Assessoria em TI: entenda de vez como funciona e vantagens!
Depois de muito tempo, a área de TI finalmente começou a ser encarada como estratégica dentro das empresas. Graças à pressão provocada pelos processos tecnológicos e pelas várias inovações na área, um negócio que não faz bom uso da tecnologia praticamente se torna um empreendimento defasado. O problema é que muitos deles não fazem ideia de como ter um setor eficiente e é aí que entra a assessoria em TI.
Como qualquer outro tipo de consultoria, em TI o objetivo é fornecer à empresa todo o conhecimento e embasamento necessário para que os seus recursos tecnológicos possam rodar com todas as funcionalidades. Mas é claro que isso é bem mais complexo do que parece.
Para entender de uma vez por todas como funciona uma assessoria em TI e realmente compreender as vantagens que ela pode gerar para os empreendimentos, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Então, é melhor ficar de olho e acompanhar até o final. Aproveite!
O que é uma consultoria em TI?
Para destrinchar melhor o que é uma consultoria em TI e não deixar dúvidas sobre que tipo de serviço é esse, vamos evidenciar o seu principal conceito: trata-se de um serviço especializado, que pode atender a diversas necessidades relacionadas à área de tecnologia. Basicamente, pode abranger desde a implementação de um sistema até o desenvolvimento de um robô.
É por isso que esse tipo de assessoria é estruturada em processos estratégicos, que vão desde o mapeamento das necessidades de uma empresa até a implementação propriamente dita das soluções identificadas como urgentes. É ela quem vai garantir que as mudanças relacionadas à TI de uma empresa alcancem toda a eficiência desejada.
Esse tipo de consultoria é especialmente importante por ser prestada por equipes especializadas nisso, ou seja, em dar suporte a empresas que não estão acostumadas com a área ou que estão fazendo novos investimentos em TI. Assim, as empresas de consultoria conseguem levar para dentro de um único empreendimento um arsenal de experiências captadas em diversos segmentos do mercado, com conhecimento técnico para solucionar praticamente qualquer questão.
Isso pode incluir serviços como:
- a melhoria dos sistemas de backup;
- a implementação de um banco de dados na nuvem;
- o desenvolvimento de sites e lojas virtuais;
- a adoção de softwares de gestão de TI;
- a adaptação e implementação de ERPs etc.
Portanto, a equipe de assessoria vai ajudar a empresa a identificar todos os requisitos indispensáveis para implementar a melhoria pretendida, sugerir as melhores soluções para o negócio, executar a implementação e ainda fornecer suporte no início do funcionamento. É um trabalho completo que tem por objetivo a satisfação do cliente.
Qual é o seu papel na empresa?
O papel da tecnologia em uma empresa é contribuir para que ela consiga estruturar melhor os seus processos organizacionais e, com isso, sair de um padrão de resultados esporádicos para algo mais constante. Já o papel da assessoria em TI é fazer com que isso aconteça de uma forma tranquila e, sobretudo, eficiente.
Então, ela acaba se fazendo necessária em diferentes momentos da existência de um empreendimento. Logo que uma empresa abre as portas, por exemplo, ela precisa ter uma infraestrutura mínima de TI, para que os sistemas internos rodem, para que haja uma rede de conexão segura e eficiente e até mesmo alguma solução de backup dos arquivos em nuvem, por exemplo.
Mas isso não significa que a empresa não precisará mais desse serviço, pelo contrário. Uma empresa em franco crescimento se depara com inúmeros momentos em que a adoção de tecnologia representa novos desafios. E aí é o momento estratégico para buscar uma assessoria.
Em geral, existem situações específicas em que a consultoria ou a assessoria em TI são cruciais. Confira a seguir!
Quando não possuir uma equipe interna
Dificilmente empresas de pequeno e médio porte terão condições de implementar equipes completas de TI desde o princípio de suas atividades. Nesse caso, uma consultoria vai ajudar a enfrentar desafios pontuais, sem abrir mão da qualidade do serviço.
Em outras palavras, o negócio aproveita todo o conhecimento e a expertise de um time experiente em TI, sem precisar contratar pessoal para isso. Além, é claro, de receber sugestões bastante valiosas sobre o que é prioritário em termos de tecnologia para o seu segmento.
Quando é preciso um serviço especializado
Em alguns casos, é importante contar com um serviço especializado, mesmo que a empresa já tenha uma equipe interna. Nessas circunstâncias, recorrer à assistência de um expert em um assunto pontual pode fazer toda diferença, como geralmente acontece com a consultoria em DevOps.
