Como mudar a cultura da empresa para a TI Bimodal?
Mudar hábitos, todos sabem, não é uma tarefa simples quando o objetivo é alterar um comportamento individual. E a complexidade é ainda maior quando o objetivo é alterar hábitos e costumes de um grupo de pessoas, pois o esforço e a persistência de todos têm que ser gigantescos e os resultados só costumam aparecer em longo prazo. Esse é um dos principais desafios da aplicação da TI Bimodal.
Uma maneira de acelerar mudanças pode ser expressada por um bom e antigo ditado popular que diz: “o que não se muda pelo amor, muda-se pela dor”. Nas empresas, não é diferente.
Em tempos de crescimento com gordas margens de lucro, é difícil encontrar alguém para patrocinar mudanças culturais. Porém, basta uma crise apontar no horizonte que todo mundo tem uma ideia mirabolante para colocar a empresa novamente em rota de crescimento.
A importância do setor de TI
Hoje, estamos na era da transformação digital e a informação tem valor estratégico dentro das organizações. Com isso, o setor de TI evoluiu de um simples departamento de apoio para as operações das empresas para se tornar provedor de soluções e ferramentas que sustentam suas atividades e alavancam o crescimento.
Contudo, muitos negócios ainda não perceberam a necessidade de manter um setor de TI inovador e sempre atualizado quanto às novas tecnologias disponíveis a fim de fornecer soluções que possam manter a competitividade da empresa.
Afinal, o papel da TI não é apenas criar soluções e aplicações externas isoladas, mas principalmente apoiar de forma estratégica os esforços internos de todos os setores da empresa, que só tem a ganhar com uma maior integração.
Descrição da TI Bimodal
A TI Bimodal é um termo cunhado e conceituado em meados de 2013 pelo Gartner Group, organização que reúne os principais nomes da gestão de tecnologia e pesquisa em TI.
O objetivo da organização foi realizar uma diferenciação e a integração de duas formas de administrar os recursos e serviços de TI dentro de uma empresa: o modelo tradicional, focado principalmente em segurança, estabilidade e precisão dos processos, e o não tradicional, mais voltado à pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações e com atuação mais ágil e mais velocidade para encontrar soluções para eventos problemáticos.
Os modelos foram definidos pela organização como Modo 1 e Modo 2. Já a TI Bimodal é a junção dos dois modelos, que devem trabalhar de forma conjunta e integrada para que a empresa possa alcançar os melhores resultados.
O Modo 1 é o mais comum e já é adotado na maioria dos negócios. O desafio é desenvolver o Modo 2 e integrá-lo ao primeiro, sobretudo porque demanda certo investimento que alguns empresários costumam entender como supérfluo. Confira a seguir as principais características de cada um dos dois modos.
Modo 1:
- geração de valor diretamente relacionada com a performance dos serviços;
- garantia de funcionamento de todos os recursos de forma coordenada, por meio de gerenciamento passivo;
- especialistas considerados como talentos a serem retidos na empresa;
- necessidade de aliança com fornecedores empresariais de maior porte.
Modo 2
- busca contínua de inovação e conquista de novos mercados para a empresa;
- foco na experiência do cliente e geração de receita;
- busca por soluções não convencionais que possam ser transformadas em vantagens competitivas;
- parcerias com pequenos fornecedores;
Vantagens da TI Bimodal
São vários os benefícios obtidos com a aplicação TI Bimodal em sua empresa, permitindo a diminuição de prazos, melhora na performance e maior valor ao setor de tecnologia. Confira as principais vantagens.
Mais capacidade para lidar com mudanças do mercado
O mercado está em constante mutação e a qualquer momento uma condição pode ser alterada e impactar diretamente suas atividades. Rotinas de TI mais flexibilizadas possibilitam uma adaptação mais rápida a qualquer variação e minimizam os riscos desnecessários.
Aumento da competitividade
A TI Bimodal tem a capacidade de agregar valor aos serviços e produtos por meio de rotinas otimizadas e melhor desenvolvidas. A inovação e garantia de atendimento a mais clientes e parceiros garante a satisfação de todos.
Melhor direcionamento
A mudança na cultura da empresa para a adoção da TI Bimodal é responsável por criar um ambiente mais eficaz, com rotinas transparentes e melhor comunicação entre os setores. O direcionamento de cada atividade passa a levar em conta as necessidades de seus reais usuários e não somente o sistema.
Aumento da inovação
Uma empresa que adota a TI Bimodal também cria um ambiente muito mais aberto à inovação, em que permite os profissionais têm mais liberdade para buscar soluções e conquistar, assim, melhores resultados para o setor.
Obstáculos à mudança de cultura
Mudar a cultura dentro de uma área mais conservadora em suas convicções, como as relacionadas à área de TI por exemplo, não é nada simples. Isso vale tanto para os tempos de bonança quanto os de crise. Então, como implantar uma alteração cultural tão significativa em um ambiente geralmente avesso a mudanças?
