fbpx
Desenvolvimento de sistemas: como otimizar os investimentos nesta área?

Desenvolvimento de sistemas

8 passos devopsPowered by Rock Convert

Como otimizar os investimentos na área de desenvolvimento de sistemas?

Em um mercado altamente competitivo e diante do avanço da tecnologia, o setor de tecnologia da informação se torna uma área estratégica para qualquer empresa. Portanto, é preciso investir no desenvolvimento de sistemas para potencializar os resultados, melhorar a gestão do negócio e criar um diferencial competitivo, de forma a manter a empresa em crescimento e atrair a atenção dos clientes.

Mas você sabe como fazer isso? Entende qual a melhor forma de calcular um orçamento e mostrar para a gestão a importância desse investimento? Sabe qual a melhor forma de fazer mais com menos recursos e, com isso, garantir investimento em setores estratégicos de tecnologia da informação? Se não, está na hora de descobrir!

Continue a leitura e entenda quais são as melhores estratégias para otimizar os investimentos na área de desenvolvimento de sistemas!

Mostre a importância do setor de desenvolvimento de sistemas

Você, provavelmente, já sabe o quão importante é o setor de desenvolvimento de sistemas para o negócio, inclusive, no nível estratégico. Porém, nem todos os gestores têm essa consciência e, diante de um orçamento limitado, é importante saber como mostrar o valor da área para o sucesso da empresa, de forma a garantir investimentos no setor.

Para isso, é importante aprender a falar a língua da gestão, mostrando resultados e os impactos deles no sucesso do negócio. Comece com o cálculo de indicadores do setor, comparando os resultados ao longo do tempo para mostrar como a área está crescendo e se desenvolvendo.

Além disso, compare os resultados da área com os do negócio como um todo e mostre quais deles sofreram a influência, direta ou indireta, do que é gerado pelo setor de desenvolvimento de sistemas.

Um aumento no número de vendas digitais, por exemplo, pode ter tido influência de um bom desenvolvimento do site ou da plataforma de vendas. É esse tipo de resultado que deve ser evidenciado para mostrar a importância da área para o sucesso da empresa.

Entenda como calcular o orçamento da área

Também é importante que você tenha consciência de qual o orçamento da área e como gerenciar os recursos recebidos, de forma a otimizar o investimento. Para isso, comece analisando os dados históricos do setor, ou seja, os gastos da área nos últimos meses e anos.

Aqui, também é importante classificar cada um dos gastos, dividindo-os de acordo com o destino de cada um. O investimento em novas ferramentas, por exemplo, deve ser separado dos custos com capacitação e treinamento do time.

A partir disso, você é capaz de criar um orçamento para os próximos meses ou anos, bem próximo à realidade da empresa. Crie também mais de um cenário, incluindo um cenário otimista, ou seja, com mais recursos; um realista, isto é, mais próximo à realidade; e um cenário pessimista, prevendo gastos incontroláveis e imprevistos.

Guia Rápido DevOpsPowered by Rock Convert
automatizacao deployPowered by Rock Convert

Reduza custos para otimizar recursos

Uma das melhores formas de otimizar os investimentos em desenvolvimento de sistemas é por meio da redução de custos. Afinal, quando diminui gastos desnecessários, você conta com mais recursos para investir em atividades estratégicas, que efetivamente agregam valor à área e à empresa como um todo.

Para isso, faça um diagnóstico do setor, identificando os principais custos e investimentos na atualidade. A partir disso, descubra quais são aqueles que podem ser reduzidos e, até mesmo, eliminados por completo. Com isso, comece a criar planos de ação para colocar a economia em prática.

Você pode reduzir a utilização de materiais de escritório dentro do setor de desenvolvimento, conscientizando o time sobre a importância de evitar desperdícios. Outra estratégia interessante é investir em capacitações para os colaboradores, tanto no nível técnico quanto no comportamental.

Isso porque você passa a contar com um time mais produtivo, capaz de realizar as atividades com mais eficiência e agilidade, o que permite que utilizem menos recursos para gerar os mesmos ou, até, melhores resultados para o negócio.

Invista em metodologias ágeis

Uma estratégia que chega como grande aliada da redução de gastos e otimização de recursos na área de desenvolvimento de sistemas são as metodologias ágeis. Muito comuns em startups, também ganham espaço em empresas tradicionais e, principalmente, no setor de tecnologia da informação.

Elas são estratégias, boas práticas e ferramentas para agilizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade das atividades realizadas pelos colaboradores. No setor de desenvolvimento de sistemas, o DevOps é um dos que ganham mais destaque, sendo uma cultura que une o setor de desenvolvimento ao de operações, facilitando a comunicação entre essas áreas e a interação para que os projetos sejam entregues mais rapidamente e com o mínimo de erros.

Conte com uma consultoria especializada

Por fim, outra forma de otimizar os investimentos na área de desenvolvimento de sistemas é contar com uma consultoria especializada. São empresas que têm profissionais altamente capacitados e experientes, capazes de identificar os principais gargalos do setor e indicar ações estratégicas para que você faça mais com o mínimo de recursos.

Dessa forma, quando você investe nesse tipo de serviço, desenvolve uma visão global da área de desenvolvimento, podendo ver com mais clareza quais são as áreas e atividades-chave mais estratégicas do setor. Além disso, conta com a ajuda de profissionais capacitados para criar e implementar planos de ação importantes para garantir maior eficiência e qualidade da área, sendo um ótimo investimento para otimizar os recursos.

A área de desenvolvimento de sistemas é central para o sucesso de qualquer negócio na atualidade. Afinal, ela gera inovação e é capaz de contribuir para que a empresa crie um diferencial competitivo, capaz de colocá-la à frente das concorrentes no mercado. Portanto, é importante que você entenda como otimizar os investimentos no setor, de forma a gerar mais resultados com o mínimo de recursos e, dessa forma, gerar cada vez mais valor para a empresa como um todo.

A Gaea é uma empresa especializada na transformação da área de desenvolvimento das empresas, fazendo com que elas tenham mais fluidez no processo e qualidade nos resultados. Portanto, entre em contato conosco e descubra como podemos ser seus maiores parceiros nessa jornada!

guia de ferramentas devopsPowered by Rock Convert
consultoriaPowered by Rock Convert

Deixe um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.