Como escolher uma infraestrutura de Data Center ideal?
Não importa qual é o modelo de infraestrutura que sua empresa esteja adotando ou pretende adotar — servidores dedicados, híbridos, virtuais, nuvem, etc — a escolha do data center ideal deve ser uma das prioridades, afinal, é nele que toda a sua capacidade produtiva estará ambientada.
Com as empresas cada vez mais dependentes de seus ativos de TI, mas em busca de simplificação e virtualização, muitos provedores de serviços surgem oferecendo os mais diversos modelos de infraestrutura.
Neste post, vamos entender o que é uma infraestrutura data center e o que você deve avaliar na hora de escolher a ideal para sua empresa. Confira!
Como é formada uma infraestrutura de data center?
Hoje, com a multiplicidade de modelos de aplicações utilizados pelas corporações, que vão desde os sistemas de gestão tradicionais até as mais modernas aplicações com inteligência artificial, a infraestrutura de data center deve ser robusta e segura.
Para que essa infraestrutura tenha uma boa base, ela deverá contar com:
- um bom espaço físico para a instalação dos racks, servidores, roteadores, cabos, e demais periféricas;
- energia elétrica com redundância, a empresa deverá contar com alguma fonte de energia autônoma de emergência;
- refrigeração que consiga dar conta de todo o calor produzido pelas máquinas;
- pessoal capacitado para a gestão de toda essa infraestrutura.
Como as empresas estão em busca de simplificar gastos e focar no seu core business, o que boa parte tem feito é “terceirizar” o desenvolvimento e gestão de toda essa infraestrutura por meio de provedores de data center virtuais. No tópico a seguir, vamos entender o que é esse data center virtual.
Qual é a diferença entre data center local e data center virtual?
Para escolher um bom datacenter, é importante saber qual é o modelo ideal para a sua empresa. Basicamente, há dois tipos de investimento em data center, no modelo local e no modelo virtual. Veja a diferença entre os dois abaixo.
Data center local
O data center local é aquele que a empresa investe em uma infraestrutura física, ou seja, deverá investir em equipamentos, espaço, refrigeração e em uma equipe de profissionais preparada para manter essa infraestrutura funcionando em tempo real.
Muitas empresas preferem investir em data center locais, por necessidade de uma maior autonomia em seu sistema e por questões de segurança estratégica.
Por ser uma infraestrutura 100% desenvolvida, mantida e gerenciada internamente pela empresa, esse modelo de data center é mais acessível para grandes organizações, que têm um orçamento grande para manter essa operação e que o ROI (retorno sobre Investimento) seja vantajoso.
Data center virtual
O data center virtual, como o nome sugere, é uma estrutura física que é vendida em forma de serviços por um provedor. Ou seja, a empresa desenvolve um data center muito grande e “aluga” os recursos de TI excedentes de forma virtualizada.
Nesse cenário, a empresa que contrata um data center virtual não precisa se preocupar com manutenção, infraestrutura e gerenciamento, apenas usufrui de todos os recursos que a infraestrutura pode oferecer para sua empresa.
O data center virtual é mais acessível para pequenas e médias empresas, tornando o acesso à transformação digital mais popularizado. Até empresas maiores, que querem reduzir custos com TI, estão optando pela adoção de data centers virtuais. Entre os benefícios que a empresa buscam em um data center virtual, podemos destacar:
- estabilidade: pois o provedor trabalha 24/7 para manter a infraestrutura funcionando e seu core business é entregar o serviço ininterruptamente com qualidade;
- escalabilidade: ao contar com um data center virtual, a empresa passa a pagar apenas pelos recursos que utiliza, evitando, assim, manter infraestrutura ociosa ou defasada em relação a suas necessidade;
- acesso a tecnologia de ponta: é uma oportunidade para médias e pequenas empresas terem acesso a tecnologia de ponta;
- redução de custos: as empresas não têm que arcar com refrigeração, energia elétrica, espaço físico e equipe exclusivamente para as demandas de um data center.
O que avaliar na hora de escolher um data center?
Agora que já entendemos o que é um data center e as diferenças entre o modelo local e o virtual, vamos analisar o que deve ser verificado na hora de escolher a solução ideal para a sua empresa. Acompanhe!
Avalie a credibilidade do provedor
Para ter acesso a todos os benefícios que um data center pode trazer, você terá que caprichar na escolha do provedor caso opte pelo modelo virtual.
Por isso, entre em contato com ex-clientes e com os atuais para saber se a empresa é transparente em seus processos, com políticas de recuperação de dados em caso de emergência e se oferece todos os padrões de segurança em suas infraestruturas físicas.
Preste atenção ao pacote de serviços
É importante saber se a empresa contratada oferece pacotes de serviços fechados, ou seja, sem escalabilidade. Isso porque, sua empresa pode passar por sazonalidade que demandem mais ou menos recursos e você de acordo com a época.
Ao optar por um data center virtual, deverá sempre pagar apenas pelos serviços que realmente precisa. Não aceite pagar para manter uma infraestrutura ociosa, a não ser que isso realmente faça parte de uma estratégia corporativa sólida. Fora isso, estará jogando dinheiro fora.
Avalie o suporte oferecido
Os problemas nunca chegam com hora marcada e contar com um provedor prestativo, que esteja presente quando você mais precisar, é a melhor opção. Um provedor de data center não é apenas um prestador de serviço, é um parceiro de negócios, afinal, em plena transformação digital, ter uma infraestrutura de TI sólida não é um diferencial, mas sim uma necessidade.
Para avaliar esse suporte, você pode entrar em contato com clientes, conversar com os representantes da empresa e avaliar o nível de prestatividade e conhecimento sobre o assunto dos profissionais. Se possível, faça um teste gratuito para sentir na prática como as coisas realmente funcionam.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é uma infraestrutura de data center e como escolher o modelo ideal para sua empresa.
Lembrando sempre que, para manter uma infraestrutura local, física, é sempre importante contar com uma equipe especializada, seja na montagem, ou na gestão. Em relação ao data center virtual, foque sempre em empresas que tenham Know-how, para que você consiga manter a disponibilidade, acessibilidade e segurança.
Gostou do post? Como a sua empresa lida com a infraestrutura de Data center? Trabalham com o modelo local ou virtual? Diga para a gente nos comentários.