fbpx

4 motivos para usar a cultura DevOps

A inovação representada pela cultura DevOps é algo que, aos poucos, vem se tornando realidade em um número cada vez maior de empresas, que buscam modernizar seus processos. Além de inserir em seu contexto um comportamento mais favorável para conseguir respostas em menor tempo e aproveitar maiores oportunidades de mercado.

Por meio de uma TI mais desenvolvida, integrada e adaptada para atingir resultados significativos agilmente, o retorno é evidenciado em entregas mais rápidas e proveito maior de insights de negócios.

Para facilitar o entendimento das razões pelas quais vale a pena usar esta cultura em sua empresa, acompanhe a seguir:

Sobre DevOps

DevOps significa basicamente uma transformação comportamental que envolve maneiras de integrar equipes, agilizar, otimizar e automatizar parte dos processos tecnológicos das empresas. Com isso as companhias conseguem melhorar todo o fluxo de trabalho e ajudar os times a se comunicarem e compartilharem conhecimento, para o desenvolvimento de projetos mais facilmente.

É importante esclarecer que DevOps não significa simplesmente uma metodologia ou um conjunto de ferramentas para automação em si. Ela representa muito mais: uma verdadeira mudança cultural, que afeta todo o negócio.

Implementá-las significa, em primeiro lugar, fixar uma nova mentalidade na empresa que leve à maior colaboração, conscientização a respeito da necessidade de acompanhar tendências de metodologias mais ágeis. O que proporcionará maior potencial a TI e a área de negócios.

Assim, a empresa também se torna habilitada a responder determinadas demandas mais rapidamente e a atingir públicos de maneira distinta, em momentos oportunos. Além de desenvolver aplicações e funcionalidades mais ajustadas e com “algo a mais” em situações favoráveis. O objetivo é criar diferenciais perante aos clientes, saindo na frente dos concorrentes.

A utilização na empresa

A cultura DevOps confere vantagens de competitividade para a empresa, pois permite que ela tenha características distintivas para lidar com os desafios e novidades constantes do mercado de tecnologia. As expectativas e necessidades de clientes internos e externos lhe darão vantagem tanto em nível de mercado (Market Share), como em arsenal tecnológico, para que seu setor de negócios atinja oportunidades maiores e em tempo hábil.

É interessante usar este modelo de trabalho nos projetos de uma empresa, pois permite que ela atue de duas formas distintas, necessárias para conferir fluidez e ao mesmo tempo manter estabilidade dos sistemas. O primeiro modelo, tradicional, se concentra em preservar estruturas, hierarquias e estabilidade para execução padrão das atividades da empresa.

O segundo, inovador, procura desenvolver soluções em tempo mais curto e de forma muitas vezes não convencionais, integrando equipes e colocando-as lado a lado em força-tarefa. Ele busca quebrar barreiras entre Desenvolvimento, Operações e Negócios, para atingir resultados mais rápido. Isto dá velocidade para a empresa ou mesmo tempo em que mantém a segurança.

Com este sistema Bimodal, a empresa pode desenvolver mais rapidamente, por exemplo, ferramentas para o setor de negócios propondo algo novo ao público-alvo. Como também colocar em prática uma ideia que está movimentando concorrentes e assim alcançar destaque e pioneirismo, convertendo e conquistando clientes e assim atingindo posições mais rapidamente. A TI pode ajudar desenvolvendo aplicações para esta corrida e trazer resultados que gerem cada vez mais receita.

Por isso, DevOps é um dos fatores que ajudam a melhorar os processos e automatizar tarefas. Ela adianta o lado das equipes neste sistema bimodal de se trabalhar, representando, no todo, uma grande mudança de cultura na empresa.

Os principais benefícios

Para o modo como são conduzidos projetos nas empresas, a DevOps traz benefícios de otimização de tempo e esforços propondo ciclos menores de desenvolvimento, trabalho colaborativo e quebra de paradigmas entre as áreas envolvidas. Ademais, tem como objetivo sempre gerar receita e não custos.

Integração e diminuição de tempo nos projetos

Trabalhar com DevOps também traz vantagens como integração a tendências como Cloud (inclusive as nuvens híbridas), PaaS, SaaS e IaaS, que, em conjunto, diminuem consideravelmente os custos operacionais e facilitam bastante à rotina da empresa. Assim, ela possuirá ferramentas de compartilhamento e engajamento mais amplas. Além de infraestrutura e plataformas de trabalho altamente competentes que contam com o apoio de empresas especializadas no fornecimento do serviço. Isso ajuda a migração de cultura e adaptação a um modelo mais produtivo ocorrer com menos dificuldades.

Otimização de processos e recursos

Remodelar a forma de trabalho dos setores envolvidos traz ainda benefícios no que se refere a reuso de software, redução nos esforços de entrega e flexibilidade para ter respostas mais rápidas. Auxiliando inclusive, na diminuição de índices de desajustes ao dividir projetos em etapas e testando as funcionalidades de forma intermediária.

Com a ajuda de ferramentas de automação e dashboards descomplicados, ela também acompanha mais facilmente as métricas e resultados desta implantação, executa deploys automáticos ou mais fáceis, desafoga equipes e as auxiliam a “errar menos” e a ter uma comunicação mais fluída. Além disto, otimiza processos e recursos fazendo com a que a empresa opere de forma diferenciada, utilizando eventualmente as mesmas pessoas e equipamentos, o que lhe confere vantagem.

Maior capacitação

Com a realização de treinamentos por consultorias especializadas, a empresa consegue ainda qualificar e preparar melhor seus times. Ela consegue elevar a qualidade dos trabalhos em colaboração e auxilia as equipes a serem mais receptivas à mudança cultural e a enxergar valor nesta medida.

Facilidade em intervenção proativa

Com a cultura DevOps, há integração dos grupos e facilidade em adaptar algum problema encontrado durante o projeto à melhor solução. Uma vez que pelos testes e entregas intermediárias já se consegue detectar possíveis falhas ou necessidades de adequação.

Tudo isto ajuda a empresa a atender processos e demandas com maior excelência, apoiada no uso de ferramentas de automação e resultados. Ao final, tendo sempre como foco uma mudança cultural promissora acompanhada de perto por especialistas e capaz de transformar positivamente a forma como a empresa faz negócios.

E então, agora que neste post você já conheceu os motivos e vantagens de usar a cultura DevOps em sua empresa, que tal curtir nossa página no Facebook também?

Deixar Um Comentário