fbpx
Mudança de cultura organizacional na área de TI, como fazer?

Mudança de cultura organizacional na área de TI, como fazer?

Empresas que fazem um bom uso da tecnologia revisam os seus processos continuamente. Seja a partir do investimento em novas soluções em TI ou na busca por metodologias mais flexíveis, essas apostas são capazes de garantir mais lucros e competitividade. Nos casos em que elas causam mudança de cultura organizacional, é fundamental estar preparado para mover os times para o novo contexto com qualidade e segurança.

A incorporação de tendências tecnológicas que mudam o ambiente de trabalho leva o negócio a ter mais agilidade e segurança no seu dia a dia. Mas elas só dão certo quando os times se engajam nas novidades e entendem por qual motivo elas são importantes. Isso é possível com um cuidadoso trabalho de mudança de cultura organizacional, em que as equipes são bem orientadas e incentivadas a atuarem de um novo modo.

Se você quer saber mais sobre o tema e como a mudança de cultura organizacional pode ser promovida, leia o texto a seguir!

O que é cultura organizacional?

O termo cultura organizacional é utilizado para designar o espírito que move os profissionais no ambiente corporativo. Esse espírito pode ser encontrado no modo como rotinas são planejadas, nos caminhos escolhidos para fazer investimentos ou mudanças no ambiente de trabalho. Além disso, aponta para a maneira como a empresa lida com novas tendências do mercado e demandas de clientes e parceiros comerciais.

A cultura organizacional impacta, por exemplo, na abertura do negócio para o investimento em tendências tecnológicas. Negócios que se orientam por flexibilidade e inovação podem estar mais abertos para aquilo que é visto, hoje, como o futuro da TI. Já aqueles mais tradicionais podem optar por manter uma infraestrutura tecnológica com maior nível de estabilidade, em que mudanças são feitas de maneira incremental.

Se o negócio tem maior foco em flexibilidade e inovação, a cultura organizacional será muito mais ágil e apta a incorporar mudanças. Os times trabalharão continuamente para entender como novidades podem servir para otimizar o seu fluxo de trabalho e garantir mais competitividade a médio e longo prazo. Desse modo, o ato de otimizar processos será constante e sempre baseado em novas possibilidades.

Em resumo, cultura organizacional é um termo que designa o modo como a empresa encara as demandas de clientes, orienta o trabalho de seus times e toma as suas decisões. Ela pode ser mais ou menos avessa a inovações, ter uma abertura pequena a experimentações ou ser orientada por um elevado nível de autonomia.

Cada cultura organizacional é definida pelo mercado em que o negócio atua, a maneira como a sua marca se posiciona dentro do seu setor e as regulações da área. A compreensão de como esses fatores influenciam a cultura do negócio ajuda a empresa a ter um fluxo de trabalho melhor estruturado e, ao mesmo tempo, mais alinhado com as demandas do mercado. Assim, a empresa conseguirá agregar valor aos seus produtos e serviços do modo certo, reduzindo as chances de perder espaço para a concorrência.

Quando implementar uma mudança de cultura organizacional na área de TI?

A mudança da cultura organizacional de qualquer setor deve ser feita quando há a necessidade de alterar as bases dos processos internos ou quando há a incorporação de novas tecnologias no ambiente de trabalho.

Se essas novidades afetaram profundamente o modo como os profissionais enxergam as tarefas de seu dia a dia, o time deve estar preparado para uma modificação na sua cultura organizacional. Além disso, a equipe de gestão deve levantar os recursos necessários para que essa transformação seja bem feita e consiga atingir as suas metas.

Em outras palavras, o time de TI deve estar preparado para uma mudança na sua cultura organizacional sempre que as metas do negócio passarem por mudanças que causem um grande impacto no ambiente de trabalho do setor.

Isso pode se dar diretamente – quando os processos de TI são alterados para adequar a equipe a um novo cenário – ou indiretamente – quando a incorporação de novas tecnologias afeta as políticas internas da área ou as rotinas de trabalho de todos os profissionais.

Em ambos os cenários é fundamental estar preparado para garantir que a empresa consiga atingir as suas metas e que a nova cultura de trabalho seja incorporada por todos os membros do time.

Quais são as vantagens dessa mudança de cultura?

Mudar a cultura do negócio e a maneira como a equipe de TI orienta as suas atividades pode trazer vários benefícios para o setor. Em conjunto, eles ajudam o negócio a ter a tecnologia mais presente na sua rotina diária, agregando valor para os serviços da empresa e elevando o nível de inovação de suas escolhas. Ou seja, torna o seu negócio muito mais competitivo.

