Transição de serviços de TI: entenda quando ela é necessária
Você já ouviu falar em transição de serviços de TI? Conceito disponível na Biblioteca ITIL v3, essa estratégia é fundamental para empresas que renovam continuamente a sua infraestrutura de serviços e soluções tecnológicas. Afinal, ela garante que times mantenham alta performance e que o aproveitamento dos recursos seja adequado.
Mas, para que a transição seja bem-feita, é fundamental contar com um time preparado e bem estruturado. Isso garante que os processos serão feitos adequadamente e que as mudanças tenham o impacto esperado. Confira a seguir os passos necessários para atingir esse objetivo e fazer uma boa transição de serviços de TI!
Por que a TI deve estar sempre preparada para mudanças?
As tecnologias utilizadas por um negócio e a relação da TI com as rotinas corporativas mudam continuamente. Isso é feito para garantir que a empresa se mantenha alinhada com os padrões do mercado e possa inovar sem dificuldades. Assim, é possível agregar valor e competitividade à marca.
Entretanto, essas mudanças devem ser feitas com planejamento. É nesse contexto que entra o conceito de transição de serviços de TI, da Biblioteca ITIL v3. Ele é estruturado em três etapas, cada uma orientada para auxiliar a empresa a fazer mudanças bem-organizadas. Elas são:
- o gerenciamento de mudanças;
- a gestão de configurações;
- o gerenciamento de deliberações.
Esses momentos dão ao gestor a habilidade de identificar o que deve ser otimizado, como as mudanças devem ser aplicadas e os possíveis riscos. Ou seja, prepara a equipe para mudanças de baixo impacto.
Um time orientado por boas práticas de transição consegue executar as mudanças sem grandes riscos ou resistências. A análise dos impactos é feita de maneira inteligente, reduzindo as chances de práticas de baixa qualidade serem perpetuadas. Ao mesmo tempo, a empresa migra para a nova etapa com mais agilidade, maximizando o custo-benefício da escolha.
Como a transição de serviços de TI é feita?
Como apontamos, a gestão da transição de serviços de TI é feita para auxiliar os times a mudarem o estado das rotinas de TI e da infraestrutura de equipamentos e serviços em segurança. Isso passa por três momentos (o gerenciamento de mudanças, o gerenciamento de configurações e o gerenciamento de deliberações). Confira a seguir como eles são estruturados.
Gerenciamento de mudanças
Nessa etapa, o ciclo de vida de todas as atividades e soluções de TI é avaliado. Aqui o gestor pode identificar o impacto das novidades, montar o histórico de desempenho e alterações da área e avaliar como cada rotina de transição será executada. Nesse sentido, é importante estar preparado para garantir que a interrupção das atividades seja sempre a menor possível.
Gerenciamento de configurações
Esse processo tem como foco garantir que tudo o que está relacionado à área de TI entregue a melhor performance viável. Isso é feito ajustando configurações e rotinas, tendo como base o perfil de trabalho da empresa e o que é demandado das equipes. Dessa maneira, a empresa poderá contar com uma infraestrutura com bom nível de disponibilidade e performance sempre.
Gerenciamento de deliberações
Esse processo é focado na comunicação entre as equipes e a garantia de que nenhuma resistência ocorrerá em relação às mudanças. Ou seja, ela é pautada por uma comunicação integrada e clara. Desse modo, todos podem trabalhar lado a lado para atingirem os resultados esperados.
Quais são os benefícios de organizar a transição de serviços de TI?
A organização da transição de serviços de TI deve ser feita considerando múltiplos fatores. Quando bem executada, ela garante agilidade, bons resultados e o aproveitamento adequado da tecnologia disponível no negócio. Confira a seguir os passos necessários!
Mais organização de dados
Uma empresa com dados organizados consegue aproveitar melhor cada registro e tomar decisões mais inteligentes. O uso de tecnologias como o Big Data e o Business Intelligence também é feito com mais facilidade. Assim, a marca pode se destacar no mercado sem dificuldades.
Menores riscos
A transição de serviços de TI, quando bem-organizada, reduz riscos de segurança e prejuízos financeiros. A empresa terá uma visão mais estratégica sobre como as mudanças devem ser feitas. Isso permitirá que os times atuem continuamente para evitar situações que possam causar problemas.
Planejamento com melhores resultados a médio e longo prazo
Se a transição é feita de maneira inteligente, os seus resultados em potencial podem ser maximizados. Para a empresa, isso é fundamental. Afinal de contas, investimentos em TI são estratégicos e, como tais, devem ser capazes de atrair o maior impacto positivo possível.
Como ter um parceiro qualificado ajuda na transição de serviços de TI?
A transição de serviços de TI, muitas vezes, pode ser um processo complexo para um negócio. Nessas horas, a melhor estratégia pode ser a busca por um parceiro estratégico. Técnicos e especialistas, como os da GAEA, conseguem orientá-lo a aplicar os princípios da Biblioteca ITIL no dia a dia da sua empresa e, com isso, mitigar as chances de uma mudança não alcançar o resultado esperado.
Os profissionais da GAEA podem conduzi-lo a encontrar o melhor caminho para fazer mudanças, avaliar o que deve ser considerado como um fator de risco e rastrear o melhor caminho para a sua marca atingir o objetivo esperado. Tudo isso considerando os melhores padrões do mercado. Afinal, qualquer mudança deve ser feita com foco em qualidade e inovação.
A tecnologia tem um papel de destaque no ambiente corporativo moderno. Quando bem empregada, a TI consegue mitigar riscos, auxiliar no uso inteligente de dados e evitar a perda de clientes. Além disso, amplia o nível de inovações, reduz erros e melhora a automatização da cadeia operacional.
Quando a renovação é feita de modo inteligente, ela garante que a TI continue a ter um papel estratégico no dia a dia da empresa. Por isso, não deixe de investir em estratégias como a transição de serviços de TI. Ela garante foco em resultados e maximiza as chances de a empresa sempre atingir os resultados esperados com os seus projetos.
Quer saber mais sobre como a GAEA pode ajudá-lo na transição de serviços de TI? Então fale já com os nossos especialistas!