fbpx

Provisionamento de ambiente de desenvolvimento: como melhorá-lo?

Na hora de desenvolver um software, o time de TI precisa ter acesso a uma série de elementos. É necessário ter equipamentos que suportem o trabalho, orientações sobre o projeto, ferramentas necessárias e, até mesmo, um local virtual no qual o software será desenvolvido. Esse é o chamado ambiente de desenvolvimento.

Dessa forma, o provisionamento de ambiente de desenvolvimento é o processo de implementar e fornecer todos os insumos necessários para que o time desenvolva o software, criando um local no qual as aplicações são desenvolvidas. Ele é realizado no computador que o desenvolvedor utiliza e precisa conter todas as ferramentas necessárias. Além disso, ele deve ser semelhante ao ambiente de aplicação, ou seja, local no qual o software será utilizado.

Quer saber a importância desse processo para o teste de aplicação e quais são os principais passos para melhorar esse processo? Então, continue a leitura e descubra!

A importância de um bom provisionamento de ambiente de desenvolvimento

Os desenvolvedores do seu time de TI precisam contar com uma estrutura adequada na hora de realizar os projetos da sua empresa. Dessa forma, o ambiente de desenvolvimento é o que permite que eles programem com qualidade, tendo à mão todas as ferramentas e informações necessárias para fazer boas entregas, dentro do prazo estabelecido.

Porém, a importância de um bom provisionamento de ambiente de desenvolvimento vai além. Isso porque, como você já sabe, durante o desenvolvimento do software e ao final do processo, é necessário testar todas as suas funcionalidades. Isso é o chamado teste de aplicação, realizado em um ambiente de teste.

Agora imagine que o seu ambiente de desenvolvimento seja muito diferente do ambiente de teste e, inclusive, do qual o software será utilizado (ambiente de aplicação). Provavelmente, na hora de colocar o produto em uso, aparecerão uma série de problemas que não foram identificados pelo desenvolvedor.

Dessa forma, um bom provisionamento de ambiente de desenvolvimento é também essencial para que o teste de aplicação seja rodado de forma adequada. Dessa forma, é possível aumentar a qualidade final do software desenvolvido, evitar retrabalhos para o desenvolvedor e, inclusive, aumentar a produtividade do time como um todo.

Como melhorar o provisionamento de ambiente de desenvolvimento

Diante da importância desse processo, entenda agora como é possível melhorar esse processo com as nossas dicas de ouro!

Entenda quais são as ferramentas necessárias

O primeiro passo para melhorar o provisionamento de ambientes de desenvolvimento é entender quais são as ferramentas necessárias para que o projeto seja realizado. Portanto, estude muito bem as demandas do cliente e quais são as principais atividades que serão desenvolvidas pelo seu time de TI.

A partir disso, comece a inserir todas as ferramentas necessárias para que a atividade seja realizada até o final. Caso tenha dúvida em relação a algum dos pacotes, inclua também. Afinal, é melhor ter um ambiente completo do que descobrir, no meio do projeto, que algumas ferramentas estão faltando.

Garanta a homogeneidade

Quando há várias pessoas trabalhando em um mesmo projeto, o que é muito comum dentro de empresas, é importante garantir a homogeneidade no provisionamento de ambiente de desenvolvimento.

automatizacao deployPowered by Rock Convert

Isso significa que todos os colaboradores devem ter acesso às mesmas ferramentas e a uma estrutura semelhante, de forma a garantir que todos têm acesso às mesmas condições de desenvolvimento.

Pense no ambiente de teste e de aplicação

Durante a realização de um projeto, além de uma estrutura adequada para o desenvolvimento do projeto, o seu time de TI também precisa de um ambiente de testes. Após a conclusão do projeto, o software é rodado no que é chamado de ambiente de aplicação, ou seja, o destino final do produto desenvolvido.

Portanto, na hora de realizar esse processo, é essencial que você leve em consideração as características dos ambientes de teste e de aplicação, de forma a garantir uma certa semelhança entre eles. Com isso, você aumenta a qualidade do produto e ainda evita erros inesperados, que geram retrabalho para a equipe.

Permita a mudança de equipamento

Algumas vezes o time precisará trabalhar em outras máquinas para terminar o projeto, além da que fica na empresa. Dessa forma, é importante permitir também a mudança de equipamento sem necessidade de mudar o ambiente de desenvolvimento ou ter que configurar tudo novamente.

É aí que a computação em nuvem ganha destaque. Continue a leitura e entenda como ela pode ser central para garantir a qualidade desse processo.

O papel da tecnologia em nuvem para o provisionamento de ambiente de desenvolvimento

Você já sabe o que é computação em nuvem e provavelmente já utiliza essa tecnologia na empresa. Porém, já pensou em como ela pode ajudar no provisionamento de ambiente de desenvolvimento?

Para entender como isso acontece, imagine que o seu colaborador utilizou um dos computadores da empresa para iniciar um projeto. No dia seguinte, quando chega para continuar as atividades, utiliza uma outra máquina, uma vez que a primeira está ocupada. Ou, talvez, ele se lembre de alguma etapa ou erro e decide terminar o código em casa, utilizando o computador próprio.

Se ele tiver que recuperar todos os arquivos e realizar novamente o provisionamento de ambiente de desenvolvimento, o trabalho pode ser impedido. Dessa forma, quando você realiza esse processo em nuvem, utilizando essa tecnologia para criar essa estrutura, o colaborador é capaz de ter acesso a todas as ferramentas e informações necessárias para concluir o projeto em qualquer equipamento, dependendo apenas de um computador e uma internet de qualidade.

Portanto, a computação em nuvem pode ajudar a quebrar barreiras físicas no desenvolvimento do software, que pode ser feito de qualquer lugar. Dessa forma, a sua equipe fica mais produtiva e a probabilidade de que ela gere resultados de alta qualidade também passa a ser maior.

Como você pode perceber, melhorar o provisionamento de ambiente de desenvolvimento é essencial para garantir softwares de qualidade e uma alta produtividade no time. Isso porque o time tem acesso a todas as informações e funcionalidades necessárias para a realização das atividades. O resultado é um produto de qualidade, aumentando a satisfação dos clientes e, consequentemente, o sucesso da empresa.

Quer saber mais sobre como fazer isso? A Gaea pode ajudá-l0 a melhorar o provisionamento de ambiente de desenvolvimento, e também a aumentar a qualidade do trabalho do seu time de TI como um todo. Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e conheça as nossas soluções!

guia de ferramentas devopsPowered by Rock Convert

Deixar Um Comentário