Soluções em TI: 10 razões para investir
Muitos líderes e gestores de TI buscam formas de fazer o seu trabalho ser mais eficaz. Nesse cenário, a tecnologia desempenha um papel crítico nas tentativas de tornar negócios mais econômicos e lucrativos. Atualmente, as soluções em TI disponíveis no mercado permitem que empresas busquem novas formas de trabalho — mais avançadas e flexíveis.
Elas estão mudando toda a estrutura interna de diversos locais, dando a possibilidade para líderes empresariais adotarem abordagens mais modernas e ousadas. Quer saber mais? Então leia o nosso texto de hoje e conheça algumas soluções que são, por si só, razões para você investir nelas!
Como a tecnologia pode melhorar a minha empresa?
Os serviços e soluções de TI nunca foram tão importantes para empresas que buscam formas de trabalho mais eficazes e produtivas. Por meio de soluções como o cloud computing, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade e a mobilidade de todos os profissionais envolvidos nos projetos de um negócio. Como consequência, a corporação passa a ter produtos de maior qualidade e a atingir um mercado consumidor cada vez maior.
10 soluções em TI corporativa que você pode adotar
Os últimos anos foram marcados pelo aumento das soluções para empresas que pretendem utilizar a tecnologia como um vetor de mudanças dentro do ambiente corporativo. Nesse cenário, podemos destacar — como principais opções — políticas e ferramentas como:
1. Outsourcing de TI
O outsourcing de TI estabeleceu-se como uma solução de gerenciamento de recursos digitais mais barata, flexível e de alto valor agregado para várias companhias. Ao terceirizar a gestão de TI da companhia, líderes empresariais podem focar em projetos importantes, aumentando a capacidade da empresa. Entre os principais benefícios da terceirização de operações de TI, podemos destacar:
Menor custo de contratação
O custo de efetuar a contratação direta de profissionais de TI pode, muitas vezes, diminuir a capacidade de uma empresa manter um grande time de profissionais dentro do ambiente corporativo. Assim, a terceirização permite que a empresa tenha uma gestão financeira mais precisa, pagando apenas pela quantidade de profissionais necessários para a realização de projetos e de outras iniciativas.
Mais flexibilidade
Uma das maiores vantagens do outsourcing de TI é a sua flexibilidade. Ao optar por esse modelo, a empresa pode modificar o número de pessoas que atuarão dentro do ambiente corporativo, caso seja preciso. Sempre que um novo projeto for executado, por exemplo, basta redimensionar o tamanho da equipe de TI, o que melhora os gastos da empresa com recursos humanos.
Acesso aos profissionais mais bem qualificados do mercado
Não é preciso ler uma grande pilha de currículos para saber que, apesar do grande número de profissionais de TI disponíveis no mercado, ainda é difícil encontrar pessoas bem preparadas. Nesse sentido, o outsourcing de TI permite que a empresa entre em contato com um alto conhecimento técnico, sem que as burocracias tradicionais da contratação direta façam parte do processo.
2. Consultoria
Os serviços de consultoria são ideais para quem busca recursos de TI mais eficazes, sem precisar criar um setor dedicado à formulação de políticas e rotinas de TI. O consultor é um profissional que vai dialogar com pessoas de todas as áreas da empresa. Utilizando rotinas e práticas que buscam capturar o máximo possível de informações sobre os processos internos da empresa, ele será capaz de criar novos modelos operacionais, com mais qualidade e um menor custo de execução.
3. Cloud computing
Uma das principais tendências em TI dos últimos anos, o cloud computing permite a expansão da capacidade tecnológica de uma empresa com baixo custo e alta segurança. A execução de serviços e ferramentas diversas em servidores remotos já faz parte da realidade de várias pessoas. Por meio dessas ferramentas, é possível ter acesso a sistemas complexos de gestão, ferramentas de backup, plataformas de armazenamento remoto e softwares de produtividade por um baixo custo.
Além disso, a computação na nuvem destaca-se por sua alta escalabilidade. Para ampliar — ou reduzir — o nível dos recursos contratados, bastam alguns cliques. Isso melhora o gasto da empresa com tecnologia, ao mesmo tempo que facilita a contratação de ferramentas por negócios de pequeno e médio portes. Como a computação em nuvem está disponível em modelos híbridos, públicos ou privados, você poderá encontrar facilmente um modelo operacional que se adapte ao perfil da sua empresa.
4. Big data
A análise de dados tornou-se uma das principais estratégias de empresas que buscam — em ambientes digitais — a fonte para a criação de rotinas de trabalho de maior sucesso. Por meio de big data, companhias podem classificar, processar e avaliar registros digitais de redes sociais, planilhas e sensores internos.
