Terceirização de análise: entenda mais sobre o assunto!

A informação já é considerada o novo petróleo de nossa civilização. Assim como quem tinha o controle das reservas de óleo mantinha o poder, hoje, a informação está caminhando para essa realidade e, com isso, cada vez mais empresas estão optando pela terceirização da análise.

Esse fato é simples de entender, uma vez que nem todas as organizações podem contar com profissionais especializados para analisar, de forma contundente, todos os dados gerados e necessários para uma empresa.

Sendo assim, terceirizar esse serviço pode ser uma boa ideia. Neste post, vamos falar um pouco mais acerca da terceirização de análise de dados e de suas vantagens e desvantagens para as organizações. Boa leitura!

O que é a terceirização de análise de dados?

Em poucos anos, a TI deixou de ser um departamento de apoio dentro das organizações para assumir um local estratégico para as empresas, não apenas fornecendo as ferramentas para que possam alcançar melhores resultados, mas também transformando a maneira com que se faz negócios e se oferece produtos e serviços.

Contudo, a tecnologia começou a consumir muitos recursos do orçamento das organizações, o que acabou se mostrando um problema, afinal, as soluções tecnológicas de última geração trazem resultados, mas são caras. Sendo assim, já nos acostumamos a ver muitas empresas terceirizarem alguns pontos de sua TI visando à diminuição de custos e à necessidade de investimentos para usufruir de melhores tecnologias.

Esse modelo de terceirização também já chegou à análise de dados e, hoje, cada vez mais organizações estão levando seus processos analíticos para fora das quatro paredes da empresa e adotando um modelo de outsourcing para essa análise.

Isso está acontecendo por dois motivos básicos: as empresas não contam com profissionais especializados para realizar uma boa análise e extrair todo o conhecimento acumulado em seus dados e também não podem investir nos melhores softwares de análise do mercado.

Quais os seus principais objetivos?

O principal objetivo da terceirização de análise de dados é permitir que pequenas empresas, sem condições de montar e operar um Data Warehouse, mas com dados suficientes para populá-lo, também possam contar com essa tecnologia para melhorar os seus resultados.

Dessa forma, pequenas organizações e startups também podem contar com o poder da tecnologia na hora de montar suas estratégias de mercado, conferindo os resultados de determinadas ações com análises preditivas, baseadas em dados públicos e da própria empresa. Sendo assim, pequenas empresas que não poderiam contar com o recurso para melhorar a sua eficiência podem contar com um ponto a mais na hora de competir com grandes players do mercado.

Qual a importância da terceirização de análise de dados?

A possibilidade de terceirizar a análise de dados traz uma oportunidade, até agora, impossível para as pequenas empresas, que é utilizar suas informações, assim como as grandes corporações fazem para alcançar o máximo de clientes e entender as movimentações do mercado.

Dessa forma, podemos encarar essa terceirização não apenas como uma simples forma de redução de custos para uso de uma ferramenta, mas como uma oportunidade de ganho de mercado para as pequenas e médias empresas, que não podem ter acesso a esse tipo de tecnologia por meios comuns.

Da mesma forma, para as grandes companhias, que investem pesado em análise de dados em busca de maiores oportunidades de mercado, terceirizar esse processo significa manter a qualidade ao mesmo tempo em que se corta custos.

Quais as vantagens para as empresas?

São várias as vantagens para as empresas ao optar pela terceirização de sua análise de dados. Vamos listar alguns dos principais benefícios:

Maior padronização de rotinas

Um dos primeiros motivos para buscar pela terceirização é alinhar-se aos principais padrões para as rotinas praticadas no mercado. As empresas de terceirização sempre utilizam o que há de melhor e podem repassar esse conhecimento para a sua companhia.

Dessa forma, além de contarem com uma análise de dados bem-feita e profunda, seus processos ainda serão alinhados com o que há de mais qualidade no segmento, garantindo, assim, melhores resultados.

Direcionamento do foco apenas ao negócio

Buscar por ferramentas de análise de dados e realizar o controle dessas soluções pode ter um alto custo para a sua equipe de TI, que não poderá focar em outros pontos de melhoria do negócio. Ao repassar essas responsabilidades, seu time terá mais tempo livre para buscar por soluções voltadas à sua empresa e não focará apenas todo o seu dia em analisar dados e processos.

Absorção de conhecimento

Uma consultoria e empresa que prestam serviços de análise de dados podem ter muito conhecimento para repassar para a sua equipe, que pode se beneficiar com todas as informações adquiridas.

Quais as suas desvantagens?

É claro que nem tudo são flores em uma relação entre a sua empresa e a organização contratada para realizar a análise de dados de seu negócio. Entre os pontos negativos, estão:

Vulnerabilidade de segurança

O intercâmbio das informações entre as duas empresas acaba gerando mais um canal que pode ser alvo de ataques e o vazamento de informações confidenciais sempre é um risco a ser levado em consideração. Afinal, qualquer problema desse tipo, como a perda de dados, pode gerar uma má reputação para as empresas no mercado e a perda de clientes e confiança. Por conta disso, é preciso analisar muito bem como todo o processo será realizado.

Dificuldade de integração entre times

Nem sempre a sua equipe interna de TI verá com bons olhos os profissionais externos, podendo haver problemas de comunicação e integração entre os times, prejudicando todo o processo. O ideal é demonstrar para todos que a terceirização é algo realizado como forma de melhorar os resultados gerais da empresa, e que os profissionais internos terão mais tempo para se dedicar a outras atividades.

A terceirização de análise de dados traz uma grande oportunidade para pequenas e médias empresas de usufruir dessa tecnologia para entender melhor o mercado e construir suas estratégias de expansão e posicionamento de forma muito mais eficaz.

Chegamos ao final deste post e esperamos que você tenha compreendido como a terceirização pode ser benéfica! Agora, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também tenham essa possibilidade?

2018-08-28T12:11:13+00:000 Comments