Imagine conseguir integrar a equipe de desenvolvimento de software com a de operações de TI de forma a agilizar e melhorar a qualidade dos resultados da sua empresa. Pois saiba que essa é a proposta do DevOps, uma metodologia ágil baseada nas melhores práticas para o setor de TI das empresas.

Ele otimiza o trabalho e aumenta a integração entre o time de TI como um todo, permitindo uma comunicação fluida e potencializando os resultados gerados. Um dos princípios dessa metodologia é a execução de testes contínuos, o que significa que você deve testar todos os projetos durante todo o ciclo de vida do software — ou seja, antes, durante e após a finalização de cada um.

Quer saber como fazer isso? Então descubra quais são as melhores práticas para fazer testes contínuos de DevOps agora mesmo!

Como fazer testes continuos de DevOps

Automatize os testes

Quando você implementa os testes contínuos de DevOps na empresa, aumenta muito a carga de trabalho da equipe que realiza essa atividade. Afinal, é necessário realizar um número maior de testes para garantir a implantação da metodologia da melhor forma possível. Portanto, uma solução essencial para o sucesso do DevOps é a automatização de testes. Existem diversas ferramentas nas quais é possível realizar essa tarefa com simplicidade e é preciso que você descubra qual delas é a mais adequada por você.

Nesse aspecto, vale lembrar que o objetivo não é automatizar tudo, mas sim o necessário. Portanto, faça um diagnóstico na sua empresa e entenda quais são as áreas e testes que precisam ser automatizados de forma a gerar os melhores resultados e potencializar o uso dos recursos disponíveis no seu negócio.

Capacite a equipe

O DevOps é mais do que uma metodologia, exigindo uma mudança de cultura no setor de TI da empresa. Portanto, é essencial investir na capacitação da equipe, tanto para realizar os testes contínuos quanto para implementar o DevOps como um todo na organização. Portanto, capacite a equipe para utilizar as ferramentas de testes e executar as rotinas predefinidas. Além disso, ministre treinamentos para que os colaboradores sejam capazes de utilizar as ferramentas de DevOps com qualidade, entendendo os objetivos da mudança e a atuação de cada um no sucesso do projeto.

Mensure resultados periodicamente

Mensurar resultados periodicamente é essencial para garantir que os testes contínuos estão na direção correta. Além disso, essa prática também ajuda a diagnosticar problemas recorrentes, embasando a criação de planos de ação para evitá-los. Portanto, escolha métricas relevantes e estipule indicadores e metas para cada um dos processos. Aproveite para entender quais são os resultados dos testes contínuos e da automação dentro da empresa, buscando por formas de aumentar a qualidade dessas práticas.

Com os resultados em mãos, faça análises e relatórios que embasem a tomada de decisão sobre o futuro dos testes dentro da empresa.

Crie práticas rotineiras

Cada uma das fases do ciclo de vida de um software exige testes diferentes. Portanto, quando se trata de testes contínuos, é essencial criar rotinas para implementá-los periodicamente e de forma padronizada. Portanto, crie processos rotineiros para cada uma das fases do softwares e capacite a equipe para realizar essas atividades. Dessa forma, você será capaz de criar um cronograma de testagem, aplicando o teste contínuo de DevOps com qualidade dentro da empresa.

Invista em testes simultâneos

Muitas ferramentas de automação de testes permitem que você os realize de forma simultânea nos softwares em desenvolvimento. Ou seja, é possível testar diversas funcionalidades de uma só vez e de forma automatizada. Isso contribui para a prática dos testes contínuos, uma vez que aumenta a abrangência desses processos e ainda agiliza essa etapa. Além disso, os testes simultâneos também reduzem o tempo de feedback, o que agiliza toda a produção e execução do software.

Facilite a comunicação

Um dos princípios do DevOps como um todo é a integração entre as diversas equipes que fazem parte da área de TI da empresa. Portanto, é essencial que você invista em formas de quebrar barreiras e facilitar a comunicação fluida entre esses profissionais, principalmente quando se fala nas equipes de desenvolvimento e de operações.

Portanto, inclua todo o setor de TI na prática dos testes contínuos. Ou seja, mesmo que você delegue essa atividade para a equipe de operações ou o controle de qualidade, é essencial que o time de desenvolvimento também faça parte do processo, podendo acompanhar os resultados e dar e receber feedbacks em relação aos testes.

Considere a utilização de BDD

O BDD — sigla para desenvolvimento orientado ao comportamento — é uma prática que facilita a comunicação entre os donos do software, desenvolvedores e testadores. Dessa forma, ela está completamente alinhada à proposta dos testes contínuos, assim como do DevOps como um todo. Portanto, na hora de implementar os testes contínuos na empresa, considere a utilização do BDD. Apesar de não ser a única forma de realizar essa atividade, essa prática vem se mostrando como uma grande aliada das empresas nesse aspecto.

Vá além da automação

Quando se fala em testes contínuos, muitas pessoas pensam apenas em automação. Porém, esse conceito vai além disso, abrangendo também outras boas práticas no setor de TI da empresa. Portanto, é necessário ir além. Você pode, por exemplo, criar notificações que avisem a equipe de qualidade quando um software está pronto para testes. Além disso, outras notificações podem avisar os membros do time de TI quando há alguma alteração no código do produto ou quando ele for concluído.

Se você quer potencializar os resultados do TI da sua empresa, o DevOps pode ser a sua melhor solução. Porém, para isso, é essencial incluir os testes contínuos como uma prática estruturada dentro da empresa. Siga essas dicas para começar agora mesmo a implementar essa metodologia dentro da sua empresa e aproveite todos os benefícios que ela traz para o negócio como um todo.

Aproveite e entre em contato com a Gaea e descubra como podemos atuar como parceiros dessa transformação dentro da sua empresa!