fbpx

Trabalho em equipe para desenvolvedores

8 passos devopsPowered by Rock Convert

Se o trabalho em equipe é fundamental em praticamente todas as áreas de atuação, no setor de TI o trabalho em equipe para desenvolvedores se torna praticamente uma necessidade para que as funções sejam devidamente executadas.

Quando os times atuam em sinergia, é possível ter aumento de produtividade e redução de erros e de retrabalhos, entre outros pontos benéficos para a organização.

Então, veja alguns pontos fundamentais para promover o trabalho em equipe para desenvolvedores! Boa leitura.

Promover uma cultura de colaboração

O trabalho em equipe deve ser incentivado todo o tempo por parte dos gestores. Isso deve ser incorporado como uma verdadeira cultura interna de colaboração, perpassando os princípios, as metas e os objetivos da organização.

Sem isso, a tendência é que os esforços fiquem maçantes e pouco eficientes, conseguindo pouco colaborar para uma melhor integração entre os membros.

Quando é implementada como uma cultura, é como se a colaboração fizesse parte da estrutura da empresa. Os gestores passam a aplicar uma série de medidas que contribuem para esse fim, obtendo melhores resultados.

Utilizar metodologias ágeis no negócio

As metodologias ágeis (ou método agile) favorecem o trabalho em equipe por reformarem a forma como os times trabalham internamente, já que favorecem uma interação mais consistente, colocando-as à frente de ferramentas e processos.

Todos conseguem visualizar os trabalhos dos times e, consequentemente, contribuir positivamente com eles, garantindo não só mais eficiência, mas também melhores resultados.

Lembrar-se do papel do gestor neste processo

O gestor tem um papel fundamental para auxiliar a manter o trabalho em equipe coeso, minimizando possíveis problemas que possam atrapalhar a sinergia dos times. Por exemplo, conflitos recorrentes precisam ser mediados por esse profissional, a fim de solucionar a questão e obter melhores resultados.

O olhar crítico e analítico do gestor é fundamental para que se possa verificar o que pode estar atrapalhando as equipes a crescer, a potencializar os pontos positivos e motivá-las a trabalhar em conjunto em prol de melhores resultados da empresa.

Guia Rápido DevOpsPowered by Rock Convert
automatizacao deployPowered by Rock Convert

Por isso, lembre-se: um bom líder é capaz de observar essas questões — antes mesmo que a equipe possa sentir os problemas ocorridos — e resolvê-los da melhor forma.

Utilizar ferramentas facilitadoras de comunicação

O trabalho em equipe depende, essencialmente, da capacidade dos colaboradores de realizar uma comunicação direta, transparente e facilitada em seu dia a dia. Para esse fim, é fundamental que o negócio tenha as ferramentas adequadas.

Softwares que contêm ferramentas de intranet permitem um contato mais ágil entre os diferentes colaboradores e times.

Além disso, soluções que permitam ver o projeto como um todo facilitam na hora de os membros das equipes encontrarem os parceiros que devem, de fato, contactar para tirarem suas dúvidas ou para conversar sobre o que precisa ser resolvido.

Manter a transparência nos processos

Quanto mais transparentes forem os processos internos, mais facilmente os times terão consciência do que está sendo feito — e poderão atuar de forma colaborativa, auxiliando os colegas.

Por exemplo, para que um desenvolvedor possa auxiliar uma pessoa da área de operações, é fundamental que um saiba o que o outro está fazendo naquele momento. E só é possível que isso ocorra se houver uma política de transparência, na qual todos os colaboradores tenham ciência do trabalho dos colegas.

Implementar uma cultura DevOps na empresa de TI

Estabelecer uma cultura DevOps é fundamental não só para promover o trabalho em equipe em sua empresa, mas também para colocá-la no rol de organizações modernas, que trabalham com as melhores práticas encontradas no mercado atualmente.

O DevOps permite maior integração entre as equipes de Desenvolvimento e Operações, estreitando laços e garantindo um trabalho mais colaborativo entre dois times que, na TI tradicional, tendem a se manter afastados.

O resultado, com isso, além de um trabalho em equipe mais coeso, é o aumento da produtividade, entregas mais ágeis, com menor taxa de erros e necessidade de refação e equipes mais motivadas.

O trabalho em equipe para desenvolvedores é fundamental, de forma que os times consigam realizar os projetos da melhor forma, com melhor sinergia e, consequentemente, aumentando a motivação e permitindo uma maior criatividade e consistência nas atividades internas.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que seus colegas da área também possam aproveitar este conhecimento!

guia de ferramentas devopsPowered by Rock Convert
consultoriaPowered by Rock Convert
ContatoPowered by Rock Convert
2020-02-03T15:02:40-03:00Categories: Artigos, Desenvolvimento, DevOps|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário