fbpx
Qual a importância do Time Box no Scrum?

Time Box Scrum: Entenda sua Importância

O Scrum é uma metodologia ágil que tem como objetivo garantir uma gestão de projetos de qualidade e agilidade na entrega de resultados. Ele ocorre em ciclos, chamados de sprints, que têm um tempo de duração predefinido.

É aí que entra o Time Box, sendo o conceito utilizado para denominar esse tempo de duração. Ou seja, ele é o tempo para realizar determinada atividade, tomar uma decisão ou entregar um resultado específico, não devendo variar ao longo do tempo.

Quer saber qual a importância do Time Box no Scrum? Então, continue a leitura e descubra!

Cria regularidade

O Time Box não varia ao longo do tempo, o que significa que as atividades e os eventos (como reuniões) devem ter sempre a mesma duração. Dessa forma, ele ajuda a criar uma regularidade na metodologia Scrum, garantindo que todos os processos vão acontecer da forma como foram planejados e em uma periodicidade adequada.

Melhora o planejamento do time

A implementação da metodologia Scrum exige planejamento do time. Com o Time Box, há uma limitação no tempo disponível para executar determinadas atividades. Assim, o time precisa se planejar para garantir que tudo aconteça da melhor forma possível. Isso faz com que você seja capaz de melhorar a habilidade de planejamento dos colaboradores como um todo, garantindo o sucesso da implementação do Scrum na sua empresa.

Gera objetividade para os processos

Você provavelmente já participou de reuniões prolixas, nas quais muito se fala, mas poucas decisões são tomadas. Além de ser uma perda de tempo, isso ainda prejudica a motivação e o engajamento dos colaboradores nesse evento.

É aí que o Time Box entra como um grande aliado. Um dos princípios do Scrum é a objetividade e, quando você limita o tempo, principalmente nas reuniões, é possível garantir que o time será o mais objetivo possível, criando pautas antecipadamente e se planejando para esse evento. Dessa forma, além de possibilitar a implementação do Scrum, você ainda melhora essa habilidade na equipe.

Melhora a gestão de tempo

Quando os colaboradores têm uma limitação de tempo para entregar determinado resultado, precisam saber, exatamente, quanto tempo gastam para cada um dos processos. Ao implementar o Time Box, você também melhora a consciência do time em relação à sua própria produtividade e, inclusive, à gestão de tempo como um todo. Afinal, ele precisa saber de quanto em quanto tempo é possível realizar um sprint de trabalho para evitar erros de planejamento e prejudicar a metodologia.

Portanto, como você pode perceber, o Time Box é central na implementação do Scrum. Esse processo exige que você modifique uma série de processos do setor dentro da empresa, de forma a adaptá-los às metodologias ágeis. Além disso, é importante investir em uma mudança cultural dentro da empresa, de forma a engajar os colaboradores na nova metodologia e ter sucesso na implementação do Time Box no Scrum.

Gostou do artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos de qualidade diretamente no seu e-mail!

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.