Entenda a relação entre IoT e Omnichannel e como impacta sua empresa

A tecnologia já mudou drasticamente a maneira como o público interage com suas marcas preferidas, faz compras e busca informação. É quase impossível imaginar alguém fazendo grandes compras sem pesquisar bastante na internet, por exemplo. Se você pretende manter seu negócio relevante, precisa entender dois conceitos fundamentais sobre esse novo comportamento: IoT e omnichannel.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre esses termos, mas não esteja tão familiarizado com seus significados ou com sua importância. Se esse for o caso, é melhor se atualizar logo! Basicamente, cada um deles é uma forma que as empresas encontraram para lidar com a nova realidade de alta tecnologia na qual vivemos. Logo, elas devem passar de um diferencial a uma obrigação.

Se você quiser aprender mais sobre esses temas e como eles impactam na sua empresa, continue lendo este post e confira o que você precisa saber sobre IoT e omnichannel!

O que é IoT?

Traduzido como Internet das Coisas (Internet of Things), a IoT é a ideia de que tudo está conectado. E dizemos isso de forma bem literal, como quando você conecta seu celular ao seu aparelho de ar-condicionado para ligá-lo meia hora antes de chegar em casa quando está muito quente. O mesmo princípio se aplica ao seu computador, às suas redes sociais e a todo o seu histórico de pesquisa.

A partir desse conceito, podem ser traçadas praticamente infinitas possibilidades de atuação e de aprimoramento. Hoje em dia, pense no que é possível fazer graças à conectividade entre aparelhos, acesso rápido a informações, entre outros recursos.

O que é omnichannel?

Você provavelmente já passou pela experiência de ter vários canais na sua TV, mesmo que apenas aberta, e ainda assim assistir a apenas um ou dois deles. Essa característica se manteve na medida em que os consumidores migraram para a internet. A grande maioria prefere ter um canal ao qual possa recorrer em qualquer momento a um monte de páginas desconexas.

Diante disso, nasceu o omnichannel, o conceito de um único canal para onde todas as formas de atração do seu site convergem. Não importa se o cliente encontra você pelo celular, pelo computador ou numa loja física, todos os dados são centralizados.

Como esses dois conceitos se relacionam?

Aprimoramento de suas plataformas de atendimento

Investir em IoT e omnichannel é uma maneira bem eficaz de tornar suas plataformas de interação com o cliente mais eficientes. Atualmente, muitas empresas enfrentam problemas para guiar seus leads depois que eles chegam até um e-commerce ou à página de serviços. Alguns ficam perdidos, pulam de página em página ou apenas não encontram o que querem.

Por meio da IoT, é possível aprender mais sobre seu público, o que eles desejam e como você pode atender às suas demandas. Com o omnichannel, você pode colocar todos esses contatos no mesmo espaço, facilitando seu trabalho de análise posterior.

Interações mais práticas entre consumidor e empresa

Como já mencionamos, as coisas que os consumidores mais valorizam são praticidade e velocidade. Se alguém precisa dar muitos passos apenas para verificar as condições de um produto ou serviço, é bem provável que desista no meio do caminho. Quanto mais curto for o percurso, maiores são suas chances de fechar negócios.

A combinação das ferramentas de omnichannel com IoT, por sua vez, também ajuda a otimizar essa interação. Se todos os seus canais são unificados, então será muito mais fácil direcionar seus leads, pois todos precisam dar apenas um passo para encontrar seus produtos.

Da mesma forma, a Internet das Coisas permite que você use e abuse da conectividade digital para se comunicar, já que a grande maioria dos consumidores usa a internet regularmente.

Que benefícios IoT e omnichannel proporcionam?

Melhoria na experiência do cliente

Certamente, seus clientes estão em busca de um bom produto ou serviço. Contudo, isso não é o suficiente para garantir o melhor desempenho de vendas. Seus leads querem não só o produto, mas também a melhor experiência de compra. Caso a aquisição em si não seja satisfatória, então é bem mais provável que ele desista.

Graças à alta conectividade, tem sido cada vez mais fácil entender o que seus leads precisam para se sentirem mais completos em cada compra: promoções, benefícios extras, exclusividade etc. E com a grande quantidade de dados disponível online, não é difícil descobrir quais métodos são mais eficazes.

Otimização do processo de venda

O caminho que um visitante faz até fechar negócio pode ser mais curto ou mais longo dependendo do tipo de produto que você entrega. Um carro, por exemplo, não é o tipo de coisa que se deve comprar por impulso. Porém, o que você realmente deseja é que esse processo tenha a quantidade de duração de estágios mais adequados para o seu contexto.

Investir em tecnologia para omnichannel possibilita uma plataforma mais consistente e eficaz para seu processo de vendas, pois o caminho que ela representa sempre será mais curto do que uma série de canais. Quanto mais eficiente for seu processo de vendas, menos você terá que investir para fechar um negócio.

Segmentação eficiente do seu público

Outra forma pela qual IoT e omnichannel podem melhorar sua empresa é por meio da segmentação do público. Algumas pessoas acreditam que ter o público mais abrangente possível é o melhor movimento, mas a verdade é que, quanto mais específico ele for, maior tende a ser o retorno de seus investimentos.

Pense bem: é impossível ter um único produto e método de venda que agrade a todo mundo. Com a segmentação, suas campanhas de marketing terão maior taxa de conversão, vão demandar menor investimento no médio e no longo prazo e ainda facilitarão o trabalho de pós-venda e de fidelização do público.

Agora que você conhece um pouco mais sobre IoT e omnichannel, a relação entre os conceitos e como eles impactam o funcionamento da sua empresa, já pode começar a investir nessas tecnologias para se manter competitivo no mercado.

Para conferir mais dicas a fim de elevar o desempenho do seu negócio, leia também este outro post com algumas formas de aplicar inteligência artificial na sua empresa.

2018-05-14T12:57:48+00:00 0 Comments