Indicadores de processos: entenda sua importância na área de TI
A gestão movida por dados é algo que já faz parte das estratégias de muitos negócios. Ela pode ser incorporada a todos os setores, proporcionando melhorias em performance e na resolução de erros. Tudo isso com o apoio de bons indicadores de processos.
Os indicadores de processos são fundamentais para que negócios consigam encontrar o que é necessário fazer para otimizar as suas rotinas e replicar boas ideias. Eles também podem ser utilizados para otimizar investimentos e projetos. Assim, o negócio consegue estruturar processos de melhoras de médio e longo prazo em toda a sua cadeia produtiva.
Se você quer saber como utilizar os indicadores de processos na área de TI e o seu impacto, confira o texto a seguir!
O que são os indicadores de processos?
Os indicadores de processos são métricas utilizadas para ajudar negócios a entender a qualidade das suas decisões e a performance dos seus times. Eles fornecem um parâmetro preciso para identificar se as equipes estão trabalhando dentro do nível de qualidade desejado, se há problemas a serem resolvidos e se os investimentos atingiram o resultado esperado. Dessa maneira, a empresa consegue atingir melhores resultados e otimiza o seu fluxo de trabalho continuamente.
Na área de tecnologia, os indicadores de processos podem apoiar o gestor em várias rotinas do seu dia a dia. Entre as principais, nós podemos apontar:
- a averiguação da qualidade do trabalho do time de suporte;
- a identificação do retorno obtido com investimentos;
- a validação da viabilidade técnica e financeira de investimentos;
- a identificação do nível de performance e disponibilidade da infraestrutura de TI.
Como os indicadores ajudam no dia a dia do setor de TI?
O uso de indicadores de processos pode ser realizado em várias rotinas do dia a dia da equipe de TI. Do investimento em soluções da transformação digital até a identificação do impacto de metodologias como a DevOps, muitos são os cenários em que as métricas são um bom instrumento de gestão. Confira abaixo como o seu impacto influencia nos resultados da área!
Prevenção de problemas
Evitar problemas é uma preocupação de todo gestor de TI. Ter um fluxo de trabalho com baixa taxa de erros mitiga prejuízos, evita atrasos e dá mais qualidade para os resultados dos times. Ao mesmo tempo, amplia a satisfação de todos os que são atendidos pela infraestrutura de TI diariamente.
Nesse sentido, investir em métricas de performance é um dos passos básicos para quem pretende reduzir os riscos associados ao funcionamento da infraestrutura de TI. A partir da análise dos dados coletados, a empresa conseguirá identificar os pontos que merecem mais atenção e fazer ajustes mais adequados. Assim, as políticas de prevenção serão muito mais efetivas.
Redução de custos
A tecnologia é uma área com custos muito elevados relacionados às suas operações. Como é um setor de alta inovação e mudanças constantes, é preciso fazer gastos contínuos para manter-se dentro das novidades do setor. Diante disso, qualquer escolha que possa auxiliar a empresa a reduzir os custos da área é uma boa ideia.
Indicadores de processos podem ser utilizados para esse fim. A partir da sua integração no dia a dia do negócio, o gestor poderá rastrear com precisão como é o direcionamento dos gastos de cada equipe. Isso auxiliará no rastreamento de gastos além do previsto e na aplicação de melhorias que reduzam desperdícios.
Mais produtividade e eficiência
Um time de TI de alta performance consegue atingir melhores resultados e realizar projetos em prazos menores. Além disso, ele é capaz de encontrar soluções para problemas com mais agilidade e segurança. Isso se traduz em um alto nível de aproveitamento dos recursos disponíveis e menos dificuldade para atingir metas.
A partir do uso de métricas de performance operacional, o gestor de TI consegue entender melhor as dinâmicas do seu ambiente de trabalho e avaliar como elas podem ser otimizadas. A qualidade do trabalho de todas as equipes será sempre avaliada tendo como base uma visão abrangente do ambiente operacional. Dessa maneira, as boas práticas serão replicadas e os processos de baixa qualidade corrigidos.
Facilidade para replicar boas práticas
Conforme o setor de TI cresce e se torna mais complexo, identificar boas práticas, que possam ser levadas a novos cenários, se torna um desafio. Mas se o negócio tem os recursos de gestão necessários, a troca de boas rotinas entre setores passa a ser feita continuamente. Um dos caminhos para atingir esse fim é com o uso dos indicadores de processos.
