fbpx
Como desenvolver uma equipe de TI de alta performance na sua empresa?

Como desenvolver uma equipe de TI de alta performance na sua empresa?

Sempre que se fala em TI de alta performance, muitos gestores são céticos quanto ao conceito por não acreditarem que seja possível otimizar os atendimentos do setor na busca por melhores resultados.

Contudo, a aplicação de algumas ações é capaz de fazer com que a área de TI e seus colaboradores possam sofrer uma transformação, deixando de viver apenas para apagar incêndios para começar a ter um papel estratégico dentro das organizações.

Ao longo deste post, vamos falar um pouco mais acerca da TI de alta performance, do que se trata esse conceito e algumas dicas simples, porém valiosas de como você pode aplicar esse modelo de trabalho em seu time de TI. Confira!

Qual a importância de uma equipe de TI de alta performance?

A equipe é tão boa quanto o seu pior membro. Você já ouviu essa frase ou algo semelhante a ela? Essa é uma afirmação verdadeira também quando falamos de times de TI. O desempenho da equipe é tão importante quando a capacidade individual de seus membros.

Um time de TI de alta performance pode fazer uma grande diferença para os negócios de uma empresa, fazendo com que ela esteja muito melhor preparada para se posicionar no mercado e enfrentar seus concorrentes, mostrando seus diferenciais.

Para que isso aconteça, é preciso haver sinergia, ou seja, um trabalho em conjunto e um senso real de equipe, não apenas um grupo de pessoas que trabalha junto em um ambiente ou setor, mas que estão unidas por um objetivo claro, utilizar a tecnologia para garantir uma maior capacidade estratégica para a organização.

Um time de alta performance é uma equipe formada por pessoas motivadas e comprometidas em utilizar as suas habilidades para obter resultados para a empresa aumentando o seu desempenho. Isso significa fazer o máximo com os recursos disponíveis.

A alta performance atingida por um time de TI pode transformar a empresa, levando-a a outro patamar no mercado, disputando com players com mais tempo de atuação e mais recursos disponíveis. A tecnologia é um agente transformador e estratégico e usufruir o seu máximo apenas melhora as condições de uma empresa.

Como montar uma equipe de alta performance?

Buscar a qualidade das ações

Uma equipe de alta performance em TI deve sempre buscar pela qualidade e desempenho em suas ações, encarando esse valor como um de seus princípios de trabalho. E para que ele seja incorporado pelo time, o ideal é ter algum tipo de documentação, na qual seja descrito a qualidade esperada em cada ação, buscando sempre atender as demandas apresentadas.

A satisfação do cliente, interno ou externo, deve estar presente em todas as ações, visando evitar o retrabalho, que atrasa a realização de outras atividades e pode consumir um tempo preciosos do time.

Inserir uma cultura de alta performance

Os princípios e valores de uma cultura de alta performance nem sempre são simples de se inserir na equipe, principalmente por se tratar de uma mudança de atitude no trabalho, o que pode encontrar certa resistência em um período inicial.

Contudo, é preciso mostrar que as mudanças realizadas beneficiam também os colaboradores, que poderão deixar de apenas apagar incêndios constantemente, e tomarão uma postura mais estratégica, agindo de forma proativa. É preciso que todos estejam comprometidos com o novo paradigma de alta performance, agindo conforme é necessário.

Focar na agilidade

Dentro de uma cultura de alta performance não há espaço para a demora na resolução de problemas. Tudo precisa ser entregue o mais rápido possível, focando na continuidade dos negócios. Por exemplo, caso o RH tenha um problema no processamento da folha de pagamento dos funcionários por conta de um erro de sistema, todas as alternativas devem ser analisadas de forma rápida e escolhida a que seja mais ágil.

Criar metas claras

Ninguém pode chegar de forma rápida a algum lugar se não conhece o caminho. Dentro do mundo corporativo é a mesma coisa e o nosso mapa, nesse caso, são as metas e objetivos.

automatizacao deployPowered by Rock Convert

Traçar uma meta para cada ponto da TI permite um alinhamento dos colaboradores com os objetivos que se esperam da TI, auxiliando eles a entender o que precisa ser feito e qual o papel de cada um para que isso possa ser alcançado.

Dentro da TI temos várias metas que podem ser utilizadas como um norte para os colaboradores como:

  • redução de bugs;
  • agilidade de entrega;
  • segurança da informação;
  • cumprimento de prazos.

Esses são apenas alguns exemplos simples, mas que podem ser aprofundados. Lembrando que para que uma meta poder ser utilizada com sucesso ela deve seguir os seguintes pontos:

  • específica;
  • mensurável;
  • alcançável;
  • relevante;
  • período bem definido.

Estruturar processos e metodologias

Para que a TI possa alcançar a alta performance, o setor deve contar com processos e metodologias muito bem estruturadas, permitindo assim que o trabalho seja realizado de forma ágil e não haja dúvidas acerca das tarefas do colaborador.

Por exemplo, imagine que um membro da equipe seja solicitado para realizar a manutenção de uma máquina. Nesse caso, ele pega o dispositivo e deve fazer uma série de atividades como a formatação e a inserção de programas.

Caso o processo não tenha uma ordem definida, ele pode ficar um pouco perdido. Quando temos um processo estruturado, nesse caso, existiria um documento com o passo a passo da atividade, o que auxiliaria o colaborador a realizar a ação rapidamente.

Além disso, estamos vivendo um aumento da terceirização de atividades repetitivas, o que é bom para as empresas, já que elas podem focar seus colaboradores para o core do negócio, buscando cumprir seus objetivos estratégicos.

Utilizar as ferramentas corretas

Mesmo que seus colaboradores estejam motivados, conheçam suas atividades e tenham métodos estruturados de ação, a falta de tecnologias apropriadas para o cumprimento de suas atividades diárias também pode se tornar um desafio.

Investir nas soluções corretas de TI, desenvolvimento de software, segurança da informação, monitoramento de rede e várias outras ferramentas pode ser a solução para agilizar ainda mais as atividades de seu time de tecnologia.

Várias soluções podem apoiar o alcance das metas traçadas, aumentando a capacidade e performance do time na execução e acompanhamento das suas tarefas diárias, maximizando os resultados alcançados.

Treinar seus colaboradores

Por fim, a última dica que temos para você, talvez, seja a mais importante de todas, afinal, o mercado de tecnologia traz algo novo todos os dias e ficar de olho nessas mudanças é um diferencial.

O treinamento é um passo fundamental para desenvolver uma equipe de alta performance, que esteja capacitada para lidar com os desafios diários, munida de conhecimento, habilidade e atitude aprimorados.

Empresas como a Gaea fornecem treinamento especializado em DevOps e também em consultoria e suporte, prestando toda a assistência que sua empresa precisa para alcançar a alta performance.

Quer saber como nós podemos ajudar você e seu time de TI? Entre em contato conosco agora mesmo!

guia de ferramentas devopsPowered by Rock Convert

Deixe um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.