fbpx

Todo mundo pode ser gerente de projetos?

As melhores práticas do mercado e as principais instituições pregam que qualquer profissional, com qualquer perfil, desde que treinado e inserido em funções menores nos projetos, para adquirirem experiência, poderá assumir as funções de gerenciar projetos.

No mundo real, a situação é diferente. Determinadas características fundamentais para o sucesso e sobrevivência do gerente de projetos não são aprendidas nos bancos da escola, e muitas pessoas, por mais treinadas que sejam, jamais conseguirão desenvolvê-las.

Estar à frente de um grupo de pessoas, sendo o centro das atenções, fazendo uma apresentação, causa repulsa e medo em muita gente. Ser o centro das atenções apresentando o status de um projeto, recebendo questionamentos nem sempre amistosos, conseguir interagir e, em muitos casos, mudar o clima e a tensão gerada no ambiente, definitivamente é para poucos.

Para os desavisados, interessados em tornarem-se gerentes de projetos, ficarão assustados ao saber das atribuições estressantes do dia a dia e podem desistir de enveredar-se na profissão. A boa notícia é que eles podem trabalhar no escritório de projetos sem necessariamente serem expostos ao front destes.

O que pouco se ensina nos bancos das escolas é que um projeto necessita do suporte periódico de um grupo de pessoas que trabalham no back office, que dão suporte para o gerente de projetos com as informações necessárias para que ele consiga utilizá-las de maneira assertiva na linha de frente dos projetos.

Os leigos acreditam que o gerente de projetos tem tempo para coletar todas as informações necessárias para monitorar a execução do planejamento, definir ações de correção e ainda arrumar tempo de interagir com o cliente e equipe, e solucionar todos os problemas que acontecem.

Infelizmente, isso não é real. Apenas as atividades de negociação e comunicação consomem seu dia. Se não existir uma equipe para consolidar e analisar as informações e auxiliá-lo nas decisões, sem dúvida, o sucesso do projeto estará seriamente comprometido.

Portanto, a resposta para a pergunta “Se todos os profissionais podem ser gerentes de projetos?” é sim. O problema será definir onde o profissional deverá atuar em função das suas qualidades e perfil. Os mais concentrados, estudiosos e com restrição em relacionamentos de massa poderão, com facilidade, assumir as responsabilidades do escritório de projetos; do outro lado, aqueles com facilidade de comunicação, negociação e que administram bem o trabalho sob alta pressão terão boas chances de conseguir excelentes resultados na entrega, gestão e administração do front do projeto nos clientes.

ContatoPowered by Rock Convert

Deixe um comentário