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Monitoramento de TI é Essencial?

Monitoramento de TI é Essencial?

A gestão de TI não é uma atividade linear e padronizada, como uma linha de produção ou outra atividade semelhante. Estamos falando de um setor que exige de sua equipe muita criatividade e agilidade para lidar com os imprevistos e com as incertezas. Nesse cenário, ter apenas bons recursos não basta. É necessário que a infraestrutura esteja disponível 100% do tempo, para garantir a produtividade da empresa e o sucesso dos negócios.

Nesse cenário, o monitoramento de TI passa a ser uma ferramenta essencial para garantir que não falte nada para que os colaboradores exerçam as suas funções. Isso inclui a segurança, os sistemas utilizados, os dispositivos e demais ativos de TI. O monitoramento tem como princípio a proatividade, ou seja, evitar os problemas ou agir antes que eles se tornem uma bola de neve.

Neste guia completo, vamos entender o que é monitoramento de TI, seus benefícios, modo de implementação e como fazê-lo. Confira!

O que é monitoramento de TI?

O monitoramento de TI é fruto de um planejamento de gestão que visa a fiscalização da disponibilidade e a eficiência de uma infraestrutura de TI, englobando softwares, hardwares e colaboradores. É um processo importante, porque tem impacto direto na segurança de dados, nos custos da empresa ou do setor.

Isso porque, quando há uma redução nos riscos e falhas, há uma considerável redução nos custos. Ao reduzir a inatividade da infraestrutura de TI e fazer o investimento correto no ambiente, o gestor passa a evitar falhas irreparáveis e o monitoramento faz parte desse processo.

Outro fator importante é a supervisão dos recursos indiretos, que permite a criação de uma infraestrutura de qualidade. Por exemplo, suponhamos que a sua empresa contrate dois provedores de internet para nunca perder o acesso. Depois do monitoramento de TI, vocês percebem que um dos links passa bastante tempo indisponível.

Isso significa que, mesmo contratando dois provedores, vocês estão correndo risco de parar a produtividade, prejudicando os negócios. Nesse cenário, o monitoramento de TI é o preventivo.

Quando o ambiente tem um monitoramento eficaz, os gestores passam a ter acesso a uma gama de dados robustos que permitem a projeção de demandas futuras, principalmente para a antecipação de recursos, como processamento, armazenamento, memória e redes.

Qual a importância e as vantagens do monitoramento de TI?

O monitoramento de TI pode agilizar todos os tipos de negócios, pois garante o bom funcionamento dos sistemas e prevê mudanças que necessitarão de novos recursos. Quando há a implantação de uma nova tecnologia em uma empresa, por exemplo, pode ser necessário que o sistema fique no ar em tempo integral, permitindo o acesso 24 horas dos colaboradores.

Para dar conta dessa demanda, contar apenas com profissionais competentes não é o bastante. É necessário que a administração de recursos também seja bem-feita e o monitoramento de TI auxilia os gestores nessa tarefa. Veja abaixo as principais vantagens desse processo.

Privilegia a gestão orientada por dados

Ao contrário do que muita gente pode imaginar, monitorar uma infraestrutura vai muito além de apenas garantir o seu bom funcionamento. Estamos falando de um elemento primordial na modelagem das estratégias de tecnologia da informação em uma empresa, afinal, em tempos de transformação digital, o setor de TI deve oferecer o melhor desempenho possível para o usuário final.

Mas há também as situações em que o gestor deverá monitorar os dados para recriar alguma situação passada e encontrar a raiz de um problema. O monitoramento possibilita a correta avaliação do desempenho da infraestrutura com base em dados sólidos e relatórios claros.

Com a gestão orientada por dados, é possível identificar se alguma alteração realizada não saiu como previsto, por exemplo. Isso significa que, somente com o bom monitoramento de TI, o gestor conseguirá ter acesso a informações críticas que permitirão um gerenciamento proativo dos sistemas.

Aumenta a performance e produtividade

O bom monitoramento da infraestrutura de TI consiste em mais do que avaliar o desempenho atual do setor. É necessário que o gestor analise os dados do histórico para fazer análises preditivas, identificando com antecedência o que pode ser otimizado. Essas análises fornecerão a base para a melhoria contínua da infraestrutura, reduzindo a inatividade, melhorando a performance e a produtividade.

Permite a antevisão de desastres

O monitoramento constante da infraestrutura também permite que o gestor consiga evitar as grandes interrupções. A partir do momento em que houver o conhecimento dos padrões de falhas, ficará mais fácil realizar as correções.

