Qual é a relação entre inteligência artificial e atendimento ao cliente?
Você já foi atendido em um chat de algum site? Tem certeza absoluta de que quem falou com você foi um ser humano? O atendimento ao cliente por meio de inteligência artificial (IA) já é uma realidade e está cada vez mais difícil identificar as diferenças entre um atendente comum e um robô.
É claro que a IA retratada nos filmes de Hollywood ainda está distante da nossa realidade atual, mas os avanços em inteligência artificial surpreendem a cada dia que passa.
Para mostrar para você como a IA pode ter papel fundamental para o atendimento ao cliente, criamos este pequeno post. Continue conosco até o final e confira!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial é um ramo de estudo da computação e tem seu foco voltado para a construção de sistemas inteligentes, que possam compreender determinados processos e tomar decisões de forma autônoma sem a interferência do ser humano.
Ou seja, o objetivo principal é criar máquinas que sejam capazes de raciocinar de acordo com as informações que ela possua. Essa ciência já existe há muito tempo, sendo que seus estudos iniciaram por volta de 1940 durante a Segunda Guerra Mundial.
Contudo, estamos vivendo um momento de grande transformação digital com o surgimento de novas tecnologias, além da modernização da computação, o que permitiu maior desenvolvimento do conceito.
Como ela funciona?
Para que a IA funcione, são necessários, além de um grande poder de processamento, algoritmos especiais que auxiliem o sistema a interagir com as informações e buscar referências em seu banco de dados para dar as respostas certas aos problemas que tem de resolver.
O nome para esse processo é aprendizado de máquina, a capacidade que um sistema possui de aprender de acordo com as informações que lhe são repassadas e agir no futuro de acordo com as experiências que já “viveu”.
Quais as vantagens dessa tecnologia?
A inteligência artificial tem grande apelo nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive no atendimento aos clientes. Hoje existem diversas soluções que se utilizam das técnicas de IA para melhorar a satisfação do cliente. Entre as vantagens da aplicação dessa tecnologia temos:
Redução de custos
Com a utilização de robôs de atendimento para tirar todas as dúvidas e responder aos principais questionamentos de seus clientes, não há necessidade de manter grandes equipes de suporte.
Sendo assim, mesmo que seja necessário realizar um investimento inicial na contratação do sistema de IA e criação de uma infraestrutura de TI, haverá mais economia e redução de custos operacionais, já que a equipe de suporte ao cliente pode ser reduzida.
Menos tempo de espera
Em um atendimento comum, o seu cliente deve esperar algum tempo, caso os profissionais estejam ocupados, o que pode gerar certa insatisfação, a depender da disponibilidade de seus colaboradores.
Com o uso de IA e chatbots, o sistema gera o número de atendentes de acordo com as solicitações, sendo capaz de atender a milhares de clientes ao mesmo tempo, de acordo com a capacidade de seus servidores.
Cruzamento de dados
A IA pode criar bancos de dados inteligentes que recebam dados de várias fontes diferentes, cruzando informações relevantes acerca de atendimentos e permitindo que o gestor possa identificar problemas com relação aos contatos.
Dessa forma, pode-se gerar relatórios gerenciais que permitam buscar soluções para melhorar o tempo de atendimento, diminuir a fila de espera, aumentar a satisfação dos clientes, entre outras atitudes.
Atendimento personalizado
Além de tudo, a IA pode recolher dados acerca de todos os contatos realizados anteriormente por um cliente e disponibilizar ao atendente durante um contato, permitindo ao profissional entender a demanda do consumidor e prestar um atendimento personalizado.
Isso melhora a relação da empresa com o cliente e faz com que ele se sinta especial, garantindo uma aproximação entre o consumidor e o seu negócio, fidelizando os clientes.
Como implementar a inteligência artificial?
Implementar a IA em uma empresa é uma tarefa simples, pois boa parte das ferramentas utilizam alguns conceitos básicos de inteligência artificial. Contudo, temos algumas soluções totalmente voltadas para o aprendizado de máquina.
Chatbots
Os chatbots já são uma realidade, e a maioria dos grandes varejistas já utiliza a tecnologia em seus sites e lojas virtuais para cortar custo e melhorar o atendimento.
Essa tecnologia permite incorporar atendentes robotizados no site e realizar atendimentos aos clientes de acordo com uma pré-programação. Com o passar do tempo, os chatbots podem aprender a melhorar suas respostas e interagir de forma mais adequada com os consumidores.
Bancos de dados
Outra tecnologia que também utiliza a inteligência artificial é a de Big Data, grandes estruturas de armazenamento de informação que podem auxiliar a traçar os perfis de seu cliente ideal.
Essas estruturas podem ser utilizadas para coletar e processar grandes massas de dados que permitem criar cenários futuros de acordo com acontecimentos passados e melhorar a tomada de decisão em relação a novos produtos e atendimento ao cliente.
Lojas interativas
Os sites de venda já deixaram de ser apenas um ponto para que a sua empresa possa disponibilizar mercadorias ao cliente. Hoje é possível contar com sistemas de monitoramento que verificam diversas informações durante a navegação, como número de cliques, tempo em página, preferências e outros dados.
Com base nessas informações, o seu time de vendas e marketing estará muito mais preparado para lidar com o cliente, entendendo suas reais demandas e podendo oferecer produtos que possam realmente ajudá-lo, permitindo maior conversão.
A inteligência artificial veio para ficar, e podemos esperar que em futuro próximo cada vez mais poderemos observar aplicações práticas dessa tecnologia, além de grande evolução no atendimento ao público.
Quem sabe daqui a alguns anos você poderá ser atendido por um sistema de inteligência artificial em qualquer local da cidade, não apenas no mundo virtual e em sites de compras?
Chegamos ao fim deste post e esperamos que você tenha percebido a importância da inteligência artificial na evolução do atendimento ao cliente e como essa tecnologia pode melhorar a satisfação do consumidor.
Continue conosco lendo outro post sobre formas de aplicar inteligência artificial na sua empresa!