Estar antenado nas tendências do mercado da atualidade é essencial para que a sua empresa crie um diferencial competitivo e trilhe os caminhos do sucesso. E, quando se fala em TI, o ambiente DevOps surge como uma ótima estratégia para potencializar os seus resultados e melhorar a interação e motivação do time com as atividades realizadas.

Trata-se, basicamente, de uma cultura de desenvolvimento ágil que prioriza a integração do desenvolvimento e operação do setor — daí o nome DevOps. Ele traz uma série de benefícios para a sua empresa, como uma maior integração do time, entregas mais ágeis e com maior qualidade, menor número de erros e maior capacitação dos colaboradores.

No entanto, você sabe como implementá-lo na empresa? Entende quais são os principais passos para garantir o sucesso da estratégia? Então, leia nosso artigo e veja como aplicar um ambiente DevOps na sua empresa!

Pense na mudança de cultura como um todo

O DevOps não é apenas uma metodologia ou uma estratégia, mas uma cultura. Portanto, para implementar um ambiente DevOps na empresa, é essencial que você leve todos os aspectos em consideração.

Comece com um diagnóstico de cultura para entender quais são os principais elementos já existentes no setor de TI da sua empresa. A partir disso, identifique o que deve ser modificado e o que pode permanecer da forma como está hoje.

A partir disso, crie planos de ação para uma mudança na empresa. Para que isso funcione, converse com os colaboradores e explique o porquê de cada uma das alterações e como eles podem auxiliar no sucesso da estratégia.

Integre as áreas

O principal elemento da implementação de um ambiente DevOps na empresa é exatamente a integração entre as diversas áreas do setor de TI, principalmente a equipe de desenvolvimento e operações. Isso significa que, não basta que eles trabalhem se comunicando uns com os outros, sendo essencial garantir que todos realizem as suas atividades efetivamente em conjunto e de forma colaborativa.

Para que isso funcione, crie um canal de comunicação eficiente para que ambos os times interajam. Além disso, é importante explicar qual o papel de cada um na integração e como funciona esse processo, criando estratégias em conjunto para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível.

Capacite a equipe

Todos os colaboradores precisam entender o que é o DevOps, quais são os objetivos e benefícios de contar com essa cultura e como ele funciona na prática. Dessa forma, você aumenta o engajamento no processo, potencializando as suas chances de sucesso.

Portanto, invista em capacitação para a equipe. Essa estratégia permite que cada um entenda a sua função nesse ambiente e tenha consciência de quais são as ações necessárias para que isso saia do papel, engajando-se nas suas próprias atividades.

Além disso, você pode buscar outras capacitações, como metodologias de gestão e desenvolvimento, assim como novas ferramentas. Dessa forma, os funcionários estarão prontos para atuar como seus parceiros nessa implementação.

Invista em ferramentas de controle de versão

Quando muitas pessoas trabalham juntas, é possível que você perca o controle de quais foram as atualizações e modificações realizadas, o que pode levar a problemas no futuro. É aí que entra o controle de versão com um método essencial para que o ambiente DevOps seja inserido em sua empresa.

Portanto, sempre busque por ferramentas eficientes e adequadas à realidade da sua organização. Dessa forma, você é capaz de controlar cada uma das alterações no código e identificar problemas, caso eles surjam. Além do mais, ainda salva versões anteriores caso alterações sejam realizadas de forma equivocada.

Crie um ambiente de teste contínuo

Os testes contínuos são uma das etapas de uma cultura DevOps bem estabelecida. Isso porque, quando os testes ocorrem dessa forma, você é capaz de identificar problemas rapidamente e, com isso, corrigi-los com agilidade.

Por esse motivo, vale a pena apostar em um espaço propício para rodar os testes contínuos. Além do mais, investir em testes automatizados é uma ótima estratégia para gerar sucesso nesse aspecto.

Monitore o desempenho

Não basta aplicar um ambiente DevOps sem observar quais são as consequências que isso gera para a empresa e os resultados da nova estratégia. Desse modo, monitorar o desempenho constantemente é essencial para manter o sucesso a longo prazo.

Comece com a mensuração de indicadores, antes e depois do DevOps. Eles podem estar relacionados à performance individual dos colaboradores ou da equipe como um todo, assim como ao tempo de desenvolvimento de novos produtos e soluções de qualidade dos resultados.

A partir disso, é possível iniciar o processo de monitoração do desempenho. Eles devem ser coletados periodicamente e os resultados precisam ser comparados com os anteriores. Caso descubra algum problema, crie planos de ação para repará-lo e garantir o sucesso do programa.

Conte com uma consultoria especializada

A implementação de um ambiente DevOps envolve uma série de mudanças, não apenas no setor de TI, mas na organização como um todo. Por isso, é um processo complexo e que exige grande conhecimento sobre o assunto.

Nesse aspecto, contar com uma consultoria especializada pode ser a melhor solução. Isso porque você passa a contar com uma equipe experiente e capacitada em DevOps, capaz de analisar as principais características da sua empresa e entender quais são as melhores estratégias durante o processo.

Ademais, esse tipo de serviço ainda abre portas para que você diagnostique problemas na área e descubra quais são as melhores soluções. Os profissionais sugerem as ferramentas mais adequadas para diminuir as etapas manuais, aplicam boas práticas de DevOps e acompanha a empresa durante todo o processo.

Essa tendência de TI veio para ficar. Isso porque, além dos ótimos resultados que pode gerar para a sua empresa, essa cultura ainda está totalmente coerente com as metodologias ágeis exigidas pelo mercado da atualidade. Portanto, aproveite as nossas dicas para realizar o processo de implementação de um ambiente DevOps com excelência.

Quer ter uma consultoria especializada como aliada durante todo o processo? Então, entre em contato com a Gaea e descubra as soluções que temos para oferecer ao seu negócio!