Confira a seguir os benefícios de apostar na mudança de cultura corporativa!

Aumenta a produtividade

Um dos fatores que mais influenciam na qualidade do trabalho executado por uma equipe é a sua produtividade. Times que conseguem entregar resultados em maior frequência são mais eficientes, utilizam melhor os recursos disponíveis e são mais aderentes a prazos. Além disso, a produtividade é um sinal de que a equipe erra pouco no seu dia a dia e, diante disso, consegue manter alto nível de disponibilidade.

Nesse sentido, a mudança de cultura organizacional é uma ótima forma de incentivar os times a conseguirem ampliar a sua produtividade. O negócio pode incorporar novas práticas no seu dia a dia, adotar novas metodologias de trabalho e estratégias de gestão. Elas ajudam na otimização da distribuição de tarefas e no planejamento dos profissionais.

Uma mudança de cultura organizacional bem feita também ajuda o negócio a utilizar investimentos em tecnologia para otimizar os níveis de produtividade dos times. Ferramentas de gestão integrada, distribuição de tarefas e comunicação conseguem manter times mais alinhados e integrados. Ao mesmo tempo, facilita a troca de dados cruciais para que os processos sejam executados com qualidade, segurança e eficiência.

Traz mais inovação

A inovação é um dos outros pontos que podem ser incentivados com a mudança do ambiente organizacional do negócio. Para a área de tecnologia, por sinal, o incentivo a modificações que dão abertura para inovações é fundamental: quando a equipe de TI pode inovar, os times conseguem atingir melhores resultados facilmente e, ao mesmo tempo, sempre se manter à frente da concorrência.

Nesse sentido, a mudança de cultura pode ser promovida para que a empresa estruture processos de trabalho em que há abertura para experimentações e a busca por novas soluções para os desafios diários.

Os times podem ser incentivados a escolher caminhos mais dinâmicos para atingir o mesmo objetivo ou simplesmente ter uma rotina com alto nível de integração. Isso permite que pessoas de diferentes áreas cruzem os seus conhecimentos para identificar a melhor maneira de atingir uma meta sempre que um projeto for executado.

Ao mesmo tempo, a cultura organizacional da equipe de TI pode ser modificada para que as equipes consigam montar um ambiente de trabalho em que todos contam com um bom nível de autonomia para decidir qual caminho seguir na hora de lidar com desafios urgentes.

Os times de suporte, por exemplo, podem ser orientados a trabalhar os seus atendimentos com mais flexibilidade e considerando as demandas de cada consumidor. Ou seja, a empresa pode estruturar um ambiente em que as suas equipes estarão atuando com a certeza de que o negócio incentiva escolhas inteligentes e inovadoras baseadas nas demandas de cada consumidor.

Aumenta a sensação de pertencimento dos funcionários

Um dos grandes desafios de uma empresa é manter as suas equipes engajadas. Times que estão envolvidos profundamente nos processos internos são capazes de se entregar mais para atingir as metas da marca. Ao mesmo tempo, sempre estarão bem dispostos para atender os desafios propostos pela liderança corporativa.

Em outras palavras, o engajamento das equipes ajuda o negócio a ter um ambiente de trabalho mais funcional e com alta performance. As equipes estarão mais envolvidas na busca pelos objetivos propostos pelos gestores e com um alto nível de alinhamento. Desse modo, os conflitos internos cairão e todos terão o seu desempenho diário elevado.

Nesse sentido, uma mudança de cultura corporativa que é feita buscando envolver os times no processo de transformação pode gerar um ambiente de trabalho em que todos se mantêm mais engajados e alinhados com as metas propostas.

Os profissionais entenderão o que deve ser feito para que a empresa tenha uma nova cultura e, principalmente, quais os fatores que levaram a essas mudanças. Assim, haverá um maior senso de pertencimento no ambiente corporativo e a certeza de que todos são importantes para o negócio.

Possibilita corte de despesas desnecessárias

A mudança de cultura organizacional é um ótimo momento para a empresa estruturar caminhos com menor custo operacional para as tarefas do seu dia a dia. O gestor que é responsável pelo projeto de transformação pode reavaliar contratos, rastrear desperdícios no ambiente de trabalho e avaliar investimentos que otimizam o uso de recursos no dia a dia do negócio.

