Na hora de entregar o software para o seu cliente, você está sujeito à ocorrência uma série de erros que comprometem não apenas a qualidade do produto como, também, a satisfação do cliente com a sua empresa. Dessa forma, adotar estratégias para minimizar os erros na entrega de software é essencial para garantir o sucesso do seu trabalho.

Porém, você sabe como fazer isso? Entende quais são os principais erros e como evitá-los no momento de entregar o software para o cliente? Se não, está na hora de descobrir!

Leia e entenda mais sobre as melhores estratégias para minimizar esse tipo de erro!

Os principais erros na entrega de software

Ao final do desenvolvimento de um software, diversos tipos de erros podem aparecer quando o cliente começa a utilizá-lo. Em primeiro lugar, pode ser que o software não atenda a todos os requisitos definidos no escopo. Ou seja, algumas funcionalidades podem não existir ou apresentarem problemas.

Também pode ser que, durante o uso, apareçam bugs ou mensagens de erro para o cliente, impossibilitando que ele utilize o software como deveria. Tudo isso faz com que a sua equipe tenha que trabalhar para corrigir esses problemas o mais rápido possível.

Isso significa, para o cliente, um maior tempo de espera para começar a utilizar o software integralmente. Para a sua equipe, esse tipo de erro é sinônimo de retrabalho e prazos apertados para resolver o problema complexo que surgiu, gerando insatisfação e estresse no time.

Boa práticas para minimizar os erros na entrega de software

Para evitar esse tipo de erro, é essencial que você invista em algumas estratégias. Descubra agora as principais delas!

Cuide do planejamento e escopo do projeto

Para minimizar os erros no final do projeto, ou seja, quando o software é entregue ao cliente, é essencial planejar muito bem todas as atividades. Portanto, destrinche o projeto em etapas menores, com prazos e responsáveis por cada uma delas bem definidos.

Além disso, é importante entender quais são os resultados esperados, tanto nas etapas quanto no produto final. Portanto, crie um escopo do projeto, com clareza de todos os requisitos de um software de qualidade.

Invista em testes contínuos

Muitas vezes, o time de TI testa o produto apenas no final do processo. Nesse momento, você pode descobrir erros e problemas que ocorreram logo no início e influenciam todo o funcionamento do software. Dessa forma, é preciso refazer todos o código para corrigi-lo.

É aí que entram os testes continuos como um grande aliado. Ele consiste no processo de testar o software e identificar os problemas e erros continuamente, durante toda a criação do produto. Com isso, você descobre problemas logo no início e é capaz de solucioná-los rapidamente, sem afetar a qualidade do produto final.

Melhore a comunicação e integração do time

O desenvolvimento de um software envolve o trabalho de várias pessoas. Cada um é responsável por uma etapa do desenvolvimento e os seus resultados impactam o produto final como um todo.

Dessa forma, é essencial garantir que todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento do software se comuniquem da melhor forma possível. Eles precisam ter consciência do papel e trabalho de cada um dos colegas, além de colaborarem na hora de resolver problemas e controlar prazos.

Controle as versões de software

Quando se fala na criação do código, é importante lembrar que várias pessoas podem participar diretamente dessa construção. Isso significa que o código base é alterado diversas vezes, por pessoas diferentes. Uma dessas alterações pode ser a responsável por determinado erro no produto final.

Dessa forma, uma estratégia para minimizar os erros na entrega de software é controlar as versões. Isso significa que você pode contar com uma ferramenta que registra todas as alterações realizadas no código fonte de forma a garantir que, caso ocorra algum problema, você seja capaz de identificar a alteração responsável por ele e retornar ao código inicial.

Capacite o time

Por fim, uma das estratégias centrais para garantir o mínimo de erros no momento de entrega de software é contar com um time altamente capacitado. Isso não inclui apenas a capacitação técnica dos profissionais, mas também outras competências comportamentais ou relacionadas à cultura da empresa.

Portanto, invista em cursos e treinamentos para o time. Para escolher os melhores para a sua equipe, o ideal é mensurar as competências que eles já têm e, a partir disso, identificar as capacitações mais indicadas.

Como avaliar a qualidade da entrega do software

Para garantir uma entrega de software de excelência, é essencial entender também como mensurar a qualidade do produto. Entenda agora como fazer isso de forma eficiente:

  • documente todo o processo e o código, investindo na gestão do conhecimento ao longo do tempo dentro da empresa;
  • verifique os requisitos e o escopo definidos no início do processo e teste o produto final de forma a identificar se todos eles estão presentes no software que será entregue ao cliente;
  • lembre-se de que velocidade não é sinônimo de qualidade e, portanto, tenha clareza do tempo necessário para a criação de um produto de qualidade;
  • mantenha uma comunicação transparente e fluida com o cliente, dando todo o suporte necessário para a implementação do software e correção de possíveis erros;
  • colete feedback, tanto com a equipe quanto com o cliente, de forma a identificar possíveis problemas e corrigi-los nos próximos projetos;
  • mensure indicadores ao longo de todo o processo, estabelecendo metas e adotando estratégias eficientes para que elas sejam atingidas.

Os erros na entrega de software causam uma série de transtornos, tanto para o cliente quanto para a sua equipe. Além disso, eles são mais difíceis de corrigir e exigem maior investimento do que os erros identificados ao longo do processo de criação.

Sendo assim, aproveite as nossas boas práticas para começar, agora mesmo, a investir na redução desse tipo de erro e melhore a qualidade das entregas de software na sua empresa!

A GAEA tem soluções em todas essas etapas para a sua empresa. Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e descubra como podemos ajudar!