Um trabalho desenvolvido por um especialista sempre vai resultar em um diferencial competitivo valioso para o empreendimento. Então, esse é um custo que vale a pena, especialmente se o objetivo é implementar uma solução que ainda é novidade no segmento de atuação.
Quando novos projetos demandam especialistas
Há ainda aqueles casos isolados em que a empresa desenvolve um projeto específico que foge do seu foco de atuação. Suponha, por exemplo, que a empresa queira implementar uma solução de metaverso para diferenciar o posicionamento da marca. Nesse caso, ela precisa de especialistas no assunto.
Assim, a assessoria também é essencial em circunstâncias que demandam vários especialistas em diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto. Como contratar essas pessoas (e mantê-las na equipe) pode custar caro, a melhor alternativa é o outsourcing por assessoria.
Quando o desempenho dos equipamentos não está adequado
Existem, ainda, aqueles casos em que o problema maior são os equipamentos da empresa, que estão ficando defasados e impedindo o bom desempenho dos times. Mas, a verdade é que isso nem sempre é resolvido apenas substituindo as máquinas.
Com uma assessoria, a empresa pode levantar com precisão a sua demanda por configurações específicas para cada setor. Assim, as novas aquisições estarão mais alinhadas com as reais necessidades da equipe, aumentando a durabilidade e a utilidade desses equipamentos.
Como funciona esse tipo de consultoria?
A consultoria em TI é um processo estruturado, sobretudo, para levantar as necessidades reais de uma empresa e, depois, resolvê-las. Isso, é claro, prestando todo suporte nas fases de implementação de mudanças e até mesmo depois delas.
Por isso, esse serviço pode ser dividido em etapas. Confira cada uma delas a seguir!
Identificação das necessidades da sua empresa
O primeiro passo é entender o que a empresa precisa resolver. Muitas vezes, um gestor sabe que tem um problema com tecnologia defasada, mas não faz ideia do que é prioridade entre aquilo que precisa ser feito e o que o seu orçamento pode cobrir.
É por isso que o início do trabalho de um consultor é identificar a situação atual de um empreendimento, os seus objetivos como empresa e como a tecnologia pode ajudar. Depois, é fundamental fazer uma análise dos recursos tecnológicos que a empresa já utiliza e compará-los com os ideais para gerar bons resultados.
De todos esses processos, o consultor vai elaborar um plano de implementação de soluções. Nele, devem estar explícitos os problemas tecnológicos que a empresa tem (uma espécie de diagnóstico) e as propostas de melhoria. Assim, o gestor pode analisar com calma ao que aderir.
Fornecimento e configuração de softwares
A segunda etapa diz respeito a criar o ambiente propício para que a mudança aconteça. Isso envolve realizar a instalação de novos softwares e hardwares, executar as configurações mais recomendadas e até mesmo preparar as equipes para trabalhar com eles.
É aqui que as máquinas são substituídas e que novos sistemas são implementados. Em geral, a substituição ou a implementação dos softwares costuma demorar mais do que a dos hardwares, por isso, é preciso planejar bem um cronograma para o processo.
Esse pode ser um trabalho em conjunto com aqueles profissionais “responsáveis” pela TI internamente, mesmo que não haja uma área determinada para isso. É preciso que alguns colaboradores tenham o mínimo de conhecimento possível para que os sistemas rodem adequadamente ou ao menos para identificar quando é hora de recorrer ao suporte.
Capacitação dos usuários finais
É muito importante que o consultor inclua na sua entrega algumas etapas de treinamento e orientação para os times de trabalho. Ainda que ele implemente a melhor tecnologia possível para um empreendimento, ela não valerá de nada se as pessoas não souberem como usar.
Dentro desse processo de transição, será necessário preparar as pessoas para que elas consigam utilizar, sozinhas, os sistemas que foram adotados. Então, além de um treinamento direto que deve ser fornecido, também é importante disponibilizar um canal de suporte e atendimento para tirar dúvidas.
Obviamente, o consultor não pode e nem deve ficar à disposição de uma equipe de forma vitalícia. Por isso, é necessário definir um prazo durante o qual os colaboradores terão direito a acionar esse serviço. Depois, eles deverão estar aptos a usarem o sistema por conta própria.
Quais são as vantagens de contar com uma assessoria/consultoria?
