fbpx
O que você precisa saber sobre a Plataforma SMAC!

O que você precisa saber sobre a Plataforma SMAC!

A plataforma SMAC diz respeito a um mix de serviços que são cada vez mais essenciais para as organizações, principalmente no setor de TI.

A transformação digital traz para o contexto de TI uma série de soluções importantes, as quais auxiliam na otimização das rotinas internas e trazendo melhores resultados ao longo do tempo. Quando bem aplicada, pode revolucionar a sua empresa.

A plataforma SMAC tem se mostrado uma importante transformação na área de TI. Isso é fundamental para manter o seu negócio na vanguarda do setor, conseguindo colocar-se à frente dos concorrentes e minimizando as chances de não sobreviver aos próximos anos.

Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto e sanar todas as suas dúvidas.

O que é a plataforma SMAC?

Para entender melhor como ela pode auxiliar o seu negócio, vamos compreender o que é a plataforma SMAC. A sigla reduz em quatro letras as palavras Social Media, Mobile, Analytics e Cloud. Ou seja, diz respeito ao uso integrado de redes sociais, dispositivos móveis, análise de indicadores de performance e a computação na nuvem.

Em outras palavras, é um mix de serviços e produtos que diversos negócios estão começando a adotar, com o objetivo de obter um resultado mais ágil e eficaz para os clientes.

A diferença é que, nessa plataforma, todos os itens estão integrados, funcionando em conjunto, formando um ecossistema feito pelo seu provedor de serviços. Vamos mostrar a seguir como o funcionamento é realizado.

Os dispositivos móveis (Mobile) coletam dados de cada consumidor, gerado em suas redes sociais (Social Media). Depois disso, as informações são devidamente apuradas e analisadas por meio de Big Data (Analytics) e hospedados em nuvem (Cloud). O resultado é uma produção de conteúdo com maior foco no cliente.

Quer ver como isso pode ser feito na prática? A Netflix é um bom exemplo. Ela coleta os dados de avaliações, filmes vistos, entre outros, por meio das ações dos seus próprios usuários. Com isso, é realizada uma avaliação para verificar como recomendar o que outros assinantes poderiam gostar de ver.

Feito isso, por meio da nuvem, pode-se assistir ao longa em diversas plataformas como PC, tablet, TV, smartphone etc. Por fim, o usuário pode compartilhar suas impressões nas redes sociais impactando todos os seus conhecidos. Aliás, a inclusão dessa variável social é o grande trunfo da popularização da plataforma SMAC.

As redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outras, redefiniram a forma como os usuários usufruem do mundo digital. Além disso, cada passo que a novidade tomar gerará otimizações para todos os quatro componentes, tornando-a uma ótima ferramenta a longo prazo.

Sendo assim, podemos resumir que são os 4 pilares das plataformas SMAC:

  • Social: toda interação social realizada pelo público (plataforma própria, sites de redes sociais, entre outros);
  • Mobile: uso de dispositivos móveis como smartphones, wearables, entre outros;
  • Analytics: uso de Big Data, Business Intelligence, entre outras ferramentas de análise de dados;
  • Cloud: uso da hospedagem em nuvem ou de soluções em cloud computing.

Quais as principais características e diferenciais da plataforma SMAC?

Outro ponto importante é observar quais são as principais características e diferenciais da plataforma SMAC. Vamos mostrar eles a seguir.

Ecossistema

A plataforma permite que você possa ter acesso a todo o ecossistema, de forma integrada. Afinal, é possível ter acesso a todos esses quatro serviços de forma separada. Porém, isso dificulta uma visão holística do processo, o que pode complicar a obtenção dos resultados da sua estratégia.

Ciclo de vida dos serviços digitais

A plataforma SMAC permite observar qual é o atual ciclo de vida do serviço digital utilizado, avaliando se há necessidade de optar por produtos inovadores ou não, se é necessário realizar uma adaptação dos serviços utilizados, criação de novos produtos para serem disponibilizados, entre outros. Nesta área, as metodologias ágeis eDevOps poderão ser grandes parceiros.

Estrutura para avaliação

A plataforma permite que seja possível avaliar quais são áreas de oportunidade para o negócio, verificando se esses facilitadores de tecnologia estão, de fato, oferecendo o suporte necessário para atender os objetivos da empresa e como elas estão atuando em conjunto com outras ferramentas, como Internet das Coisas e RPA (Robotic Process Automation).

O que as empresas devem esperar da plataforma SMAC?

A adesão a uma plataforma SMAC pode ser interessante para as empresas, podendo ser útil para entender as vantagens na adoção de novas tecnologias para o negócio. Por meio da sua estrutura de avaliação, pode identificar se, de fato, uma nova ferramenta poderá agregar positivamente para o negócio.