As consequências positivas são inúmeras, e prever tendências de mercado passa a ser mais simples. As análises do comportamento do público-alvo e da recepção de um novo produto podem ser feitas com um custo menor. Além do mais, gestores e líderes conseguem obter insights facilmente, modificando as suas abordagens de mercado a partir de medidas que tenham maior aderência com os desejos do consumidor.
5. Aprendizado de máquina
A personalização de serviços de TI segue mudando a forma como várias soluções e produtos se posicionam no mercado — e isso só vem sendo possível graças ao aprendizado de máquina. Famosa por ser empregada por empresas como o Facebook, essa tecnologia compreende técnicas de inteligência artificial, redes neurais e cloud computing para personalizar serviços de acordo com os hábitos do usuário.
Também conhecido como machine learning, o aprendizado de máquina está começando a se popularizar no ambiente corporativo. Rastreando hábitos do usuário de uma plataforma, os sistemas são capazes de identificar padrões e, assim, classificar conteúdos mais relevantes para uma pessoa. Esse é o caso de serviços de notícia que buscam automaticamente aquelas matérias que são de interesse do leitor, criando um serviço com uma melhor experiência de uso.
6. Virtualização
A virtualização de ambientes computacionais ganhou um novo impulso nos últimos anos — com a popularização da computação na nuvem. Ao levar suas máquinas virtuais para ambientes remotos, as empresas dão mais escalabilidade e controle para os seus recursos.
Companhias que trabalham com sistemas legados podem empregar a virtualização como uma forma de manter tais programas funcionando, sem comprometer a segurança do usuário ou ter que lidar com sistemas operacionais antigos diretamente. Já as empresas de desenvolvimento podem criar métodos de teste de software que se aproximem da realidade do usuário, garantindo a maior eficácia de seus produtos.
7. DevOps
Empresas de desenvolvimento trabalham constantemente na busca por formas de trabalho que aumentem tanto a integração de seus colaboradores como a sua produtividade. Nesse cenário, o DevOps tem se destacado como uma das principais culturas operacionais para companhias do setor.
O DevOps trata-se de uma política em que os times de desenvolvimento e operações são integrados. Criando-se um fluxo de trabalho contínuo, a empresa torna os seus processos de entrega de software mais ágeis e menos suscetíveis a erros. Isso não só aumenta a sua competitividade no mercado, mas também a qualidade de seus serviços.
8. Business Intelligence
As ferramentas de Business Intelligence (BI) possibilitam a coleta, a análise e o processamento de dados para que os gestores tenham uma visão mais ampla do mercado em que atuam. Com elas, é possível identificar, por exemplo, as caraterísticas de seu público-alvo, bem como a aceitação de seus produtos ou serviços e a possibilidade de inovação. Essas são informações importantíssimas para uma boa tomada de decisão.
9. Nuvem gerenciada
Mais acima, falamos sobre a computação em nuvem; agora, apresentaremos uma otimização da gestão desse ambiente: a nuvem gerenciada. É uma oportunidade para que os gestores de empresas que não têm o TI como core business repassem essa gestão para um fornecedor e possam, então, focar no núcleo de seu negócio.
Contratando um provedor de qualidade, a empresa passa a trabalhar em um ambiente em nuvem gerenciado de maneira otimizada, eficiente e segura. Esse tipo de solução tecnológica deverá contar com um gerenciamento proativo, que antecipe os problemas e impeça paradas produtivas — descobrindo a causa raiz deles. Há também a implementação de soluções automatizadas para tratar falhas, além de outros serviços personalizados de acordo com a empresa contratante.
10. CRM
O relacionamento com os clientes é um diferencial competitivo para as empresas. A fim de otimizá-lo, é necessário utilizar boas soluções de TI, como o CRM — Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Com essa ferramenta, o gestor centraliza os dados relativos às interações com os clientes, criando um histórico que permite a antecipação de demandas. Se bem planejada, essa antecipação fortalecerá o relacionamento em longo prazo, possibilitando a fidelização desse consumidor.
Para potencializar ainda mais a atuação do CRM, a empresa pode contar com uma plataforma de automação de marketing, que ajuda na estruturação dos processos desse setor e impulsiona a produtividade e a eficiência.
Assim, é possível criar um funil de vendas — no qual a equipe de marketing só passa para o time de vendas aqueles clientes que estiverem prontos para a conversão. Isso torna o processo muito mais coordenado e permite que a empresa invista nos clientes certos, aumentando as vendas em médio prazo.
Vantagens de investir em soluções em TI na empresa
Agora que já conhecemos as principais soluções de TI que você pode adotar em sua empresa, vamos entender os benefícios dessa implementação — assim, você vai conhecer os reais motivos para que sua empresa olhe de forma diferenciada para o setor. Acompanhe!
