fbpx

Treinamento de equipe de desenvolvimento de TI, como realizar?

O treinamento de equipe se faz constantemente necessária pois a área de TI é bastante dinâmica e, por isso, novas soluções, conhecimentos, ferramentas, técnicas e metodologias são criadas rotineiramente para conseguir tornar as atividades realizadas mais eficientes no dia a dia.

Isso gera, porém, uma demanda considerável: a realização de treinamentos para atualizar seus colaboradores sobre o que está sendo utilizado no mercado e que pode ser implementado, com o objetivo de minimizar erros, melhorar produtividade e alinhar as atividades de acordo com as diretrizes da sua empresa.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar algumas dicas de como promover um treinamento de equipe que seja, de fato, eficiente. Boa leitura!

Defina uma periodicidade para o treinamento

O mercado de TI é altamente dinâmico. Por isso, é normal que muitas questões que foram ensinadas em treinamentos anteriores necessitem de atualizações. Diante disso, é necessário estabelecer execuções periódicas sobre determinados temas.

Por exemplo, quando falamos em segurança da informação, é normal que, constantemente, ocorram criações de novos protocolos, ferramentas e normatizações de condutas que possam contribuir positivamente para a proteção dos dados do seu negócio.

Diante disso, é preciso que seus colaboradores sejam atualizados, constantemente, sobre as melhores técnicas, procedimentos e formas de agir, segundo as principais diretrizes aplicadas no mercado atualmente.

Analise quais são as principais demandas e tendências do mercado no qual está inserido

O mercado de TI tem as suas tendências, seja com metodologias, seja com protocolos, aplicações, soluções, modelos de computação, entre outros. As empresas que não dominam aquilo que está sendo mais utilizado, dentro de sua área de atuação, poderão ficar para trás e perder vantagem competitiva.

Por isso, é fundamental analisar quais são as principais demandas existentes para sua área de atuação e tendências que estão sendo usadas para resolver problemas gerais existentes na TI.

Algumas das principais tendências, e que seus funcionários devem dominar, são:

Pense em treinamentos que realmente agreguem de forma positiva

Outro ponto fundamental ao se pensar no aprendizado para os colaboradores da área de TI, é tornar o conhecimento adquirido funcional. Não adianta, por exemplo, realizar um treinamento para uma determinada tendência do setor, mas aquilo não ser aplicável dentro da rotina da sua empresa.

Por exemplo, não adianta capacitar seus colaboradores para uma determinada linguagem de programação se a sua empresa não trabalha com elas e nem tem pretensão para isso. O investimento para esse tipo de treinamento de equipe poderia ser aplicável para outros conhecimentos que realmente possam se tornar úteis e funcionais no ambiente empresarial.

Então avalie: quais são as necessidades, demandas, questões e dores do seu negócio e como determinados cursos e aprendizados podem auxiliar a, de fato, resolver essa questão.

Estruture o processo de treinamento

Se estamos falando de manter uma maior constância no processo de elaboração de treinamentos, é fundamental que ele seja devidamente estruturado, para que a organização possa se programar devidamente para este fim.

Afinal, é preciso pensar no local em que será aplicado o treinamento (caso seja feito in loco), os recursos que serão necessários, qual será o melhor dia para que se adéque à rotina da maioria dos colaboradores envolvidos, se será necessário parar um dia de trabalho ou se poderá ser realizado fora do horário de serviço, entre outros pontos.

Além disso, a estruturação passa por outras questões, tais como:

  • definir as metas do treinamento e torná-las claras para todos os participantes;
  • identificar quais são os softwares que mais se adéquam a cumprir os objetivos propostos para o treinamento;
  • qual a infraestrutura necessária para sua realização (recursos tecnológicos, físicos e, também, questões como hospedagem de possíveis ministradores dos cursos, entre outros);
  • escolha da ferramenta de e-learning adequadas;
  • implantação do conhecimento adquirido nas rotinas de trabalho.

Ofereça a possibilidade de treinamento online

Uma forma de realizar os treinamentos sem interferir nas rotinas de trabalho e obter bons resultados é oferecer a possibilidade de treinamento online. Por meio disso, os colaboradores poderão se capacitar no conforto de casa ou em brechas que ocorram durante as rotinas de trabalho (por exemplo, um tempo livre após o período de almoço), seguindo seu próprio ritmo.

O treinamento online está em consonância com as transformações digitais recentes e possibilita que cada funcionário aprenda os conteúdos no seu ritmo, podendo revisitar pontos nos quais tenha ficado em dúvida. É uma possibilidade bem interessante, principalmente se a sua empresa conta com funcionários que trabalham remotamente.

Porém, é fundamental que os gestores estabeleçam um prazo máximo para o cumprimento do curso, a fim de evitar que a procrastinação possa comprometer a finalização do aprendizado. Ele também deve contar com métodos de avaliação, para que se possa verificar se a pessoa realmente absorveu o que foi passado.

Implemente os conhecimentos dos treinamentos em sua empresa

A partir dos ensinamentos passados nos treinamentos, sejam eles in loco ou online, é fundamental aplicar o que foi passado nas rotinas da empresa, tornando o aprendizado funcional. Lembre-se de que, como falamos no tópico sobre estruturação, todo treinamento visa cumprir um objetivo internamente. Então, é hora de fazer o conhecimento realizar o seu papel.

Por exemplo, um treinamento sobre segurança de informação traz uma série de protocolos que podem ser aplicados para minimizar o risco de ações de cibercriminosos em sua empresa de TI.

Para que esse conhecimento se torne funcional, as práticas aprendidas devem ser incorporadas na cultura da empresa, tornando-se recomendadas — ou, em alguns casos, obrigatórias — para a realização das atividades internas.

Caso contrário, os conhecimentos se tornam muito abstratos e, caso o colaborador não tenha disciplina, dificilmente será aplicado no ambiente interno da empresa.

Por isso, é papel dos gestores criar mecanismos para que os funcionários utilizem essas soluções em suas rotinas. Afinal, se ele cumpre um objetivo na empresa, é fundamental que seja implementado adequadamente.

Escolha uma consultoria para realizar os treinamentos

Para que o treinamento seja, de fato, eficiente, é fundamental que ele seja ministrado por pessoas competentes, sérias, com bom conhecimento de área e capazes de, por meio de uma boa didática e estudo prévio, adequar o aprendizado para a realidade do negócio.

Para isso, você pode contar com uma consultoria especializada nesse tipo de serviço. Os responsáveis conversarão com os gestores para entenderem quais são as principais atividades realizadas, as soluções implementadas, o perfil da organização e dos funcionários, de forma a proporcionar uma experiência personalizada e diferenciada para todos.

Quer realizar treinamento de equipe de forma impecável? Conte com a Gaea. Entre em contato e tire suas dúvidas com um de nossos consultores.

2020-01-14T09:26:14-03:00Categories: Desenvolvimento|Tags: , , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário