Parceria para desenvolvimento: como funciona e quais as vantagens?
O desenvolvimento de softwares é uma tarefa extremamente delicada e multidisciplinar. Muitas vezes, mesmo que você tenha uma equipe robusta e completa, existem tecnicalidades e competências que impedem a construção de um bom sistema, que atenda às expectativas da operação — e é para solucionar esse problema que existe a parceria para desenvolvimento.
Com parcerias estratégicas e bem estruturadas, é possível desenvolver sistemas com precisão, planejamento e velocidade — tudo isso sem abrir mão da qualidade do software. Não por acaso, essa é uma das tendências mais promissoras deste mercado. Por isso, elaboramos este material completo sobre o tema. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que são as parcerias empresariais de desenvolvimento?
Nos últimos anos, a transformação digital tomou conta do mercado. Mais do que nunca, as empresas estão reconhecendo a importância de sistemas sólidos e confiáveis para suas rotinas de produtividade. É nesse cenário que muitas gestões buscam desenvolver soluções próprias e especializadas para atender as expectativas e demandas da operação.
No entanto, são poucas as empresas que já contam com um time de desenvolvimento de softwares. Na realidade, em grande parte das empresas, as equipes de TI estão mais ligadas à gestão de ativos e à manutenção dos sistemas já existentes, mas é raro existir uma equipe dedicada apenas à criação de novas soluções e aplicativos para a própria operação.
É por isso que existem as parcerias de desenvolvimento. Assim, as empresas podem terceirizar a construção de uma aplicação para uma equipe que seja especializada e referência na área, sem precisar arcar com os custos de contratação e o tempo que seria gasto em recrutamento, onboarding e adaptação dos novos contratados.
É por essa razão que as parcerias de desenvolvimento são uma tendência constante no universo de TI, pois permitem que a sua empresa acesse uma equipe de profissionais experientes na engenharia de software, de maneira prática, acessível e organizada. No entanto, para colher os benefícios de uma boa parceria, é fundamental atentar à reputação do parceiro.
Em nossa visão, existem alguns pontos fundamentais para avaliar uma empresa de desenvolvimento, tais como a reputação, a disponibilidade do suporte e a competência das equipes. Quando você escolhe um parceiro que atende a todos esses critérios, a sua operação tem a segurança necessária para investir no desenvolvimento de aplicações que trarão resultados.
Quais as vantagens de uma parceria para desenvolvimento?
Velocidade, precisão e resultado. Da forma como percebemos, essas são as principais qualidades de uma boa parceria de desenvolvimento. Abaixo, expandimos cada um desses pontos, demonstrando como um bom parceiro pode gerar entregas profissionais, reduzir a burocracia, otimizar os processos e muito mais — entenda!
Entregas rápidas, profissionais, consistentes e robustas
A começar pelo foco sobre o desenvolvimento da aplicação. Comparativamente, uma equipe dedicada apenas a esse trabalho consegue produzir entregas muito mais otimizadas, rápidas e consistentes do que os profissionais que você já têm na sua equipe, mas que precisam dividir a atenção entre as responsabilidades atuais e as metas do novo projeto.
Justamente por programar mais rápido, o tempo de desenvolvimento é reduzido de forma considerável, com entregas profissionais e robustas. Além disso, o maior foco também permite uma jornada de desenvolvimento mais organizada, o que incentiva a adoção de metodologias e boas práticas como clean code, Agile e DevOps.
Redução da burocracia
O mercado de TI está atravessando um momento bastante delicado, sobretudo para quem emprega. Com a pandemia, modalidades como o trabalho remoto ganharam popularidade, expandindo a competição por bons profissionais para todo o território nacional — quando não internacional. Por isso, recrutar e reter bons talentos está mais difícil e caro do que nunca.
É nesse cenário que uma parceria de desenvolvimento pode atender perfeitamente às suas expectativas. Em vez de custear recursos, como tempo e dinheiro, em fases de recrutamento, entrevista, contratação, onboarding e elaboração de times, é possível simplesmente estabelecer uma parceria com uma empresa especializada em desenvolvimento.
Assim, você acessa os melhores profissionais do mercado de maneira prática, rápida e intuitiva, sem atravessar as burocracias, e etapas inerentes à contratação de novos profissionais. É por isso, entre outras razões, que estabelecer uma parceria para desenvolvimento é uma das estratégias mais acertadas do mercado, sobretudo do ponto de vista do tempo e da produtividade.
Otimização de processos
Mais uma vez, retornamos à questão da dedicação exclusiva versus atenção compartilhada. Quando você contrata um parceiro para assumir o desenvolvimento dos seus sistemas, você tem a certeza de que obterá o melhor retorno possível, pois o time destacado para o desenvolvimento da aplicação se dedicará integralmente ao projeto, otimizando processos e etapas.
Por outro lado, isso nem sempre é possível com times internos que, muitas vezes, precisam dividir o tempo útil entre as responsabilidades atuais e o escopo de desenvolvimento do novo projeto. Além disso, a otimização de processos ocorre até mesmo quando o time parceiro não é responsável por 100% do desenvolvimento da nova aplicação.
Em alguns cenários, as empresas terceirizam apenas uma porção do projeto para a empresa parceira, como o desenvolvimento apenas do backend, ou apenas do frontend, por exemplo. Em qualquer um dos cenários, uma parceria facilita a construção do sistema, diluindo as responsabilidades de maneira organizada, planejada e otimizada.
Aumento da competitividade
Muitas vezes, a sua empresa não conta com as competências necessárias para desenvolver a aplicação que vocês precisam — o que é muito comum na implementação de novas tecnologias e tendências, tais como soluções de metaverso, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e afins. É justamente para estabelecer essa ponte que as parcerias existem.
Por exemplo, digamos que a sua empresa queira inaugurar uma solução no metaverso, com blockchain e outros conceitos comuns à Web 3. Uma parceria especializada pode desenvolver a visão da sua empresa, expondo sua marca a novas tecnologias e oportunidades de maneira antecipada, o que eleva a sua competitividade e visibilidade no mercado.
Melhoria dos produtos e serviços
Outra vantagem das parcerias é o aprimoramento do seu leque de produtos e serviços. Afinal de contas, a reputação de uma empresa desenvolvedora de sistemas é justamente a qualidade de suas aplicações. Por isso, é função dessa empresa desenvolver soluções, métodos e aprimoramentos para atualizar, modernizar e melhorar tudo que é novo e tudo que já existe.
Muitas vezes, esses aprimoramentos podem ocorrer até mesmo “fora do código”, na própria interface das aplicações, sugerindo revisões e reformulações para melhorar a experiência do usuário. É por meio desses insights que é possível melhorar os seus sistemas, criando telas, funcionalidades e rotinas que sejam ainda mais intuitivas, práticas e acessíveis para o usuário.
Suporte ao time
Em nossa visão, essa é uma das qualidades mais críticas na hora de escolher um parceiro para desenvolvimento. O suporte é o leque de serviços disponibilizados por uma empresa para atender às demandas, dúvidas e expectativas de seu cliente. Da forma como percebemos, um suporte de qualidade é aquele que se destaca por ser disponível, proativo, transparente e objetivo.
É justamente esse tipo de abordagem que permite o rápido diagnóstico e resolução dos problemas. Com uma boa parceria, mesmo após o ciclo de desenvolvimento e implementação do sistema, a sua empresa continua recebendo o amparo e acompanhamento técnico dos desenvolvedores, garantindo uma curva de integração e adaptação que seja eficiente e confiável.
Acompanhamento das tendências
Por último, mas também importante, vale destacar a atualização tecnológica. O objetivo das empresas de desenvolvimento é oferecer o melhor serviço, no melhor prazo, utilizando as melhores técnicas e boas práticas. Para alcançar esse objetivo, essas empresas e suas equipes estão em constante qualificação e desenvolvimento.
É por isso que, muitas vezes, adotar uma parceria para desenvolver os seus sistemas é a melhor forma de se expor a novas práticas e tecnologias que estão se popularizando no mercado, tal como novas tendências de infraestrutura, gestão de ativos, arquitetura de APIs, mitigação de riscos e por aí adiante.
O que é necessário para estabelecer uma boa parceria?
Como já destacamos no tópico anterior, uma boa parceria depende de alguns fatores fundamentais, tais como a competência do time parceiro, a reputação de mercado desta empresa desenvolvedora, a disponibilidade do suporte e, claro, a especialização na tecnologia que você busca para a sua aplicação.
É por essa soma de motivos que convidamos você a conhecer a Gaea e as nossas soluções. Com mais de 15 anos de atuação, nos tornamos uma referência absoluta no Brasil, criando sistemas, oferecendo soluções e provendo consultoria tecnológica para empresas de todos os perfis e segmentos do mercado brasileiro.
Além de contarmos com um quadro de profissionais especializados e referenciais em suas áreas, contamos com um longo histórico de confiabilidade e eficiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado corporativo. É por essa soma de motivos que, hoje, ocupamos um lugar referencial no mercado.
Como pôde ver, a parceria para desenvolvimento entrega o melhor de todos os mundos. Com uma parceria bem estruturada, você consegue reduzir o tempo de desenvolvimento, elevar a qualidade das entregas, aprimorar a robustez do sistema que está sendo desenvolvido e criar uma solução que, de fato, atenda às suas necessidades e expectativas.
Agora que você conhece os benefícios de uma boa parceria para desenvolvimento, aproveite para fazer isso com uma das maiores referências do mercado. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!