fbpx
Saiba o que é e qual a importância do Serverless Computing

Saiba o que é e qual a importância do Serverless Computing

Serverless Computing, ou Computação sem Servidor, é um paradigma de design e implementação de aplicativos orientados a eventos, no qual os recursos computacionais são fornecidos como serviços em nuvem escaláveis. É uma maneira de otimizar a produtividade, ao mesmo tempo que adota uma postura mais simples e sustentável no desenvolvimento.

Em implantações de aplicativos tradicionais, os recursos de computação do servidor representam custos fixos e recorrentes, independentemente da quantidade de recursos que estão sendo realmente executados pelo servidor. Para que você entenda a importância do Serverless Computing para a otimização do desenvolvimento e implementação de aplicações, neste post, vamos entender de fato o que é a computação sem servidor e seus benefícios. Confira!

O que é Serverless Computing?

Serverless Computing é uma nova forma de arquitetura em nuvem que tem crescido nos últimos anos. A ideia por trás disso é liberar o desenvolvedor de ter que lidar com as necessidades de infraestrutura de TI para a criação de um aplicativo e implantá-lo como um serviço totalmente gerenciado, sem exigir provisionamento ou gerenciamento por um administrador.

A computação sem servidor permite que os desenvolvedores criem aplicativos de maneira mais ágil, porque não precisam se preocupar em gerenciar seus próprios servidores. Eles também têm acesso a recursos ilimitados.

A computação sem servidor funciona melhor quando a aplicação é subdivida em partes menores e permite que cada parte do código seja executada independentemente umas das outras, como funções que podem ser executadas em diferentes serviços. Essas peças, por sua vez, cuidarão de suas próprias demandas e não interferirão no aplicativo geral.

A utilização do Serverless Computing possibilita o desenvolvimento de um aplicativo sem a necessidade de provisionar e gerenciar servidores antecipadamente. Isso significa que você não precisa investir em um servidor, pagar por serviços de hospedagem, se preocupar com atualizações de software, etc. — tudo acontece automaticamente dentro do seu código. Você também pode alocar recursos sob demanda e pagar apenas quando necessário

O que torna o modelo Serverless Computing diferente?

Você provavelmente já leu sobre servidores baseados em nuvem que lidam com a administração de sites ou aplicativos. Nesse contexto, é bem provável que, ao ler sobre Serverless Computing, você tenha encontrado uma série de semelhanças. Você não está errado, pois muitos serviços baseados em nuvem compartilham atributos com a computação sem servidor, como, por exemplo:

  • BaaS — o back-end como serviço permite que os desenvolvedores terceirizem a administração das funções de back-end de sua aplicação; 
  • PaaS — a plataforma como serviço possibilita o desenvolvimento e a implementação de produtos no ambiente de nuvem;
  • IaaS — a infraestrutura como serviço permite que você faça quase tudo que envolva um site ou aplicativo dentro do ambiente de nuvem, sendo que é possível migrar uma infraestrutura inteira de TI para esse ambiente.

O que diferencia o modelo Serverless Computing de todos esses modelos? Na maioria dos casos, você precisará entrar em contato com seu provedor de BaaS, PaaS ou IaaS todas as vezes que precisar de mais espaço. Já no modelo de computação sem servidor, você não precisará fazer esse tipo de solicitação. 

A computação sem servidor está mudando à medida que a tecnologia se torna mais popular. Por exemplo, algumas empresas estão experimentando redes distribuídas com nós espalhados longe dos data centers centrais. Esse arranjo reduz a latência e oferece uma melhor experiência para os usuários. Outros modelos baseados em nuvem podem não se mover nessa direção.

Quais são os benefícios do investimento em Serverless Computing?

Agora que já entendemos o que é Serverless Computing e como ele se diferencia dos outros serviços oferecidos em nuvem, vamos entender por que a computação sem servidor está ganhando cada vez mais adesão entre projetos de desenvolvimento. Confira!

Elimina a necessidade de configuração de Application Stack

Até mesmo o desenvolvimento de aplicativos básicos vinculados a um servidor pode se tornar uma tarefa desafiadora. Isso porque esse tipo de desenvolvimento requer a configuração de Application Stack – ou pilhas de aplicativos, complexos e de alta potência – que podem ser difíceis de construir e de gerenciar. Ao se tornarem serverless, as organizações podem eliminar todas essas dores de cabeça. 

Os desenvolvedores que adotam o Serverless Computing têm a possibilidade de criar um ambiente robusto e intuitivo para o desenvolvimento de aplicativos ágeis, um grande conjunto de recursos, que podem ser executados em escala, com os menores custos.

Contribui para a redução de custos

Infelizmente, o investimento em infraestrutura de TI é considerado uma despesa alta para muitas organizações. Isso acontece porque, como boa parte delas não tem o TI como core business, o setor deixa de ser prioridade quando há necessidade de cortes orçamentários. Nesse cenário, manter servidores físicos pode se tornar inviável.