Além disso, pode buscar meios de implementar novas metodologias, que são capazes de entregar mais produtividade, redução nas taxas de erros e alto índice de flexibilidade operacional. Tudo isso contribui para que as equipes consigam atingir melhores resultados sem ter que utilizar a mesma quantidade de recursos financeiros e operacionais no seu dia a dia.

Uma cultura que é orientada para a inovação, por exemplo, abre espaço para testes que ajudam os times a encontrar meios de executar projetos e atividades diárias em menos tempo ou com menos desperdício. Assim, o orçamento contará com mais recursos para investimentos em inovação e modernização da empresa.

Ao mesmo tempo, a mudança na cultura organizacional da empresa também pode ser feita para ajudar os times a ter acesso a tecnologias que automatizam o seu dia a dia. Essas ferramentas conseguem otimizar o tempo gasto com rotinas repetitivas e, ao mesmo tempo, dão mais espaço para os times focarem no que é mais importante.

Ou seja, elas direcionam maior quantidade de recursos humanos para processos estratégicos. No ambiente da tecnologia, isso pode ser feito em rotinas de suporte (com o investimento em chatbots e soluções automatizadas), nos processos de manutenção (como é o caso das aplicações de gestão dos backups e dos processos de segurança de dados) e no controle de ambiente de trabalho (a partir da adoção da Internet das Coisas).

Todas essas ferramentas reduzem a necessidade de se ter um grande time monitorando as rotinas internas. Desse modo, o negócio precisará investir menos na contratação de profissionais.

Como mudar a cultura organizacional na área de TI?

Como apontamos, a mudança na cultura organizacional de qualquer área deve ser feita com um bom planejamento. Em setores como o de tecnologia, que hoje são tratados como estratégicos para o mundo corporativo, isso é ainda mais importante. Afinal de contas, modificações nessa área podem afetar diretamente a habilidade da empresa em entregar bons resultados.

Veja a seguir como orientar o seu fluxo de trabalho para que a mudança na cultura organizacional do time de TI tenha bons resultados!

Forme uma equipe para liderar a mudança de cultura

O primeiro passo para fazer modificações na cultura organizacional da sua equipe de TI é ter um time preparado para orientar as transformações na área. Ou seja, o negócio deve ter um grupo de pessoas capacitado para avaliar os melhores caminhos a serem tomados.

Ele também será responsável pelo alinhamento de interesses, pelo planejamento de cada etapa do projeto de transformação e pela avaliação dos resultados.

Diante desse papel estratégico, a liderança da mudança da cultura organizacional da empresa deve ser composta por um grupo de pessoas multifacetadas, com diferentes saberes e bom conhecimento sobre todos os processos da área de TI.

Eles devem ser capazes, também, de avaliar quais são as tendências que podem ser úteis para a empresa e como novas metodologias afetarão o fluxo de trabalho dos times. Assim, as metas poderão ser atingidas sem grandes dificuldades.

Um bom time de liderança também deve ser capaz de orientar as equipes e explicar o que está levando à mudança na sua cultura de trabalho. Este é um ponto crítico. A comunicação ajuda a alinhar e engajar pessoas, evitando riscos e problemas nos processos de mudança.

Analise a cultura atual

Outro passo muito importante para a mudança na cultura organizacional do negócio é entender qual é a sua cultura no presente. A empresa pode não ter dedicado muito tempo para esse aspecto do seu dia a dia, mas mesmo que ela não tenha processos de gestão, ela terá uma cultura interna. Entender qual é, as suas bases e problemas é crucial para ter uma transformação efetiva.

Portanto, não deixe de trabalhar para analisar a cultura da sua empresa e identificar todos os pontos relevantes sobre ela. Também busque dados sobre como os profissionais avaliam a cultura existente e os seus pontos de maior deficiência. Isso ajudará na escolha das mudanças que são prioritárias.

Ter uma visão abrangente sobre a cultura do negócio também ajuda a empresa a avaliar o que pode ser feito para alinhar o negócio com os padrões do mercado. Os gestores terão dados mais bem estruturados sobre os princípios que movem o dia a dia de todos os times. Dessa maneira, avaliar o impacto dessas escolhas nos resultados da empresa e como isso a diferencia da concorrência será muito mais simples.

Imagine uma nova cultura

Uma vez que tudo isso for feito, o negócio poderá estruturar o seu projeto para montar uma nova cultura corporativa. A empresa deverá, nesse momento, realizar uma análise completa sobre as suas rotinas, os padrões de qualidade do mercado e as tendências da área.

