Por que entrega contínua é importante para sua empresa?

É comum encontrar desenvolvedores que ficam tão concentrados na produção dos códigos, que esquecem, muitas vezes, da razão que os levou a produzi-los: melhorar a experiência do usuário. Esse processo é realizado, dentre outras maneiras, pela entrega contínua.

É importante ressaltar que melhorar a usabilidade de um software, propiciando que ele possa ser mais útil e funcional para os usuários, pode ser o segredo do sucesso desse tipo de recursos.

Grande número de empresas está investindo em melhorias, buscando aumentar a quantidade de clientes e fidelizá-los, tornando-se parceiros em seu dia a dia. A dúvida que fica é: por que a entrega contínua é importante para a sua empresa? Leia este artigo e veja a resposta.

O que é entrega contínua de software?

Podemos dizer que a entrega contínua faz parte do ciclo de desenvolvimento ágil. É preciso deixar claro que, desde o momento em que o desenvolvimento de um software é iniciado, ele passa por algumas atividades automatizadas.

Pontos como o controle de versões, a adequação, a transformação do código-fonte em um entregável para uma plataforma tecnológica, testes automatizados e a entrega final para o usuário são alguns exemplos.

A entrega contínua é responsável pela automatização de todas as atividades e todos os processos de desenvolvimento de software. Uma vez que os processos estão instalados e são utilizados regularmente, é possível criar ciclos de desenvolvimento muito mais rápidos.

Pode-se dizer que, em vez de liberar o código poucas vezes durante o ano, as empresas de entrega contínua se tornam capazes de liberá-lo várias vezes em um mesmo dia. Assim, atualizações são lançadas com frequência, sendo que cada versão terá tamanho reduzido, diminuindo o risco de problemas na estabilidade do sistema.

Por fim, pode-se dizer que a entrega é contínua pelo fato de todas as etapas que serão entregues estarem totalmente automatizadas, facilitando e agilizando todo o processo. Os benefícios serão iminentes.

Como funciona a entrega contínua?

A entrega contínua tem o seu funcionamento baseado em uma lógica simples: quanto mais tempo se despende para a entrega de um produto ou serviço, maiores são os custos do projeto. Consequentemente, a viabilidade financeira para os desenvolvedores também é menor.

Algumas práticas podem melhorar o processo como um todo. Procure, por exemplo, garantir a participação do cliente em todo o período evolutivo do software, evitando criar processos longos e ferramentas indecifráveis. Além disso, busque sempre a integração das equipes, melhorando o processo de comunicação.

É preciso deixar claro que a entrega contínua independe do estágio de vida do projeto. O seu objetivo é a implementação de softwares automatizados e sob demanda. Assim, o produto ou serviço é disponibilizado mais rapidamente, com menor custo e de maneira mais objetiva (priorizando sempre a qualidade e dando mais escalabilidade ao processo de entrega).

O processo de entrega contínua pode ser composto pelas seguintes etapas:

Planejamento

Responsável por definir os requisitos do software e realizar todo o gerenciamento do processo.

Codificação

Criação e desenvolvimento do código-fonte do software.

Verificação

Etapa de testes, validação e verificação da qualidade dos códigos.

Release (também conhecido como deploy)

Entrega e disponibilização da versão final ao usuário. Para evitar que o cliente receba uma versão sem erros, é fundamental certificar a qualidade das validações, garantindo que nenhum erro passe para as etapas subsequentes.

É importante destacar que todas as etapas têm a mesma importância e que a equipe de desenvolvimento deve ser multidisciplinar, buscando atrair o melhor de cada colaborador, aumentando os níveis de qualidade do produto ou serviço.

Por que a entrega contínua é importante?

O mundo contemporâneo está exigindo, cada vez mais, velocidade. Empresas que são capazes de gerar maior valor para o usuário final em pouco tempo são reconhecidas e conseguem expandir o seu negócio.

É válido ressaltar que a entrega contínua necessita de um processo de atualização refinado, disponibilizando o código para implementações maiores assim que ele é aprovado nos testes. Dessa maneira, os desenvolvedores criam maneiras de implementá-lo com pouca ou nenhuma interrupção.

Não podemos deixar de mencionar que a entrega contínua deve estar inserida na cultura DevOps, que tem como principal objetivo integrar as áreas de desenvolvimento e operações (Development & Operation).

