Qualidade de software: tudo sobre como testá-la
Na hora de criar um software, seja para a própria empresa ou para um cliente externo, há grandes chances de que a primeira versão do projeto contenha uma série de erros e bugs. Isso é normal e esperado no processo de desenvolvimento.
Porém, após terminar a última versão, como garantir que o software atingiu a qualidade esperada? Você sabe qual a melhor forma de avaliar a qualidade de software e testá-la, antes mesmo de entregar o produto ao cliente? Se não, está na hora de descobrir!
Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre qualidade de software, desde a importância desse processo até como testá-la. Portanto, continue a leitura e solucione todas as suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo.
O que é qualidade de software?
Qualidade de software parece, à primeira vista, um conceito simples de entender, não é mesmo? Afinal, quando um programa é bem-feito, ele pode ser considerado de qualidade.
Porém, no desenvolvimento de software, a qualidade exige uma análise mais profunda. Isso porque ela engloba uma série de elementos, conceitos e testes, sendo determinada tanto pela funcionalidade do produto desenvolvido quanto pelo quão útil ele é para um cliente.
Dessa forma, qualidade de software envolve as linhas de código, que devem ser escritas da melhor forma possível, assim como a documentação de software. Para que um software seja de qualidade também é necessário que ele funcione perfeitamente, sendo que todas as funcionalidades desenvolvidas devem estar adequadas de forma a garantir que poderão ser utilizadas pelo cliente sem maiores problemas.
Além disso, a qualidade de software também está relacionada ao escopo do projeto, sendo que o software só é de qualidade quando desenvolvido de acordo com as demandas e necessidades do cliente, se tornando funcional para o consumidor final.
Isso significa que, mesmo que você desenvolva um software que rode perfeitamente, ele não pode ser considerado de qualidade quando não atende às necessidades do cliente, não contendo todas as funcionalidades que foram solicitadas.
O que é um teste de qualidade de software?
Agora que você já sabe o que significa criar um software de qualidade, é hora de entender um pouco mais sobre como testar essa condição. Afinal, existem diversas ferramentas e metodologias desenvolvidas especificamente para essa finalidade.
O teste de qualidade de software é, basicamente, um conjunto de metodologias e recursos utilizados para avaliar se o software se enquadra nos padrões de qualidade determinados previamente. Dessa forma, ele pode incluir programas utilizados para detectar erros e bugs, processos de revisão das funcionalidades do software, avaliações do grupo em relação ao escopo e objetivos, dentre outros processos.
Dessa forma, o teste de software integra processos técnicos, com o uso de ferramentas e programas desenhados especificamente para essa funcionalidade, e subjetivos, podendo utilizar checklists e revisão por pares. Vale lembrar que o teste de software também pode incluir atividades relacionadas à legislação, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), com o objetivo de verificar se o produto desenvolvido está dentro do que é exigido por lei.
Qual a importância de testar a qualidade do software?
Os testes de qualidade de software vem ganhando cada vez mais destaque entre os profissionais de TI e empresas. Se, anteriormente, ele era visto como um custo para a organização, hoje os testes são vistos como investimentos que agregam muito valor ao trabalho realizado pelo time.
Em primeiro lugar, os testes de qualidade de software são capazes de evitar retrabalho do time de TI. Isso porque eles não são — ou, pelo menos, não deveriam ser — realizados apenas ao final do processo de desenvolvimento. De forma geral, os testes são rodados ao longo de todo o processo de programação.
Dessa forma, são capazes de identificar uma série de erros antes que o código esteja completamente pronto, o que permite a correção rápida e eficiente por parte do time, sem a necessidade de voltar para o começo do processo e revisar cada uma das linhas do código.
Além disso, os testes também são muito importantes para o cliente final, aumentando a satisfação dele com o resultado obtido. Seja em um software desenvolvido para a própria empresa, seja para um cliente externo, o teste de qualidade é capaz de aumentar as chances de que o produto esteja alinhado às expectativas e escopo proposto. Dessa forma, o cliente recebe o produto e é capaz de utilizá-lo com o mínimo de erros e problemas possíveis, o que aumenta sua satisfação.
Como um teste de qualidade pode ser útil?
Agora que você já sabe o que é o teste de qualidade de software e qual a importância desse processo para o time de desenvolvimento e o cliente, é hora de entender como o teste pode ser útil. Continue a leitura e conheça os principais benefícios desse processo!
Detecta problemas rapidamente
Um dos principais benefícios do teste de qualidade de software é a capacidade que ele tem de detectar problemas rapidamente, antes mesmo da entrega e uso por parte do cliente. Afinal, quando você roda uma série de testes, é possível identificar bugs e problemas de usabilidade e prever quais são os elementos que poderiam dificultar o uso do software por parte do cliente.
Aqui vale lembrar que você, enquanto desenvolvedor, não tem total consciência de quais são os erros que podem ocorrer na hora do uso do software. Afinal, quando está criando as linhas de código, presume que está tudo certo.
Porém, todo programa está sujeito a erros. Dessa forma, sem os testes, é quase impossível que o cliente não tenha diversas dificuldades e problemas ao utilizar o produto. O teste é uma forma de verificar, de maneira planejada e sistematizada, a partir de um olhar externo, quais são os erros e problemas que o cliente poderia enfrentar e, a partir disso, corrigi-los antes da entrega do produto final.
Aumenta a confiabilidade da empresa
Quando um cliente solicita um software, a sua expectativa é de que, ao final do processo, ele tenha em mãos um produto de excelência, que atenda a todas as suas exigências e necessidades. Dessa forma, quando ele encontra uma série de problemas e precisa solicitar o reparo ao longo do tempo de uso, há grandes chances de que ele se sinta frustrado e, com isso, perca a confiança na sua empresa.
Dessa forma, o teste de qualidade de software é uma forma de aumentar a confiabilidade da sua empresa perante o mercado. Isso porque ele permite que você entregue produtos de excelência, com o mínimo de erros e capazes de superar as expectativas dos clientes. Dessa forma, eles não apenas confiam mais na sua empresa e marca, mas também podem se tornar promotores do negócio, indicando-o para outras pessoas.
Alinha expectativas
Quando se fala em desenvolvimento de software, um dos principais problemas que as equipes encontram ao longo do processo é a garantia de que estão atendendo às demandas do cliente. Afinal, muitas vezes o consumidor final não entende profundamente o processo de desenvolvimento e, com isso, pode não ser claro ao explicar as suas necessidades. O resultado é um produto de qualidade, mas que não atende o que o cliente deseja, o que gera frustração em ambas as partes.
O teste de qualidade de software também pode ser um ótimo aliado nesse aspecto, ajudando a sua equipe a desenvolver procedimentos que permitam o alinhamento entre as expectativas do cliente e o produto final desenvolvido.
Quando você implementa o teste, é capaz de revisar todos os elementos que foram estabelecidos no escopo junto ao cliente. Dessa forma, é possível identificar quais são os critérios que ainda não foram atendidos, assim como funcionalidades que eram necessárias, mas que não estão presentes no produto final, permitindo que a equipe revise o desenvolvimento de forma a corrigir erros e falhas, e atingir as expectativas do consumidor.
Garante o atendimento à legislação
Existem algumas leis relacionadas ao processo de desenvolvimento de software e uso de dados. Uma das mais conhecidas é a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados.
Entender quais são essas leis e garantir que todos os seus softwares cumprem com o que é exigido é essencial. Afinal, isso pode evitar processos e problemas legais para a sua empresa, além de garantir que você realize todas as suas atividades dentro do que é exigido eticamente.
O teste de qualidade de software também pode ajudar nesse aspecto. Afinal, você pode incluir as exigências legais entre os critérios de avaliação do software. Dessa forma, garante que ele está dentro do que é exigido e evita uma série de problemas futuros para a sua empresa.
Evita retrabalho e atrasos na entrega
Um outro grande benefício dos testes de qualidade para a sua empresa consiste em evitar atrasos e retrabalho por parte da sua equipe de desenvolvimento. Isso porque esse procedimento permite que você identifique erros antes que eles comprometam todo o andamento do projeto.
Para entender melhor, imagine que a sua equipe está trabalhando no desenvolvimento de determinado software. Ao final do processo, os colaboradores percebem que cometeram um erro no início, comprometendo todo o trabalho realizado.
Nessa situação específica, a equipe precisa parar suas atividades, corrigir o erro e, além disso, se dedicar à correção do resto do código. Além de gerar desmotivação e frustração no time, isso ainda atrasa a entrega para o cliente, uma vez que eles precisam investir mais tempo nas atividades para entregar o produto final.
Porém, quando você realiza testes constantes, esse erro pode ser identificado logo no início. Dessa forma, ele é corrigido antes de comprometer todo o andamento do projeto, permitindo que a equipe cumpra o prazo estabelecido com tranquilidade e evitando que eles precisem refazer todo o trabalho.
Como testar a qualidade de um software e quais são os processos para isso?
Agora que você já sabe da importância de investir em testes de qualidade de software, assim como os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa, é hora de entender como colocar isso em prática na sua empresa. Veja agora alguns dos processos necessários para isso!
Entenda quais são seus objetivos
O primeiro passo para realizar um teste de qualidade de software com eficiência é criar um planejamento. Para isso, é necessário começar com uma consulta ao escopo de forma a revisar todas as exigências e determinações do cliente em relação ao produto final.
O escopo deve ser o principal norteador do seu planejamento de testes. A partir dele, você deve determinar quais são os critérios que diferenciarão um software de qualidade de um que não está adequado. Também é a partir dele que você deve determinar algumas métricas a serem avaliadas.
Porém, não pare por aí. Há algumas características que são necessárias para todos os softwares, como usabilidade e número reduzido de erros. Inclua também esses critérios nos seus objetivos.
Determine os testes a serem utilizados
Com clareza sobre os objetivos dos seus testes, é hora de começar a planejar o processo. Existem diversas técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para a realização do teste de software. Dessa forma, é importante que você entenda quais são os principais deles e, a partir dos critérios preestabelecidos, escolha aqueles que serão utilizados.
Alguns dos testes de software que podem ser utilizados são:
- caixa branca;
- caixa preta;
- caixa cinza;
- regressão;
- usabilidade;
- carga.
Entenda muito bem quais são os elementos analisados por cada um desses e outros testes, e determine quais serão rodados na sua empresa.
Determine os processos do teste
Além dos testes padrão que podem ser implementados, também é possível estabelecer alguns critérios e processos para complementar os testes feitos. Você pode, por exemplo, criar um checklist para que um dos membros do time teste uma série de elementos do software utilizado.
Portanto, aproveite esse momento para também determinar os procedimentos e processos do teste de qualidade. Você pode, também, mapear os processos de teste, determinando responsáveis por cada uma das etapas propostas.
Rode os testes
Com o planejamento feito e determinados os critérios de qualidade, é hora da execução. É o momento de colocar todos os testes em prática juntamente da sua equipe.
Portanto, comece a rodar os testes. Para isso, é necessário que toda a sua equipe se envolva no processo e esteja capacitada para isso. Dessa forma, capacite os colaboradores tecnicamente para rodar os testes e executar cada um dos processos. Também é importante monitorar toda a execução de forma a garantir que ele ocorra da forma como foi planejado.
Corrija os erros
Após rodar todos os testes, é hora de corrigir os erros detectados e melhorar o software como um todo. Nesse momento, também é importante que você crie um processo e determine responsáveis para cada uma das etapas da correção, de forma a garantir que as melhorias sejam feitas da melhor forma possível.
Considere testes contínuos
Uma dica importante para que você melhore o processo de desenvolvimento de software é implementar os testes contínuos. Ou seja, em vez de rodar testes apenas após o final do processo de desenvolvimento, você pode executá-los continuamente, de forma a identificar os erros enquanto o produto é desenvolvido.
Portanto, planeje testes periódicos, ao longo do projeto. Com isso, você é capaz de identificar erros rapidamente e corrigi-los antes que prejudiquem todo o andamento do desenvolvimento.
Automatize os testes
É possível automatizar os testes, ou seja, buscar softwares e ferramentas capazes de rodar os testes sozinhos e, com isso, gerar relatórios para a sua equipe. Portanto, aproveite esses recursos para otimizar o trabalho da sua equipe, aumentar a produtividade do time e a eficiência na hora de rodar os testes.
Melhore os processos da TI
Aproveite os testes para identificar os processos que podem ser melhorados a longo prazo no setor de TI. Caso identifique erros comuns ou procedimentos que poderiam ajudar a melhorar o desenvolvimento de software como um todo, converse com a sua equipe para modificar os processos da área como um todo e melhorar os resultados de uma forma geral.
Quais os insights que esse teste oferece?
Os testes de qualidade de software oferecem uma série de insights para o seu time de desenvolvimento, servindo para melhorar os serviços de TI como um todo e podendo levar a aprendizados de longo prazo para a equipe.
Isso porque, quando você usa testes de qualidade de software, é possível ter acesso a uma série de insights sobre correções e melhorias que podem ser realizadas no software. Além de isso trazer benefícios para o produto que está sendo testado, a equipe de TI também pode perceber processos problemáticos ou erros comuns, o que permite que eles melhorem a realização das atividades ao longo do tempo, reduzindo cada vez mais os erros presentes no software.
Além disso, também é possível ter insights sobre a eficiência do programa e a velocidade de resposta do sistema. Dessa forma, a equipe é capaz de melhorar esses elementos antes mesmo da entrega para o cliente, colocando um produto de excelência no mercado.
Vale lembrar que os testes de software também podem gerar insights sobre os padrões de qualidade da sua empresa. Para entender melhor como isso funciona, imagine que você desenvolveu um software e testou a partir dos padrões preestabelecidos. Porém, quando o cliente foi utilizar, retornou com uma série de erros e o feedback foi negativo.
Isso indica que é necessário rever os próprios padrões de qualidade estabelecidos e as ferramentas e técnicas utilizadas para realizar os testes. Afinal, se eles ainda deixam passar uma grande quantidade de erros, não estão cumprindo o seu principal papel dentro da empresa. Esse tipo de insight é extremamente valioso para o bom andamento das atividades do time de TI e garantia de resultados de excelência.
Quais métricas devem ser utilizadas na avaliação?
Na hora da avaliação da performance do software, é necessário determinar algumas métricas que servem como norte para a realização do teste de qualidade. Ou seja, você deve determinar quais são os elementos e variáveis que serão incluídos no teste e, a partir disso, identificar níveis mínimos de qualidade exigido para que ele seja liberado para o cliente.
As principais métricas que podem ser utilizadas nesse momento são:
- alcance: identificação das funcionalidades e comparação com o escopo;
- usabilidade: identificação do design e facilidade de uso do software por parte do cliente;
- profundidade: avaliação da arquitetura do software e dos seus níveis de ramificação;
- portabilidade: identificação das possibilidades de integração do software;
- confiabilidade: avaliação da performance do software e manutenção dos seus níveis de qualidade ao longo do tempo;
- manutenibilidade: identificação das possibilidades de atualizações e necessidades de manutenção do software ao longo do tempo;
- eficiência; avaliação do desempenho do software como um todo.
Como uma empresa especializada pode ajudar no teste de qualidade de software?
Como você pode perceber, o teste de qualidade de software é um processo extremamente importante para a sua empresa. Afinal, além de melhorar o trabalho da sua equipe de TI, ele ainda permite que você entregue melhores produtos para os seus clientes, sejam eles internos ou externos.
Porém, você também percebeu que o teste de qualidade de software é um processo complexo. Afinal, ele exige uma série de procedimentos e ferramentas necessárias para garantir que você será capaz de testar os softwares de forma eficiente. Além disso, também é necessário determinar, de forma adequada, as métricas e critérios que serão utilizados para o teste.
É por isso que contar com uma empresa especializada pode ser tão importante. Esse tipo de empresa oferece uma série de serviços capazes de ajudar você a organizar tanto o teste de software quanto outros procedimentos relacionados ao time de TI. Elas contam com profissionais capacitados e experientes, podendo oferecer um serviço de qualidade e alinhado às necessidades da sua empresa.
Nesse artigo você aprendeu tudo sobre o teste de qualidade software, incluindo os seus benefícios, procedimentos necessários e importância. Portanto, aproveite todo o conhecimento adquirido para colocar, agora mesmo, o teste de software em prática na sua empresa e desenvolva produtos de excelência para os seus clientes!
Quer ajuda para implementar o teste de qualidade de software e outros processos no setor de TI? Então entre em contato com a GAEA e confira as nossas soluções!