É uma situação lógica: se o gestor não tem meios para acompanhar o sistema, ele não terá informações o suficiente para saber quando ele está ficando sem capacidade. O resultado é que ele só poderá agir quando o problema acontecer, ou seja, quando afetar o usuário final. Se o monitoramento existir e for bem-feito, o gestor captará algum sinal antes dos desastres acontecerem.

Esse tipo de abordagem não agiliza a vida apenas dos usuários finais, mas também deixa a atuação do próprio setor de TI mais desafogada, podendo agir com mais planejamento e menos no susto.

Auxilia no planejamento do orçamento de TI

Os ativos de TI apresentam ciclos de vidas variáveis que precisam ser rastreados e monitorados pelos gestores. Sem esse monitoramento, como saberemos se eles estão funcionando corretamente? Ou ainda, como não seremos pegos de surpresa com uma parada inesperada?

Com o tempo é normal que haja uma queda de desempenho dos ativos e isso requer uma nova estratégia do administrador. Por isso, é importante que seja feito um inventário dos ativos de TI e, a cada modificação, ser feita a verificação de seu desempenho, para que haja uma melhor planejamento dos investimentos no setor.

Ajuda na redução do downtime

O downtime — período de inatividade da infraestrutura de TI — não afeta apenas o usuário final dos serviços de TI, mas prejudica toda a produtividade da empresa. Por exemplo: como o gestor de TI pode se certificar de que sua rede está preparada para a introdução de um novo software, se ele não tiver conhecimento dos riscos de sobrecarga do sistema ou se o subsídio de uso é o ideal?

Quando o gestor conhece as características e os padrões de uma infraestrutura em particular, aplicando o monitoramento, ele passa a ter as ferramentas necessárias para detectar os problemas antes que eles se tornem uma bola de neve. Ao evitar o downtime o gestor ajuda a empresa a economizar tempo e dinheiro.

Como realizar o monitoramento de TI?

Agora que já conhecemos as vantagens que um monitoramento bem-feito pode trazer, não só para o setor de TI, mas para toda a empresa, vamos entender melhor como esse monitoramento pode ser realizado na prática. Veja a seguir.

Analise as métricas e indicadores

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado, logo, analisar métricas e indicadores é uma excelente ferramenta que os gestores têm para monitorar a infraestrutura e diagnosticar como anda a saúde do setor de TI de uma empresa. É a melhor maneira do gestor saber qual é o verdadeiro impacto de sua atuação dentro das políticas operacionais de um negócio.

No monitoramento de TI, o gestor deve escolher as métricas de acordo com as demandas e problemas recorrentes da sua empresa. Mas algumas métricas são importantes em todos os cenários, como o índice de bugs, eficiência do suporte, satisfação do usuário e disponibilidade da rede.

Gerencie as configurações

Alguns erros simples de configuração podem gerar retrabalhos caros e desnecessários, além de colocar em risco a segurança da informação — que pode acarretar sérios prejuízos para os negócios. Quando isso acontece, o setor de TI é o grande responsabilizado, afinal, é incumbência desse setor trabalhar para prevenir, evitar e minimizar esses riscos. Para que você entenda a importância do gerenciamento de configurações, vamos a um exemplo.

Suponhamos que haja uma reorganização de processos dentro da empresa e que, por isso, seja necessário mudanças nas regras de firewall. Um pequeno erro nas modificações poderá provocar o bloqueio de um software importante e prejudicar toda a produtividade dos colaboradores que dependem dele para executar as suas tarefas.

Um bom gerenciamento de configurações será responsável por aumentar as chances de êxito, se for necessária a execução de mudanças que afetam o funcionamento do sistema como um todo. Dessa maneira, o gestor poderá saber com antecedência se essa mudança causará algum problema, seja funcional ou de segurança.

Use os dados ao seu favor

Documentar todos os processos que acontecem dentro do setor de TI pode não ser tarefa das mais fáceis, mas ela é importante. Isso porque é nesse processo que será feito o levantamento que permitirá a análise quantitativa das configurações de rede, dos softwares, processos e hardwares.

Até os dados que vocês podem não considerar tão úteis em um primeiro momento podem ser importantes no futuro, pois esses registros poderão ajudar na prevenção contra falhas e dar o caminho para que as correções sejam feitas de maneira mais rápida. Mas como registrar, analisar e processar esses dados? Será preciso uma ferramenta específica para o monitoramento de TI.