Além disso, esse facilitador de tecnologia funciona de forma integrada com outras combinações, conseguindo auxiliar a potencializar os objetivos do negócio. Por exemplo, pode-se utilizá-la para facilitar a interação homem-máquina no ambiente organizacional, com maior fluidez e menor índice de erros.

A adoção do SMAC facilita também a gestão de TI: enquanto antes tinham de administrar diferentes plataformas, redes e aplicativos de formas separadas, a plataforma permite a simplificação da administração e controle dessas soluções, tornando as ações do setor de TI nesse aspecto mais simples, ágeis e com melhores resultados, bem como adotar a escalabilidade nesse aspecto.

Quais as vantagens da plataforma SMAC?

Usufruir dessa abordagem é estar no futuro, afinal, entre os seus benefícios, já falamos da sustentabilidade e do ecossistema. Mas se você ainda busca um porquê para adentrar nessa novidade, saiba que a plataforma SMAC é o pensamento mais atual sobre os negócios digitais voltados aos resultados! Veja algumas outras características fenomenais da tecnologia.

Elementos-base agregados

Sabemos que são agregadas as quatro principais questões dentro do setor de TI — o que por si só já é ótimo —, mas o conceito não se resume a isso. É bem provável que futuramente outros pontos fundamentais sejam adicionados à plataforma SMAC visando mais inovações, como a automação inteligente, impressão 3D e a Internet das Coisas.

Analytics facilitado

A partir da plataforma SMAC é possível visualizar de uma maneira bastante simples quais áreas da sua empresa estão fluindo bem, quais podem melhorar e mais:quais tendências você pode agregar ao seu negócio! São facilitadores que podem ajudar a alavancar alguns setores da firma verificando se, por exemplo, o próprio SMAC está sendo bem utilizado.

Pensamento no ciclo de vida

Atualmente, sabemos que os consumidores mudam as suas necessidades constantemente. Logo, o ciclo de vida de qualquer produto fica bastante reduzido, se comparado às tendências antigas.

Agora não basta ter apenas um mix inovador de serviços ou produtos — afinal, em breve eles não serão mais tão inovadores —, é preciso ser um mestre nas áreas de interesse da sua companhia para estar em constante desenvolvimento. A partir daí, alguns recursos como o DevOps e aAgile podem ajudar por permitirem um rápido desenvolvimento e implementação.

Tecnologias adicionais

É bastante comum vermos alguns agrupamentos de serviços em alguns dos data centers definidos por software. A partir desse método, é possível trabalhar com os objetivos especificamente pensados para o negócio e agilizar o tempo para a comercialização.

Sendo assim, em vez de pensar em cada elemento base para cada setor, podemos encontrar algum que já foi integrado para ser colocado imediatamente em prática. Utilizando-se dessa filosofia, a plataforma SMAC pode gerar uma combinação consistente para oferecer um suporte a algum objetivo.

Exemplificando, algo que ajude a interação entre o homem e a máquina pode ser uma boa otimização dentro do trabalho digital. Algo como algoritmos que gerem provisões nas redes sociais, ou interfaces com uma linguagem informal que possibilitem a “socialização com a máquina”.

A plataforma SMAC e o futuro da TI

Há pouco tempo, a TI já tinha em mãos todas essas quatro tecnologias, mas não as utilizava com tanta força e impacto. Até porque, pensando no trabalho do profissional desse setor, a missão mais comum sempre foi a de gerir plataformas, aplicativos, redes e equipamentos para que tanto os clientes internos quanto os externos tivessem o que precisassem.

No entanto, com o avanço tecnológico, a mobilidade e o cloud computing alcançaram um novo patamar. Primeiramente, o software disponibilizado na nuvem não precisava ter nenhuma adaptação para os diferentes sistemas operacionais. Sendo assim, a plataforma SMAC gerou soluções escaláveis e acessíveis a qualquer companhia e em qualquer lugar do mundo.

Com isso, a administração de um ambiente empresarial no âmbito da TI ficou muito mais simplificada. Porém, algumas instituições ainda não se adaptaram e precisam repensar a sua estrutura. São elas as citadas no início do texto, aquelas que têm dificuldade de se adequar a esse novo cenário, o que prejudica o crescimento a longo prazo.

Nesse sentido, o ponto crucial vem das cúpulas das instituições. É bem comum que o alto escalão da companhia não entenda que a TI atual requer novas posturas. Aliás, mesmo quem está tentando se adaptar, também tem dificuldades, pois muitos ainda pensam várias etapas do seu produto com a cabeça de dez anos atrás. É preciso se atualizar!

Entendeu como a plataforma SMAC é uma referência no setor de TI? Ela é muito útil e pode otimizar vários processos empresariais. Quando bem aplicada, pode trazer resultados excelentes para o seu negócio.

Tem intenção de adotá-la em seu negócio? As soluções da Gaea podem auxiliar nisso.Entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre o tema.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.