Essa integração deve ser propiciada para que ambos os profissionais possam trabalhar em conjunto, caminhando em busca de um mesmo objetivo e criando um processo produtivo mais eficiente.

Sabe qual o resultado final? A entrega se dá de maneira mais acelerada, melhorando os níveis de qualidade e reduzindo os custos. É importante destacar que o DevOps é ocasionado por uma mudança comportamental, que incentiva o uso e o compartilhamento de informações e ferramentas entre os superiores e colegas de trabalho.

Vale a pena investir em entrega contínua?

Como já destacado algumas vezes ao longo do artigo, a entrega contínua é fundamental nos dias atuais. Ela é a  responsável direta pela geração de maior valor para o negócio e para o usuário, pelo aumento da velocidade dos processos, permitindo a continuidade dos negócios de forma mais simples.

Existem algumas dicas importantes, que mostram a importância de se investir em processos de entrega contínua:

  • crie processos que possam ser repetidos e que sejam confiáveis. Se eles forem favoráveis à produção, tudo estará dentro do esperado;
  • automatize tudo o que for possível, desde a interação com o usuário até a criação de máquinas virtuais;
  • garanta que todos os interessados estejam envolvidos. Essa é a única maneira de assegurar que o desenvolvedor e o administrador possam conversar e saber o que realmente está acontecendo;
  • crie maneiras para controlar as versões por meio de uma auditoria. Assim, será possível saber o que aconteceu, caso ocorra algum problema;
  • garanta a responsabilidade de todos os envolvidos. Caso tenha algum bug na produção, o desenvolvedor também será responsabilizado. A segregação, muitas vezes, é ineficiente, criando camadas desnecessárias.

Quais são os principais benefícios da entrega contínua?

A entrega contínua exige uma mudança de comportamento que pode ser evidenciada por meio da necessidade de se implantar a cultura DevOps. Para isso, é necessário investir em treinamentos e capacitações dos profissionais, permitindo que eles possam identificar oportunidades de melhoria e maneiras eficientes de implementar as ferramentas.

Pode-se dizer que esses são os primeiros benefícios de se investir em entrega contínua. Obviamente, existem outras vantagens, como a agilização de processos, a melhoria da performance da equipe, maior segurança e qualidade nas entregas, aumento da satisfação dos clientes.

Agilização dos processos

Um dos principais objetivos da entrega contínua é aumentar a velocidade nas entregas da equipe, garantindo a qualidade do produto final. Sendo assim, é possível dizer que a entrega contínua busca incessantemente o denominador final entre a maneira mais ágil de produção e o melhor atendimento para os clientes.

Melhoria da performance da equipe

A entrega contínua propicia a integração de todos os envolvidos no processo produtivo, permitindo que toda a equipe esteja alinhada e trabalhe em equipe para conquistar os objetivos determinados.

Todos os colaboradores se tornarão mais eficientes, por meio de participações pontuais, mas efetivas, dinâmicas e diretas. Além disso, o conhecimento adquirido para a implementação da entrega contínua será valioso para a prestação de seus serviços. Pense nisso!

Maior segurança e qualidade nas entregas

A automatização dos processos será fundamental para prover confiança na qualidade e nas alterações que serão realizadas. É importante lembrar que a falha humana é a principal responsável pela ocorrência de problemas no código (problemas que não existem em fluxos de entrega contínua).

Aumento da satisfação dos clientes

O último benefício que elencamos está ligado à satisfação dos clientes. Imagine que seja encontrado um problema em um projeto que já esteja em ambiente de produção. Caso isso aconteça, será possível acionar a equipe e os desenvolvedores.

Assim, as modificações e correções poderão ser implementadas de maneira rápida e eficiente. O software entregue estará de acordo com as necessidades do cliente, evitando que ele tenha que esperar um longo tempo por uma atualização.

Portanto, pode-se afirmar que a entrega contínua será responsável por reduzir as frustrações e aumentar o nível de satisfação dos clientes. Pense nisso!

E então, o que achou do nosso artigo? Conseguiu entender por que a entrega contínua é importante? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, que teremos prazer em ajudar.

2018-05-28T12:51:58+00:00 0 Comments