Os profissionais que possuem em seu descritivo de atividades uma interação entre a área de negócio e a de TI têm por característica uma maior possibilidade de conseguirem se adaptar às mudanças. Afinal, eles vivem no fogo cruzado e conhecem os desafios de ambos os lados.
O arquiteto de soluções e o analista de requisitos possuem estas características; um outro profissional que transita bem entre as áreas é o gerente de projetos. Focar esse grupo pode ser um bom começo.
Por outro lado, a mudança de cultura na administração financeira dos projetos sofrerá resistência dos profissionais mais tradicionais. Um dos argumentos utilizados por eles é de que terão que dividir a equipe para administrar o controle financeiro dos dois modelos (Modo 1 e 2) e que isso poderá gerar muito mais trabalho com poucos ganhos efetivos (pelo menos, em curto prazo).
Implementação da TI Bimodal
Para realizar a implementação da TI Bimodal dentro de uma organização, não basta fazer uma mudança nas políticas internas da empresa, visto que isso é uma determinação top-down e não garante que as alterações sejam aceitas e praticadas por todos os colaboradores.
O ponto principal é colocar a TI como o centro de todas as abordagens de mercado da empresa e rotinas (ao menos, durante um tempo estratégico), alterando a forma com a administração dos recursos computacionais é feita. Para isso, é preciso se atentar a determinadas questões essenciais. Veja a seguir.
Engajamento e autonomia dos profissionais
Para que todos os colaboradores envolvidos nos processos de TI possam participar da inovação é preciso criar formas que permitam a utilização de diversas rotinas de trabalho. A autonomia é de grande importância para que os profissionais possam se sentir livre para tomar decisões em seu dia a dia.
Financiamento de recursos
Para realizar a mudança de uma Ti exclusivamente tradicional para a Bimodal serão necessários recursos e por conta disso não basta apenas a vontade de alterar os processos. É preciso buscar financiamento dentro da empresa ou, se necessário, externamente para implementar essa mudança. O grande desafio aqui é destacar o custo-benefício em médio e longo prazo, apresentando claramente todas as vantagens esperadas com a alteração.
Integração de equipes
Para obter os melhores resultados com a implementação da TI Bimodal em uma empresa, é preciso investir na integração de equipes. O principal problema da abordagem tradicional é a falta de comunicação entre os stakeholders internos e a equipe de TI.
O gestor pode realizar a criação de canais diretos pelos quais todos os times possam se comunicar, sem a necessidade de intermediários que possam criar ruídos em suas comunicações. Dessa forma, caso ocorra qualquer evento que traga risco ou oportunidade para a empresa, todos os setores podem agir de forma coordenada, atuando na minimização ou maximização das consequências esperadas.
Parcerias estratégicas
Para criar e implementar uma estratégia de gestão de TI Bimodal é preciso buscar parcerias estratégicas com especialistas internos e externos, prestadores de serviços e consultores com know-how para agilizar as atividades e obter melhores resultados.
A opção por adotar o outsourcing de TI, com a contratação de uma empresa especializada em determinadas rotinas básicas do dia a dia de seu negócio, pode ser a melhor opção, liberando a sua equipe interna para que mantenha sua atenção voltada para a inovação e com foco total nos desafios do negócio.
Orientações para empreender mudanças
É hora da quebra do paradigma. Mais de 70% dos projetos em TI Bimodal não são mais avaliados por ROI (retorno de investimento) e sim por redução de custos e aumento de produtividade, o que tende a reduzir o trabalho da área financeira e não a aumentar.
Inicialmente, o desafio é para a alta direção que, em última instância, é a principal interessada na mudança da cultura da empresa e deve se esforçar para contagiar o restante da equipe com a vontade de mudar.
Primeiras barreiras vencidas de cada lado, a divulgação dos novos processos deverá permear toda a empresa. O próximo passo é apresentar os resultados financeiros e de negócio e as facilidades com a redução das intermináveis explicações para conseguir investimento.
Não espere sorrisos do pessoal, eles não virão no início. Não se esqueça de que cultura é cultura, e as pessoas tenderão a criticar mesmo as coisas boas apenas porque elas são diferentes da maneira com a qual estavam acostumadas a trabalhar.
A TI Bimodal e os negócios
Mas não desanime. Sem dúvida, o que provocará os maiores ganhos com a adoção da TI Bimodal é que os benefícios devem transcender os processos internos e chegar ao cliente. A redução de tempo para fornecer a melhor solução ao cliente – com a aproximação do pessoal de TI ao pessoal de negócio – é, sem dúvida, a maior vantagem da TI Bimodal.
Por um lado, a área de negócio ganhará um exército de vendedores que conhecem as melhores soluções para reduzir tempo e custo e aumentar a qualidade. E a TI perde o eterno algoz que a todo momento cobrava agilidade e soluções mirabolantes.
O conceito de TI Bimodal veio para ficar e muitas empresas já visualizaram o futuro nesse novo modelo de gestão de tecnologia, sendo que diversas organizações já estão adotando a metodologia para o gerenciamento de seus recursos computacionais.
Quer saber mais sobre TI Bimodal? Então leia agora mesmo o próximo artigo e entenda como aplicar esse conceito na prática!