Ao manter servidores físicos, a empresa passa a ter sob sua responsabilidade as vulnerabilidades, quebras e depreciações, elevando os custos, além da possibilidade de desviar o foco da equipe. Se você relatar esses valores como despesas em sua demonstração de resultados, isso pode afetar negativamente a avaliação da direção-geral da empresa em relação ao setor. Ao adotar a computação sem servidor, você evita esse tipo de embate.

Além disso, a infraestrutura sem servidor reduz a necessidade de implementação de recursos humanos à medida que o foco em servidores locais diminui. A adição do serverless permite que as organizações convertam fluxos de trabalho em funções de etapa, o que diminui uma série de problemas. 

Agiliza os lançamentos com os microsserviços e nano serviços

A computação sem servidor permite que as organizações se beneficiem do magnífico poder e escopo dos microsserviços. Isso vai desde a possibilidade de fazer desenvolvimentos minuciosos e específicos de aplicativos, até isolar e corrigir problemas, gerenciar e implementar apps de forma individual. 

Há uma estimativa não oficial de que a utilização de microsserviços sem servidor pode reduzir o ciclo de lançamento padrão de 65 dias para meros 16 dias. É um tempo precioso que elevará a produtividade da equipe e a receita da empresa.

Facilita a conclusão fácil de tarefas ETL

Os microsserviços de Serverless Computing oferecem às organizações a flexibilidade, o suporte técnico e a clareza necessária para processar dados. As tarefas de ETL tornam-se mais consistentes e permitem a criação de data warehouses estruturados.

O que é ETL? 

No mundo do data warehouse, se você precisar coletar dados de várias fontes diferentes para um banco de dados centralizado, primeiro você deve:

  • extract — extrair os dados de sua fonte original
  • transform — transformar os dados retirando duplicações, combinando-os e garantindo a qualidade;
  • load — que consiste em carregar os dados no banco de dados de destino.

As ferramentas de ETL possibilitam as estratégias de integração de dados, permitindo que as empresas coletem dados de várias fontes e os consolidem em um único local de forma centralizada. As ferramentas ETL também possibilitam que diferentes tipos de dados sejam trabalhados juntos.

Facilita a computação baseada em eventos 

A adoção da computação sem servidor permite que as organizações passem dos fluxos de trabalho tradicionais restritivos, demorados e desgastantes, para a computação baseada em eventos. 

Nesse modelo, os desenvolvedores podem apenas escrever os algoritmos e permitir que o provedor Serverless Computing cuide do armazenamento de dados e das necessidades de computação. Isso não apenas reduzirá o tempo de processamento de transações e o custo do DevOps, mas também liberará tempo e espaço para os codificadores assumirem outras tarefas. 

Viabiliza a computação verde 

Com a mudança climática se tornando uma preocupação cada vez maior para o mundo, é importante que as organizações se conscientizem sobre a maneira como operam. Uma maneira de se tornar sustentável é trabalhar sem servidor.

Isso porque a adoção do Serverless Computing garante que as organizações não utilizem eletricidade em excesso. Além disso, sem servidores físicos e data centers que emitem radiação tóxica à medida que esfriam, haverá menos preocupações com a saúde e as mudanças climáticas. 

Outro aspecto é a escalabilidade, pois o Serverless é altamente escalável, o que significa que você não precisa configurar mais servidores em seu escritório. Se pararmos para pensar que a maioria dos servidores funciona abaixo de sua capacidade, com a maior parte dos recursos ociosos, a adoção da computação sem servidor pode ser a melhor maneira de se tornar uma empresa sustentável.

Entrega uma maior autonomia e incentiva a inovação

A computação sem servidor oferece às organizações a liberdade de se concentrar em suas principais oportunidades de negócios e lidar apenas com problemas de SO de baixo nível. Esse tempo e dinheiro podem ser usados ​​por técnicos, desenvolvedores e alta administração para desenvolver ofertas competitivas, que podem ajudar a organização a ultrapassar os seus concorrentes. 

Com servidores físicos, é mais provável que as organizações se concentrem nos problemas técnicos do servidor do que no processo de negócios.

Como vimos, a adoção do Serverless Computing pode ser um dos desenvolvimentos mais empolgantes do século XXI para as empresas de tecnologia. Embora ainda esteja sendo adotada de forma tímida, a computação sem servidores está quebrando velhas barreiras e permitindo que as organizações expandam e explorem novas fronteiras. Sua alta capacidade de entrega, juntamente com as imensas oportunidades que promete, torna essa tecnologia obrigatória em qualquer organização.

Gostou do post? Então diga para a gente nos comentários se você já pensa em datar o serverless computing e como enxerga essa inovação.

Contato

Deixe um comentário