Se você ainda não sabe como vender uma solução de assessoria ou consultoria ao seu cliente, está na hora de ficar de olho nas principais vantagens que ela pode gerar para a empresa. Assim, você terá melhores argumentos para utilizar no momento da negociação. Acompanhe!
Ajuda no desempenho de TI
Por mais que você tenha uma equipe interna de TI, pode parecer difícil ampliar sua perspectiva sobre o trabalho olhando apenas internamente. Ao contratar uma assessoria, você traz de fora um profissional que está em contato com vários segmentos de atuação, além de estar em constante atualização.
Isso é importante principalmente quando analisado que, do ponto de vista do consultor, o core business dele é a TI. Enquanto isso, o seu pode estar dividido entre tecnologia e os objetivos estratégicos da empresa para a qual trabalha. Por isso, os resultados obtidos em parceria podem ser muito melhores para o desempenho de TI.
Potencializa os resultados
Os resultados de uma empresa são uma consequência de um agregado de processos bem executados. Quando os aspectos operacionais de um negócio deixam de funcionar como o desejado — especialmente em função de problemas com tecnologia — os seus resultados decaem.
Por outro lado, quando você conta com o olhar crítico de um especialista pensando em detalhes que podem ser aprimorados do ponto de vista tecnológico para que a sua empresa seja mais eficiente, você cria um diferencial competitivo. Suas equipes trabalham mais motivadas, executam suas tarefas mais rápido e os clientes ficam mais satisfeitos, ou seja, todo mundo ganha.
Aumenta o foco das equipes
Em geral, pode ser bastante difícil para uma equipe focar nas suas funções se ela tiver que se preocupar com um sistema que não roda, uma rede de internet que trava ou um programa que não atualiza as informações adequadamente. Lembre-se que a expertise das pessoas não é TI, por isso, seu foco não deve estar na TI.
Assim, quando o negócio recorre à assessoria em TI, ele garante que todos os recursos tecnológicos estejam funcionando da melhor maneira possível. Isso representa mais tempo livre para que os times se concentrem no seu trabalho, sem precisar fazer pausas para resolver questões técnicas.
Dispõe de especialistas
Para empresas que não contam com equipes de TI, pode ser bastante frustrante ficar tentando resolver problemas de tecnologia sem o conhecimento suficiente para isso. Por isso, é fundamental contar com uma assessoria de qualidade, que disponha de especialistas em áreas específicas e que contribua para a adaptação do time às mudanças.
Com a consultoria, as pessoas que fazem parte do negócio podem recorrer a quem entende do assunto para tirar suas dúvidas e buscar orientações. Isso ajuda a dominar os sistemas e alcançar melhores resultados com as ferramentas à disposição.
Garante um bom custo-benefício
Manter uma equipe interna de TI com toda a infraestrutura necessária é caro e só vale a pena para negócios robustos. Por isso, a consultoria pode acabar sendo a melhor opção para quem possui negócios menores e um orçamento reduzido.
Trazer um especialista de fora faz com que a sua equipe tenha um serviço de alta qualidade e por um preço que cabe no orçamento. Isso acaba com problemas como:
- a contratação barata de profissionais inexperientes;
- os custos com admissão, exames, impostos, treinamentos e infraestrutura;
- a manutenção de um setor de TI com todos os equipamentos etc.
Amplia a segurança para as informações corporativas
Se você trabalha com um banco de dados, certamente já deve ter percebido a necessidade de reforçar a segurança das suas informações. Nesse caso, a assessoria em TI também pode ser muito útil, já que ela pode realizar a auditoria dos seus processos e identificar potenciais vulnerabilidades dos seus sistemas.
Assim, o próprio consultor pode sugerir pontos de melhoria e soluções que reforçariam a sua segurança. Além, é claro, de promover pequenos treinamentos que podem preparar melhor as suas equipes para lidar com situações cotidianas que colocam as informações e dados da empresa em risco.
O que levar em conta na hora de escolher a assessoria em TI?
Se você já está convencido de que precisa de uma consultoria de TI para potencializar qualquer aspecto da sua empresa, está na hora de descobrir o que levar em conta na hora escolher o melhor serviço para essa assessoria. Para ajudar, elencamos algumas dicas que vão facilitar significativamente a sua vida, então, fique de olho!
Busque entender os serviços da empresa
É importante que você dedique tempo para conhecer melhor os serviços que a empresa de assessoria em TI oferece. Apesar de todas elas trabalharem com consultoria, cada uma foca em pontos distintos e eleger uma que esteja alinhada às suas necessidades pode otimizar os resultados.