Como os indicadores de processos dão ao gestor de TI uma visão ampla sobre os fluxos de trabalho de cada setor, eles facilitam a identificação de áreas com maior performance. Assim, os profissionais podem auxiliar outros times a realizar uma rotina de benchmark, em que atividades são comparadas e melhorias incorporadas ao seu dia a dia. Dessa maneira, todos os times se manterão integrados e em busca de formas mais eficientes de atingirem as suas metas.
Maior inovação
A inovação é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio moderno. Empresas inovadoras conseguem atingir mais performance, competitividade e flexibilidade. Tudo isso a partir da criação de um ambiente mais inteligente e capaz de rastrear boas oportunidades.
Quando o uso de dados é disseminado, a empresa pode validar escolhas que criem um ambiente inovador com muito mais facilidade. Os times terão mais segurança ao tomarem decisões inovadoras e de alto impacto. Com isso, o negócio poderá ampliar o nível de valor agregado à infraestrutura de TI sempre.
Como adotar indicadores de processos de TI?
A adoção de indicadores de processos de TI deve considerar diferentes fatores. Eles são úteis para a empresa validar as suas escolhas e só utilizar métricas realmente efetivas. Além disso, amplia a habilidade dos times aproveitarem os dados para obterem insights que sejam úteis para o seu dia a dia. Confira a seguir como fazer uma implementação adequada de métricas de TI.
Tenha as ferramentas corretas
Tão importante quanto bons indicadores é o uso de ferramentas de análise de dados funcionais. O apoio de tecnologias como o Business Intelligence e o Big Data ajudam o negócio a ser data driven e, assim, extrair mais valor de cada indicador, como os que são utilizados para o monitoramento da infraestrutura de TI. Por isso, não deixe de buscar boas soluções de análise de informações.
Foque no perfil do negócio
As métricas devem ser alinhadas com o perfil do negócio e o modo como as suas rotinas são mensuradas. Se a empresa não contar com indicadores que sejam alinhados com o perfil da sua equipe, o seu impacto nos resultados será muito pequeno. Portanto, o gestor de TI deve sempre apostar em métricas que sejam alinhadas com o perfil da empresa.
Tenha em mente as metas da empresa
Outra medida importante quando falamos em métricas é utilizar indicadores de processos de TI que sejam alinhados com os objetivos de médio e longo prazo do negócio. A empresa deve estar atenta para este fator sempre: bem trabalhado, ele garantirá que os objetivos gerais da TI sempre estejam em sintonia com o do resto da organização.
Aplique feedbacks
Os feedbacks corporativos são úteis para transformar os indicadores em melhorias no ambiente de trabalho. No caso dos positivos, eles ampliam o nível de engajamento das equipes. Por isso, não deixe de investir nessa estratégia para garantir que a empresa sempre tenha uma equipe capaz de entender o nível de qualidade do seu trabalho e o que deve ser feito para ele ser otimizado.
Conte com o apoio de profissionais da área
Uma alternativa muito útil para quem pretende otimizar a gestão de TI e não tem conhecimento amplo sobre o tema é procurar ajuda de especialistas na área. Serviços de consultoria, como o dos profissionais da Gaea, podem ser utilizados por sua empresa para encontrar meios para otimizar rotinas seguindo os principais padrões do mercado.
Em outras palavras, o apoio de um especialista garante ao negócio a habilidade de utilizar as métricas mais alinhadas para o seu dia a dia. Ao mesmo tempo, permite que a empresa encontre softwares capazes de auxiliar todos a fazer uma boa análise dos dados obtidos. Desse modo, a empresa terá sempre um uso estratégico de tais informações.
A gestão de infraestrutura e serviços de TI é uma atividade crítica para todos os negócios que já conhecem a transformação digital. Ela ajuda empresas a manterem serviços funcionais, otimiza a adoção de práticas como o BYOD e reduz problemas de performance. Além disso, consegue auxiliar o negócio a inserir a tecnologia em mais ambientes e, com isso, ampliar os seus níveis de produtividade e inovação.
Para garantir que a TI sempre tenha um papel de destaque, é importante buscar a sua otimização. Isso pode ser feito com o apoio de indicadores de processos, que facilitam uma visualização abrangente da qualidade dos processos internos. Por isso, não deixe de apostar nessa ferramenta de gestão para o seu dia a dia!
Quer saber como a Gaea pode te ajudar a ter uma rotina de gestão de TI movida por indicadores? Então fale conosco agora mesmo!