Possibilita um ganho de produtividade
Como elevar a receita de uma empresa sem elevar os custos? Aumentando a produtividade. Mas como aumentar essa produtividade sem ter que investir pesado em contratações? Otimizando a infraestrutura de TI. Com a utilização das ferramentas tecnológicas certas, o trabalho se torna mais fluido e com menos erros e gargalos produtivos.
A automação, por exemplo, permite que as funções repetitivas e burocráticas sejam automatizadas, liberando os colaboradores para atividades mais estratégicas. Se essa automação for feita com o auxílio de inteligência artificial ou machine learning, até tarefas mais complexas poderão ser executadas por máquinas, ampliando a produtividade e reduzindo consideravelmente a margem de erro.
Além disso, a computação em nuvem amplia a capacidade produtiva dos colaboradores — seja pela mobilidade que oferece, com o acesso remoto ao armazenamento e ao sistema de gestão, seja pela possibilidade de virtualização de servidores, transferindo algumas atribuições para o provedor e liberando os profissionais de TI para outras atividades.
Ajuda na redução de custos
As soluções de TI também podem ajudar as empresas a economizar, tanto por meio da diminuição de erros e de retrabalhos como pela redução da infraestrutura física, adotando a computação em nuvem.
Quando a empresa virtualiza a sua infraestrutura, por exemplo, fica livre de uma série de custos — como as despesas com energia elétrica e manutenção. Esses custos também podem ser reduzidos com a adoção de modelos mais modernos de trabalho, como o anywhere office, no qual os profissionais ficam livres para trabalhar de qualquer local.
Garante maior segurança de dados
Os dados estão entre os maiores ativos de uma empresa — e se tornaram uma das principais fontes de informação para a tomada de decisão dos gestores. Os criminosos virtuais estão criando estratégias cada vez mais complexas para invadir sistemas e roubar essas informações, portanto se faz necessária uma resistência ainda maior das infraestruturas de TI corporativas.
Um dos ataques mais perigosos é o ramsonware — que nada mais é do que o sequestro de dados corporativos. O criminoso invade o sistema da empresa e impede o acesso aos dados, seja por meio de criptografia ou do bloqueio de tela. A liberação fica condicionada ao pagamento de um resgate.
Porém, com avançadas soluções digitais em TI, a empresa pode criar várias camadas para se proteger desses ataques e trabalhar na mitigação de riscos. Entre essas soluções, podemos destacar:
- monitoramento automático de redes;
- sistemas digitais de segurança;
- criptografia de ponta;
- backups periódicos e automatizados;
- plano de recuperação de desastres.
Melhora o relacionamento com os clientes
Com as pessoas cada vez mais conectadas e exigentes, o relacionamento com o consumidor se tornou uma das chaves do sucesso de várias empresas. As redes sociais quebraram as barreiras que existiam entre empresas e clientes — já que tornaram a comunicação direta e permitiram a personalização do atendimento e a avaliação dos dados públicos produzidos pelos consumidores.
Grandes empresas, como a Netflix, analisam as tendências de seu público nas redes sociais e também pelas interações no site da empresa — saindo, assim, em busca de insights para novas produções.
Por exemplo: ao identificar uma vontade na nova geração de adultos em relembrar eventos, músicas, filmes e produtos que fizeram parte da infância e da adolescência deles, a Netflix resolveu investir pesado em produções nostálgicas — como a série Stranger Things e documentários sobre filmes, brinquedos e games antigos.
A sua empresa pode usar, além das redes sociais, os sistemas de gestão de relacionamento (CRM) e aprimorar essa relação com os clientes. Por meio do histórico de vendas do consumidor, é possível identificar tendências, antecipar problemas, agilizar atendimentos e buscar a fidelização.
Estimula a integração entre setores
Outro benefício da adoção de soluções em TI por uma empresa é a capacidade de integração apresentada pelas ferramentas tecnológicas. Com a união de um bom sistema de gestão e de uma computação em nuvem, os colaboradores podem trabalhar juntos em projetos — sem necessariamente estarem no mesmo país.
Com as plataformas de trabalho remoto, que oferecem a possibilidade de videoconferências e de colaboração em tempo real — além de melhorarem a comunicação e permitirem a edição de documentos em grupo —, as equipes podem trabalhar sem grandes entraves.
A tecnologia está mudando o mundo e, quando bem utilizada, pode mudar a sua empresa também. Serviços e soluções em TI, ao serem totalmente integrados às estratégias comerciais de uma organização, garantem a ela uma presença de mercado mais abrangente. Tudo isso ao mesmo tempo em que custos operacionais são reduzidos e profissionais tornam-se mais produtivos.
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