Além disso, deve avaliar as principais novidades tecnológicas que podem ser incorporadas no dia a dia da empresa para garantir que os seus times tenham um ambiente mais aberto para a inovação, o aumento contínuo da performance e da flexibilidade.

A imaginação de uma nova cultura organizacional para o setor de TI não deve deixar os profissionais da área de fora. Eles devem ter o espaço necessário para comunicar as suas dores, fazer sugestões e testes. Isso garantirá que todos estarão envolvidos na nova cultura e nas transformações que forem feitas.

Comunique o propósito da mudança

A comunicação é um dos pontos mais importantes para quem pretende promover algum tipo de mudança de cultura organizacional de qualquer setor. Ela envolve times, mantém profissionais engajados e alinhados, além de reduzir prazos, erros e riscos.

Uma boa comunicação alinha as equipes sobre o que deve ser feito para transformar o ambiente de trabalho, ajuda as equipes a avaliar o que pode ser feito para atingir as metas existentes e evita conflitos. Ela também ajuda os profissionais a se planejarem e a adotarem as novas bases de trabalho com rapidez. Desse modo, os times poderão migrar para a nova cultura rapidamente.

Invista na qualificação de funcionários

A qualificação dos funcionários é outro ponto muito importante para garantir que a mudança de cultura organizacional seja feita do modo correto. O negócio deve investir pesado em treinamentos que ajudem os times a incorporarem novas metodologias de trabalho e a atualizarem os seus conhecimentos. Com uma boa qualificação, o gasto necessário para otimizar a cultura corporativa será reduzido e a transformação será efetiva.

Por isso, não deixe de planejar um bom treinamento de capacitação das equipes. Ele deve ser orientado por uma comunicação que busca alinhar todos os profissionais com os mesmos conhecimentos e objetivos. Além disso, deve utilizar metodologias de aprendizagem e avaliação de conhecimento modernas, que se alinham com o perfil do negócio e as suas bases operacionais.

Comece a mudança de cultura

Uma vez que todos os processos forem feitos, o negócio deve implementar as suas mudanças. Esse é um dos momentos mais críticos. Afinal de contas, todos os times empregarão as adaptações necessárias para que a empresa tenha a nova cultura organizacional como parte do dia a dia da equipe de TI.

Não deixe de utilizar métricas e prazos para ajudar a entender a evolução dos trabalhos de adaptação. Também tenha um time preparado para prestar suporte a quem tiver dúvidas ou dificuldades em se alinhar com o novo ambiente de trabalho. Isso ajudará na redução de prazos e riscos.

Avalie os resultados

A avaliação dos resultados é o passo final para o processo de mudança da cultura organizacional de qualquer empresa. A partir de métricas e indicadores de qualidade, os times de gestão deverão avaliar se as novas rotinas conseguiram atingir os resultados esperados.

As métricas também ajudam os times a fazer pequenos ajustes, que sejam capazes de otimizar a nova cultura e o seu impacto. A partir de feedbacks e reajustes, os times conseguirão se engajar nas propostas da empresa e, no final do projeto de transformação, se tornar um time de TI mais moderno e inovador. Ou seja, uma equipe capaz de manter um papel estratégico para a marca.

Negócios modernos e competitivos transformam o seu ambiente de trabalho continuamente para agregar valor aos seus serviços e se manterem competitivos. Esse processo deve ser orientado pelas mudanças do mercado e o alinhamento das metas da empresa com as metas das equipes. Isso garante que todos estarão lado a lado na busca por um ambiente mais competitivo e eficaz com base nos mesmos objetivos.

Todas essas mudanças causam uma profunda mudança de cultura organizacional no ambiente corporativo. Quando bem feita, ela permite que o negócio evolua, atingindo um novo nível de qualidade e competitividade. Ou seja, mantém a marca alinhada com as tendências do seu setor e as necessidades de seu público-alvo.

Por isso, todo gestor deve estar atento para garantir que a mudança de cultura organizacional seja feita com planejamento e no momento certo. Isso permitirá que times trabalhem mais alinhados e com base em informações não conflitantes. Ou seja, garante que a empresa poderá incorporar mudanças no seu ambiente de trabalho com sucesso e sempre atingir um alto retorno sobre os seus investimentos.

Quer saber mais sobre como mudanças e investimentos em TI podem ser promovidos no ambiente corporativo? Então fale com os nossos especialistas!

Contato

Deixe um comentário