Utilize ferramentas de gestão e monitoramento de TI

Com o volume de dados produzidos e a quantidade de ativos de TI presentes em uma empresa, não é viável para um gestor tentar monitorar uma infraestrutura corporativa sem a ajuda de uma boa ferramenta de gestão.

Existem boas opções no mercado, que possibilitam uma gestão completa do setor de TI, do suporte ao monitoramento, com a automação de atividades rotineiras, como os backups e atualizações, reduzindo riscos.

Escolha uma que permite a emissão de inventários e mapeamento dos ativos em tempo real, além do monitoramento e acesso remoto de computadores e demais dispositivos, melhorando a comunicação interna no setor e privilegiando a integração.

Muitas ferramentas disponíveis no mercado são úteis para auxiliar o gerente na administração do departamento de TI, embora algumas delas sejam consideradas pouco flexíveis e tenham poucas funcionalidades.

Além disso, é importante que esse software permita a coleta, a centralização e a análise de dados, para aprimorar a tomada de decisão e a identificação antecipadas dos problemas por meio da análise de métricas, indicadores, gráficos e relatórios.

Como uma consultoria de TI pode potencializar o meu monitoramento de TI?

Você que tem uma pequena ou média empresa deve estar se perguntando: como manter um monitoramento de TI se eu não tenho experiência, não tenho uma equipe para isso e preciso focar em meu core business? A solução é contar com uma consultoria de TI. Mas como a consultoria poderia me ajudar? Depende das necessidades da empresa.

Eles poderão fazer o planejamento do setor TI da corporação ou até mesmo assumir a responsabilidade sobre ele. A empresa contratada pode, por exemplo, trabalhar na implementação de um projeto específico, colaborando com as tomadas de decisões, o controle das tarefas e o acompanhamento da equipe.

Nas pequenas e médias empresas, por exemplo, a contratação de uma consultoria de TI pode ser a melhor opção para contar com profissionais qualificados para as suas necessidades do setor de TI, entregando um excelente custo-benefício.

Como a consultoria de TI ajuda a minha empresa de forma prática?

Já sabemos que o acompanhamento das atividades do setor de TI são essenciais, pois permitem que sejam desenvolvidas ações preventivas que entreguem uma maior segurança para a empresa.

Também vimos como os dados são importantes para o monitoramento, pois permitem que o gestor acompanhe em tempo real a rotina do TI e trabalhe para evitar problemas graves que poderiam causar a parada das atividades.

Tudo isso demanda uma boa infraestrutura e uma equipe de TI competente, além de uma boa gestão e, nesse cenário, contar com uma boa consultoria pode ser a chance de trabalhar a inovação em seu negócio. Uma empresa capacitada tem a experiência e o know-how para fornecer insights e indicar soluções que poderão passar desapercebidas por sua equipe.

Veja abaixo como a consultoria de TI poderá ajudar a sua empresa, no monitoramento e nos demais processos.

Preparando a sua rede contra problemas de segurança

Os problemas de segurança nunca chegam com hora marcada, não é mesmo? O que existe é uma corrida de “gato e rato” entre os hackers e os profissionais de segurança das empresas, um querendo uma brecha para atacar e o outro criando camadas para se proteger.

Os malwares são desenvolvidos com uma série de objetivos dos criminosos virtuais, que vão desde o sequestro de dados, bloqueio de sistemas, invasão, inserção de publicidade sem autorização, entre outros.

Além de colaborar com o monitoramento em buscas de vulnerabilidades do sistema, a consultoria vai avaliar e indicar a melhor opção de antivírus para a empresa, executando a sua instalação ou fazendo a troca da solução atual por uma mais adequada.

Viabilizando a migração de seus dados para nuvem

Muitos dos problemas de desempenho e as paradas identificadas pelo monitoramento acontecem por falta de recursos no servidor da empresa. Com as empresas trabalhando com cada vez mais ativos de TI, a necessidade de um ambiente escalável se torna proeminente e a computação em nuvem surge como a oportunidade de resolver esse problema com o melhor custo-benefício.

A nuvem permite desde a criação de um armazenamento elástico até a virtualização completa da infraestrutura de TI de uma empresa. Além da escalabilidade, com a migração para nuvem, a empresa reduz custos e ganha em mobilidade. O monitoramento de TI feito pela consultoria identificará o que a empresa deverá migrar para a nuvem, se apenas os dados, o software de gestão ou os servidores.

