impossível chegar em um ponto de domínio pleno de uma linguagem ou tecnologia.
A prática diária é o hábito que mais o aproxima dessa condição. Quanto maior o seu contato com a tecnologia, mais veloz será o seu pensamento de métodos na hora de solucionar os problemas. Ainda que existam profissionais com aptidões naturais, toda linguagem é aprendida na base da prática recorrente.
2. Estude estruturadamente
De certa forma, essa é uma dica complementar a anterior. Estudar de forma estruturada é, literalmente, dar forma e coesão à sua trilha de estudos. O setor de tecnologia é absolutamente vasto, e sem um direcionamento, é muito fácil se perder, se desmotivar e, eventualmente, se tornar obsoleto.
Por isso, é tão importante conferir e seguir guias estruturados de estudo. Uma ferramenta valiosa para te ajudar nessa jornada é o Roadmap.sh, que é uma iniciativa comunitária e open source, que criou fluxogramas detalhados de como abordar o aprendizado de várias linguagens de maneira prática, inteligente e organizada.
3. Erre, entenda o erro e continue
Se você abordar a programação com a mentalidade errada, sairá de cada sessão de trabalho como se fosse mergulhado em um balde de estresse. Evidentemente, essa não é a abordagem correta. Programar é solucionar problemas lógicos, instrumentalizando os métodos por meio das ferramentas e sintaxes de uma linguagem.
Quanto antes você entender que programar é um jogo eterno de tentativa, erro, ajuste e acerto, mais rápido você conseguirá evoluir na programação. Isso vale tanto para quem está no início da curva de aprendizado como para quem está no meio dessa jornada, onde já se sabe algo, mas não o suficiente para a próxima etapa.
4. Interaja com outros profissionais
Em nossa visão, o setor de tecnologia é um dos segmentos mais comunitários e colaborativos da história da produtividade moderna. Entre GitHub, Slack, subreddits, e a infinidade de conteúdos arquivados pelo Google, há um mundo absolutamente vasto de pessoas com dúvidas e pessoas com respostas.
Interagir, aprender e criar amizades no setor de TI é uma das práticas mais recorrentes para quem se dedica a esse mundo. E você nem precisa estar online para fazer essas conexões. Muitas vezes, os seus colegas de equipe dividem os mesmos receios, e são a chave para trocar respostas, iniciativas e soluções para os seus projetos.
As vantagens para a sua carreira e para a sua vida
No fim das contas, é importante entender o que significa essa busca por programar mais rápido. Tecnicamente, programar mais rápido não está ligado apenas à velocidade com que você soluciona problemas, mas principalmente, à sua aptidão e familiaridade com um conjunto de tecnologias.
Perceber essa equivalência é um ponto valioso da sua observação. Quanto mais você se desenvolve em uma linguagem, framework, API ou tarefa, maior a sua qualificação para ocupar uma posição de destaque no grupo, ou em seus empreendimentos pessoais.
A escada evolutiva no mundo da TI é muito objetiva, meritocrata e pertinente. Posições de senioridade e liderança, como cargos Sênior ou de Tech Lead, não carregam apenas o garbo do título, ou o reconhecimento financeiro do salário, mas, principalmente, a responsabilidade inerente à competência para exercer e gerenciar essas tarefas.
Por fim, vale notar as portas que se abrem a partir do momento que você ocupa uma posição de destaque técnico em uma tecnologia. Você passa a ser um ativo competitivo no mercado internacional, superando entrevistas para posições altamente concorridas, apresentando sua naturalidade na resolução dos problemas como uma comprovação clara da sua familiaridade com as tecnologias e ferramentas exigidas.
Agora que você sabe como programar mais rápido, é momento de aprender a metrificar e analisar a sua evolução. Para isso, basta conferir outra leitura exclusiva do nosso blog, em que explicamos os benefícios da avaliação de performance no setor de TI!