Então, se você já tem uma ideia do que quer resolver internamente, pode focar nas maiores referências na área. Se ainda não sabe, então, talvez seja uma boa ideia direcionar sua atenção para empresas que costumam fazer uma boa varredura na sua TI em busca de pontos de melhoria.
Conheça a reputação da marca
Também é fundamental que você investigue a reputação da marca. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como analisando os comentários dos consumidores nas redes sociais, buscando as avaliações online e até mesmo conversando com outros clientes que já usaram os serviços.
Observar como a marca se posiciona virtualmente também é interessante. Ela produz conteúdos que geram valor para otimizar a tecnologia da sua empresa? O atendimento presta respostas rápidas e alinhadas com o que foi perguntado? Isso tudo contribui para aumentar a confiança na relação.
Solicite uma amostra
Algumas empresas compartilham algumas amostras dos resultados obtidos com projetos anteriores, como uma espécie de portfólio para que você compare a situação inicial do cliente e o que foi alcançado com a consultoria. Esse é um recurso válido para entender o potencial de transformação da solução.
Assim, você pode analisar esses cases avaliando as métricas usadas para mensurar resultados, a forma como a empresa conduziu a resolução de desafios e vários outros aspectos. É como obter uma prévia do trabalho e entender se ele serve ou não para o que você quer.
Avalie o histórico e experiência da equipe
Se for o caso, você pode buscar mais informações sobre os profissionais que compõem o time de especialistas de consultoria. Você ainda pode pedir dados sobre a sua formação, especializações e até mesmo experiências, entendendo melhor como eles podem ajudar.
Quanto mais atualizados forem os profissionais, maiores as chances deles trazerem ideias disruptivas para o seu negócio. Por isso, valorize empresas que estão sempre testando novas soluções e participando de eventos na área de TI.
Observe os clientes
Com quais marcas a empresa já trabalhou? O seu histórico de clientes acaba sendo um ótimo currículo quando a ideia é entender a maturidade do negócio e a experiência que os assessores vão trazer para a sua empresa. Quanto mais variadas as empresas atendidas, maior o arsenal de recursos também.
Além disso, consultores que já estiveram em contato com grandes marcas e companhias também vêm com uma bagagem maior de conhecimento. Consequentemente, isso pode ser benéfico para a sua empresa, gerando ainda mais valor para o serviço prestado.
Considere as habilidades sociais
A assessoria de TI também exige uma boa comunicação, empatia e habilidades sociais em geral. Seja para identificar as fragilidades da empresa ou para tratar com as equipes, o consultor precisa saber lidar com pessoas de maneira satisfatória.
Como ele atuará como uma espécie de orientador dos times, precisa ser bom com pessoas e trabalhar de forma colaborativa. Por isso, um contato prévio com o consultor também pode ser interessante para fazer a sua escolha de fornecedor.
Pesquise as tecnologias e metodologias
No site, na página de apresentação da empresa, deve haver informações sobre as tecnologias e metodologias que os seus consultores dominam. Esse é um ponto comum básico que deve ser avaliado para entender se o negócio tem ou não condições de atender às suas necessidades.
Então, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre que métricas os profissionais usam para mensurar os resultados, quais são seus métodos de diagnóstico, que ferramentas estão à disposição e assim por diante. Isso pode servir para aumentar a sua segurança em relação ao trabalho.
Como você viu ao longo deste conteúdo, a assessoria em TI é um instrumento que visa qualificar os processos tecnológicos dentro da empresa, sem pesar no seu orçamento, na maioria dos casos. Ela é pensada para atribuir mais expertise a áreas específicas, que nem sempre requerem um profissional em tempo integral à disposição da empresa.
É claro que esse tipo de serviço pode ser usado para diversas outras finalidades, desde o monitoramento de TI até a implantação de soluções pontuais ou mesmo a auditoria de processos já existentes. A ideia é levar para o ambiente interno uma visão externa e mais abrangente sobre o que funciona e o que já não cumpre tão bem com as funções esperadas.
Então, se este conteúdo foi útil para você, sugerimos que você comece a considerar a possibilidade de contar com uma assessoria em TI sempre que for dar início a um processo que as suas equipes não dominam. Além de atribuir mais qualidade à implementação, esse apoio vai permitir que o seu time foque no core business.
Gostou do que viu por aqui? Então, está na hora de entrar em contato e tirar as dúvidas que restaram!