Estabelecendo uma rotina de backups

Falando ainda de segurança, independentemente se as informações serão enviadas para a nuvem ou serão mantidas em um servidor próprio, uma coisa que nunca pode faltar para proteger os dados corporativos é um backup bem estruturado.

O backup é uma cópia de segurança dos dados de uma empresa, que serve como garantia de recuperação da produtividade em caso de desastres. Quando a empresa passa por um ataque ransomware, por exemplo, em que os dados são sequestrados, a melhor maneira de sair dessa situação, sem ter que pagar o resgate, é contando com o backup ativo.

O backup deverá ser automatizado com o auxílio da ferramenta de monitoramento de gestão de TI, por exemplo, mas será necessária uma análise para definir a periodicidade desse processo. Quanto mais frequentes forem os backups, menor será a perda de dados, em caso de ataques.

Permitindo que você fique livre para se dedicar ao Core Business

As médias e pequenas empresas estão em busca do crescimento e isso requer foco no core business. Com a transformação digital exigindo cada vez mais desempenho dos ativos de TI para o funcionamento da empresa, ter uma boa gestão do setor é essencial.

Para não perder o foco, a solução encontrada por muitas é a contratação de uma consultoria especializada, para viabilizar as soluções que o setor de TI necessita para que a empresa se mantenha produtiva.

Ao “terceirizar” as decisões do TI, o gestor da empresa passa a ter mais tempo para focar no core business, sem ficar preocupado com eventuais problemas tecnológicos que podem causar prejuízos, pois o monitoramento de TI será bem executado.

Agilizando os processos

Se você não tem experiência para lidar com um problema, a resolução dele se torna mais complexa, afinal, você nunca passou por ele. Sendo assim, após um monitoramento de TI, mesmo que você identifique alguma avaria, pode ser que não consiga resolvê-la com antecipação.

Quando você conta com uma consultoria de TI, que tem experiência e uma cartela de clientes consolidada, estará lidando com profissionais que certamente já tiveram que resolver questões muito complexas e conhecem os atalhos para isso. Assim, eles demorarão menos tempo para encontrar as causas e solucionar os seus problemas utilizando a tecnologia.

Temos que lembrar que agilidade é diferente de pressa — e queremos o primeiro e não o segundo. A pressa é quando querendo resolver algo rápido, sem ter as técnicas necessárias para executar os processos com velocidade. A agilidade é justamente o contrário, por termos a técnica necessária, conseguimos resolver os problemas com velocidade, sem atropelamentos.

Como escolher uma boa consultoria de TI?

Agora que você já sabe a importância de contar com uma consultoria para aprimorar o monitoramento da infraestrutura de TI, vamos entender alguns pontos importantes a serem analisados na hora de escolher esse parceiro estratégico.

Lembre-se que essa é uma escolha muito importante, afinal, estamos falando do monitoramento do setor de TI, um dos mais importantes para a produtividade de sua empresa. Uma escolha equivocada pode atrasar os seus processos e custar caro.

Separamos alguns quesitos que você deverá analisar nessa escolha. Confira!

Conheça a situação atual do seu negócio

Antes de começar os processos de contratação de uma consultoria de TI, é importante que você mapeie a situação do setor em sua empresa. Dessa maneira é possível definir um ponto de partir para buscar as melhorias.

Busque indicações

Outro fator importante na hora de escolher uma consultoria de TI é buscar indicações de outras empresas. Vá também atrás de opiniões de profissionais de TI conhecidos que possam oferecer uma opinião com base na experiência e conhecimento técnico.

Entreviste os consultores

Entre em contato com os consultores e marque uma reunião, mesmo que à distância, para entrevistá-los. Conheça a sua metodologia e suas ferramentas e busque entender os seus métodos de trabalho. Nessa reunião, explique as necessidades de sua empresa e veja como eles podem ajudá-la.

Como vimos, neste post, de forma estratégica, podemos definir que o monitoramento de TI é a melhor ferramenta para os gestores que querem atuar de forma preventiva, evitando problemas em vez de ficar o tempo todo “apagando incêndios”. Em tempos de transformação digital, o baixo desempenho do setor de TI resulta em baixa produtividade da empresa como um todo e em prejuízo nos negócios.

Investir em soluções eficientes e em uma boa consultoria de TI é uma maneira de reduzir custos a longo prazo, com menos erros, paradas e retrabalhos e de aprimorar a infraestrutura de TI como um todo.

Quer saber como contar com a consultoria da Gaea para otimizar os processos de TI em sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e tire suas dúvidas.

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