Entenda o que é rastreabilidade e saiba sua importância!

Você já teve que corrigir problemas com modificações em códigos ou sistemas que você não sabia de onde vinham? Se você trabalha com TI, com certeza. Pois essas são apenas algumas das situações que podem ser evitadas quando se investe em rastreabilidade nesse setor.

Então, quer aumentar o controle sobre os processos da área e ganhar em qualidade no TI da sua empresa? No post de hoje, veremos como tudo isso é possível, e de forma consistente. Continue lendo e confira!

O que é rastreabilidade?

Muito se escuta sobre a rastreabilidade de alimentos e produtos. Afinal, todo mundo quer saber qual é a procedência do que está consumindo, não é mesmo? Porém, poucas pessoas falam sobre isso para o setor de TI — ainda que ele seja extremamente importante para o bom funcionamento de uma empresa.

A rastreabilidade, nesse sentido, nada mais é do que a capacidade de identificar de onde vem cada uma das alterações, mensagens, alertas e problemas de um determinado setor. Ou seja, é um conjunto de dados e fatos organizados, que permitem a qualquer pessoa acompanhar alterações em um sistema, assim como os responsáveis por elas, além de garantir que todos saibam dos problemas encontrados e como eles foram solucionados.

Funciona assim: ao desenvolver um novo software ou ferramenta, por exemplo, o setor de TI da empresa registrará todos os dados relacionados a esse trabalho. Além disso, qualquer modificação, problema ou alerta enviado por esse software será registrado, de forma a documentar todos os processos da área de TI.

Quais são os benefícios que ela proporciona?

De fato, existe uma série de benefícios relacionados a esse controle e o acompanhamento dos processos que a rastreabilidade possibilita à gestão de TI. Descubra agora quais são os principais deles!

Melhora a qualidade dos processos

A primeira vantagem de investir nessa solução é a capacidade de melhorar a qualidade de todos os processos do setor de TI. Isso porque, ao documentar as atividades realizadas pela área, é possível identificar erros e problemas com facilidade, criando planos de ação para corrigi-los em tempo hábil e manter a gestão mais segura e eficiente.

Gera insumos para a tomada de decisão

Especialmente nos últimos anos, os dados são insumos poderosos para orientar a tomada de decisões em qualquer área de uma empresa — e a TI não fica de fora disso! Logo, quando melhora a documentação e o seu mapeamento de processos, você é capaz de tomar decisões mais assertivas sobre o futuro do setor. Ou seja, consegue transformar dados em informações úteis.

Aumenta o controle sobre a área

Sabemos que é essencial manter uma gestão eficiente e de qualidade em todos os setores da empresa. Para tanto, ter controle sobre tudo o que acontece em cada área é fundamental.

No caso do setor de TI, a rastreabilidade melhor consideravelmente esse controle e a gestão. Afinal ao identificar todas as atividades realizadas, as modificações em códigos e os problemas encontrados, você consegue atuar com maior qualidade na hora de administrar as tarefas e conduzir o seu time.

Permite a solução de problemas de forma mais rápida

Imagine que um código apresentou um problema. Porém, ele já foi modificado tantas vezes, e por tantas pessoas diferentes, que fica difícil identificar a origem do erro — e, com isso corrigi-lo. Nesse processo, o time perde muito tempo revisando a programação antes de, efetivamente, atuar na resolução do problema. Com a rastreabilidade, essa situação muda. A equipe será capaz de atuar na solução rapidamente, evitando que isso comprometa o funcionamento do negócio a longo prazo.

Como implementar a rastreabilidade?

Bom, agora que você já sabe qual é a importância dessa solução, é hora de entender um pouco sobre como implementá-la no setor de TI da sua empresa. Descubra com nossas dicas a seguir!

Mapeie os processos

Primeiramente, comece mapeando os seus processos. Isso é essencial: essa é a ação que permite a você identificar todos os passos necessários à realização de uma atividade qualquer na área. Estude, portanto, todos os processos da área de TI do negócio e utilize metodologia eficientes, como fluxograma ou BPMN, para realizar essa atividade.

Escolha ferramentas e metodologias adequadas

Após mapear os processos, é importante que você entenda quais são as ferramentas e metodologias disponíveis para a implementação da rastreabilidade. Afinal, é por meio delas que você documenta as atividades realizadas pela equipe e define as estruturas de rastreabilidade.

Estude os softwares disponíveis no mercado e analise as funcionalidades de cada um deles. É necessário que essas plataformas permitam aos seus colaboradores documentar todas as atividades realizadas no seu dia a dia de trabalho, de forma a garantir a rastreabilidade.

Vale ressaltar, inclusive, a importância de entender qual é a solução mais adequada para a sua empresa, de forma a utilizar aquelas que atendam às necessidades e demandas específicas do seu negócio. Dessa forma, você é capaz de implementar uma solução completa e eficaz.

Capacite a equipe

Com novas ferramentas em mãos, surge uma nova rotina de trabalho para a equipe de TI. Logo, investir na capacitação do time é essencial para que a rastreabilidade seja realizada com qualidade, garantindo os bons resultados do processo.

O ideal aqui é buscar treinamentos relacionados ao conceito de rastreabilidades e disponibilize-os para toda a equipe. Além disso, invista em capacitações específicas para a utilização do novo software ou ferramenta escolhida para a realização do processo. Assim você garante que os colaboradores tenham acesso ao conhecimento necessário para implementar a rastreabilidade no setor de TI do negócio.

Enfim, como vimos até aqui, a rastreabilidade pode ser a solução que faltava para otimizar o trabalho do setor de TI da sua empresa e criar um diferencial competitivo perante o mercado como um todo. Então, estude todas as ferramentas e estratégias disponíveis e implemente esse processo na sua empresa agora mesmo!

Agora, se você gostou do nosso artigo e quer ficar por dentro de todas as próximas atualizações do nosso blog, siga a GAEA nas redes sociais! Estamos cheios de novidades no Twitter, Facebook e LinkedIn.

2018-11-06T11:43:20+00:000 Comments